PUBLICIDADE

NSA 'invadiu' centrais de Yahoo e Google

Segundo jornal, a agência teria enviado milhões de gravações a partir de redes internas das duas empresas

Por Agências
Atualização:

Segundo jornal, a agência teria enviado milhões de gravações a partir de redes internas das duas empresas

 

WASHINGTON – A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) invadiu os principais links de comunicação que ligam os centros de dados de Yahoo e Google em todo o mundo, noticiou nesta quarta-feira o jornal The Washington Post. A denúncia cita documentos obtidos por Edward Snowden e entrevistas com funcionários.

 

PUBLICIDADE

De acordo com os dados secretos de 9 de janeiro deste ano, a NSA enviou todos os dias milhões de gravações a partir de redes internas do Yahoo e do Google para a agência de armazenagem de dados em Fort Mead, Maryland, sede da NSA.

Nos últimos 30 dias, coletores de campo tinham processado e enviado mais de 180 milhões de novas gravações de metadados, o que inclui quando e quem enviou ou recebeu e-mails, além de textos, áudios e vídeos.

O Google disse que estava preocupado com as suspeitas de que o governo teria interceptado o tráfego de dados da empresa, mas não tinha conhecimento da invasão.

No Yahoo, um porta-voz disse: “Temos controles rigorosos para proteger a segurança de nossos centros de dados e não damos acesso a nossos bancos de dados à NSA ou a qualquer outro órgão do governo”.

Funcionários da Casa Branca e do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional, que supervisiona a NSA, se recusaram a comentar a denúncia.

Publicidade

O projeto MUSCULAR é o principal instrumento para explorar as ligações de dados da NSA, operado em conjunto com a agência britânica GCHQ.

O Washington Post afirma que as duas agências estão copiando os fluxos de dados através de cabos de fibra ótica que transmitem as informações entre os centros de dados das gigantes do Vale do Silício.

/ Agência Estado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.