Em 2011, o aumento de chineses em redes de microblogging cresceu 296%. São quase 250 milhões ‘twittando’ no país
SHANGHAI – O uso de sites de microblogging na China quadruplicou em 2011 em comparação com o ano anterior, com quase metade dos usuários de internet do país acessando serviços de compartilhamento de notícias, mensagens e imagens, disse um instituto de pesquisa sobre internet do governo nesta segunda-feira, 16.
O serviço de microblogging de lá chama-se Weibo e permite que usuários enviem mensagens curtas de até 140 caracteres. O Twitter, a plataforma de microblogging mais popular do mundo, é bloqueado na China.
Sina Corp e Tencent Holdings rodam ambos a plataforma Weibo na China, ambos garantem ter mais de 200 milhões de usuários. O ano passado foi um divisor de águas para a Weibo em função de grandes acontecimentos como o acidente entre trens em alta-velocidade em Wenzhou, em julho, gerando muita discussão na plataforma.
A possibilidade de debate e a rápida disseminação de informação pelo Weibo causou uma controvérsia com o Partido Comunista, que teme que a perda do controle da informação e opinião possa ameaçar sua autoridade.
Em dezembro, autoridades municipais anunciaram normas para regular os prestadores desses serviços, exigindo que novos usuários colocassem seus nomes reais.
O número total de usuários do Weibo cresceu 296%, saltando para 249,9 milhões em 2011, dados do Centro de Informações da Internet na China (CNNIC), o que equivale a metade dos chineses conectados à internet.
O CNNIC afirmou em seu relatório que no fim de dezembro havia 513 milhões de chineses online, representando cerca 38,3% da população total.
/ REUTERS
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