Não entende a #hashtag? O Link explica

Twitter trará explicações para hashtags; aproveite para saber mais sobre um dos recursos mais populares da internet

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:

SÃO PAULO – Um dos recursos mais populares da internet, a hashtag ainda é um mistério para muitos usuários e não usuários. Ao se deparar com o símbolo do jogo da velha precedendo uma palavra, muita gente ainda estranha e se pergunta o que aquilo significa.

A hashtag é uma maneira de identificar e agrupar conteúdo, facilitando a pesquisa de coisas relacionadas a um tema. É muito usada durante eventos ou ocasiões especiais. O Twitter, por exemplo, registrou durante a final da Copa do Mundo as hashtags #BRAvsGER#WorldCup2014#JogaPraMimAlemanha e #EstaCopaEsDeArgentina. Se um usuário colocar na busca uma hashtag receberá como resultados todas as postagens que a utilizam.

 Foto:

Com o crescimento do uso do recurso e a consequente desorganização causada por muitos usuários escolhendo variações de hashtags para o mesmo tema, o Twitter resolveu botar um pouco de ordem na utilização. Segundo o Wall Street Journal, a empresa está testando a inserção de um pequeno campo em que explica abreviações usadas como hashtags (ver acima). O jornal viu o recurso em uso no aplicativo do Twitter para iOS, em exemplos como #oitnb (para a série de TV Orange Is The New Black), #got (para Game of Thrones) ou #lol (para o jogo League of Legends).

Origens

A hashtag surgiu no Twitter, como sugestão do desenvolvedor e defensor de software aberto Chris Messina. No tuíte abaixo, de agosto de 2007, ele pergunta “o que vocês acham de usar # para grupos”.

Messina se inspirou no uso do símbolo em canais de chat, mas ele é usado por programadores desde os anos 60. Demorou um pouco, mas a ideia pegou. Em 2009, o Twitter começou a “hiperlinkar” (transformar em link para outra página) qualquer palavra escrita como hashtag. No ano seguinte, a rede social estreou os Trending Topics, assuntos mais comentados, que compila as 10 hashtags mais utilizadas no momento.

Hashtags passaram também a ser usadas em outras redes sociais. No Instagram, por exemplo, são um recurso bem presente. O mesmo não se pode dizer do Facebook, onde a utilização de hashtags é bem mais tímida. Apesar da presença das hashtags em diversas redes, o Twitter é mesmo a casa da hashtag.

Publicidade

 Foto:

E significa?

Em seu tuíte, Messina se refere a # como símbolo de “pound” (libra), nome pelo qual a hashtag é conhecido nos EUA pelo fato da tecla com o símbolo no telefone ser chamada de “pound key”. Pelo mesmo motivo, no Brasil o símbolo é comumente chamado de “jogo da velha”.

Nos EUA, porém, seu nome mais tradicional é “number sign”. Antes, era praticamente usado apenas nesse sentido: “#1″ quer dizer “número um”. Em português, o # tem três nomes “oficias”: cerquilha, antífen ou cardinal.

Já no Reino Unido o símbolo sempre foi conhecido como “hash”, vindo daí o termo atual hashtag, que adiciona o termo “tag”, palavra-chave utilizada para identificar e indexar conteúdo na internet.

O primeiro uso registrado do termo hashtag foi no blog do analista e pesquisadornorte-americano Stowe Boyd:

“Sinto que as tags no Twitter, como em qualquer lugar, definem algum tipo de experiência compartilhada, envolvendo todos aqueles que usam a tag. E o uso pode ser tanto ativo, ao se colocar uma hash tag (como em “#hashtag”) em um tuíte, como passivo, quando se opta por seguir uma sequência de tuítes relacionados a um tema tagueado”, escreveu Boyd.

No dicionário

Publicidade

Embora já de uso frequente entre usuários das redes sociais brasileiras, a palavra “hashtag” não entrou nos dicionários daqui. A reportagem checou as versões online do Houaiss, Aurélio e Caldas Aulete e não encontrou um verbete para a palavra.

Nos países de língua inglesa, hashtag já foi oficializada por diversos dicionários, incluindo o norte-americano Merriam-Webster e o britânico Oxford. Neste último, a explicação para a palavra é:

Hashtag. subst. (em sites e aplicativos de mídias sociais) uma palavra ou frase precedida por uma cerquilha e usada para identificar mensagens relacionadas a um tópico especiífico; (também) o próprio símbolo da cerquilha, quando usado deste modo.

 Foto:

Como usar

Antes de aplicar uma hashtag vale checar como ela está sendo usada, especialmente se há uma fonte oficial envolvida. Por exemplo, embora o festival de música Lollapalooza Brasil tenha elegido como hashtag oficial #LollaBR, muitas pessoas no Twitter estavam escrevendo #LollapaloozaBrasil ou #LollapaloozaBr, fazendo com que o conteúdo se dispersasse em pelo menos três hashtags diferentes.

O perfil oficial no Twitter do Templo de Salomão, inaugurado esta semana pela Igreja Universal, não sugeriu hashtags. Mas usuários já adotaram o #TemploDeSalomão, como se pode ver no exemplo abaixo:

Artistas ou marcas tem se valido das hashtags como ferramenta de promoção e divulgação. A cantora Anitta prometeu a seus fãs o lançamento do clipe da música “Na Batida” se a hashtag #AnittaNaBatida atingisse os 500 mil compartilhamentos, somando Twitter, Instagram, Facebook e Google+. Feito alcançado, o vídeo saiu esta semana.

Publicidade

As hashtags também vem sendo usadas com bastante frequência como um adendo, geralmente bem-humorado, a um comentário. Nesse tipo de uso, a hashtag funciona também como uma maneira de condensar o espírito ou mensagem do post, sendo útil também para economizar caracteres. Foi desse modo de utilização que surgiu o famoso meme #chatiado (ou #xatiado)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.