Novo tipo de conexão USB está pronta ? e funciona dos dois lados

USB Promoter Group, responsável pela padronização, anunciou que entrada do Tipo-C está pronta para chegar ao mercado

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – Quanto tempo você já perdeu na vida tentando acertar o lado de uma entrada de um cabo USB? Pois seus problemas podem acabar em breve: a USB Promoter Group, organização responsável pelo padrão das conexões USB, anunciou que o novo tipo de entrada, chamado de Tipo C, está pronto para chegar ao mercado.

PUBLICIDADE

Duas são suas principais vantagens: ela traz um aumento na velocidade da transmissão de dados (podendo transmitir até 1,25 GB por segundo) e é reversível — ou seja, tanto faz o sentido que você a conectar, como já acontece nos cabos de força mais recentes dos dispositivos Apple. A Tipo-C terá uma entrada com o mesmo tamanho da conexão Micro USB (ou Tipo B).

Entretanto, a mudança deve dar dor de cabeça: afinal, os novos cabos e entradas não serão compatíveis com a tecnologia atualmente existente, sendo necessário desenvolver especificações para cabos e adaptadores antigos. Vale lembrar que, entretanto, é totalmente possível a existência de um cabo com um lado de conexão Tipo-C e o outro lado com conexão Tipo-A (aquela maior, utilizada por exemplo, na maioria dos pendrives).

A nova conexão atende à necessidade de tablets e smartphones cada vez mais finos, que pareciam já pouco espessos com relação ao tamanho de uma entrada USB comum. De acordo com Alex Peleg, da Intel, em entrevista ao The Verge, “a nova conexão deverá ser o único tipo necessário para alguém que precisa de transmissão de dados, energia e vídeos, em todos os seus dispositivos”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.