Microsoft cria jogo para 'matar' o Windows XP

'Escape from XP' pode ser jogado em qualquer navegador e incentiva mudança para sistemas recentes

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 

SÃO PAULO – O Windows XP teve seu suporte encerrado na última terça-feira, 8, mas a campanha da Microsoft para que seus usuários atualizem seus sistemas e deixem a plataforma com a área de trabalho vinda do reino dos Teletubbies para trás. Depois de avisos, mensagens de conscientização e até uma carta de despedida, a equipe da empresa de Bill Gates resolveu apelar e criou um jogo extremamente viciante: Escape from XP (clique para jogar). 

Jogável em qualquer navegador (a equipe do Link o testou no Chrome e no Firefox), o game coloca o usuário na pele de um resistente homem armado com uma metralhadora em uma terra em que muita gente já fugiu para os sistemas mais novos.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Como um clássico jogo de plataforma de tiro (como o bom e velho “Contra”), Escape from XP tem inimigos (isto é, símbolos do sistema ultrapassado, como ícones de lixeira, do Internet Explorer 6 e até mesmo o clip-assistente do Office) que pululam de quase todos os lados da tela e a função é apenas uma só: se manter vivo o máximo de tempo o possível e tentar matar os problemas que podem acometer o sistema do XP.

A equipe do Link bem que tentou, mas não conseguiu durar muito tempo no jogo. Ao final, o game dá uma mensagem ao jogador: “parabéns, você foi um bravo soldado. Nós te daremos uma chance de dizer o último adeus ao XP”.

Ao clicar em um botão de destruição oferecido pelo jogo, o sistema diz que “a batalha acabou”, e que é hora de seguir em frente, com a empresa continuando a te dar suporte na “nova internet” — um aviso que faz lembrar o quanto o XP é velho (ele já pode ser considerado um adolescente, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente brasileiro, vale dizer).

 Foto:
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.