PUBLICIDADE

Google recebe 12 mil pedidos de 'esquecimento' em um dia

Empresa lançou formulário online na Europa para que cidadãos possam pedir a retirada do buscador de links que considerem prejudiciais

Por Agências
Atualização:
 

BRUXELAS – O Google recebeu em um dia mais de 12 mil solicitações de usuários europeus que querem que o buscador apague seus dados pessoais não relevantes da rede, informam fontes ligadas ao negócio.

PUBLICIDADE

O número foi registrado na sexta-feira, 30, dia em que o executivo-chefe da companhia, Larry Page, anunciou o lançamento na Europa de um formulário online que permite aos usuários exercer o “direito ao esquecimento” na rede. Houve certos momentos ao longo do dia em que a companhia recebeu 20 solicitações por minuto, segundo as mesmas fontes.

A medida responde a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que em 13 de maio reconheceu o direito dos cidadãos de serem “esquecidos” na internet, ou seja, de poderem pedir ao Google e a outros buscadores que retirem os links a informações que os prejudicam ou já não são pertinentes.

A disputa surgiu por causa do pedido do espanhol Mario Costeja González, que percebeu que ao lançar seu nome no buscador apareciam dois anúncios sobre um leilão de imóveis relacionado a um embargo derivado de dívidas à Seguridade Social de dez anos atrás e já resolvido.

O Google avaliará cada solicitação de forma individual e tentará buscar um equilíbrio entre os direitos de privacidade dos usuários e o direito do público de conhecer e distribuir informações, segundo a empresa.

A comissária europeia de Justiça, Viviane Reding, se disse ontem satisfeita com esta iniciativa, mas advertiu que terá que “estudar como funciona esse formulário na prática”.

/EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.