PUBLICIDADE

NSA financia projeto para criar uma linguagem de programação única

Desenvolvida pela Universidade Carnegie Mellon, Wyvern pretende ser uma linguagem de programação universal

Por Ligia Aguilhar
Atualização:
 

SÃO PAULO – Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram uma linguagem de programação universal chamada Wyvern (uma referência a um dragão que tinha duas pernas em vez de quatro) com o objetivo de facilitar a vida de desenvolvedores que hoje precisam se debruçar em diferentes linguagens como CSS, JavaScript e HTML5.

PUBLICIDADE

Por trás do projeto está um financiador polêmico: a Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), principal alvo das denúncias de espionagem feitas por Edward Snowden.

“Aplicativos da web hoje são hoje escritos como uma mistura mal coordenada de idiomas, formatos e tecnologias diferentes”, diz o pesquisador responsável pelo projeto, Jonathan Aldrich, por meio de nota. “Essa diversidade aumenta o custo de desenvolvedores para aprender essas tecnologias. Isso também significa que garantir larga segurança para esses sistemas é difícil”, afirma.

O interesse da NSA no projeto estaria justamente no quesito segurança, já que a agência precisa proteger seu próprio sistema de hackers e ajudar empresas americanas a fazer o mesmo.

A linguagem está sendo desenvolvida e está disponível, em fase beta, para testes. O código é aberto e desenvolvedores podem ver mais detalhes sobre como o Wyvern está sendo desenvolvido pelo GitHub.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.