As grandes empresas da internet estão apoiando o Japão — cada uma à sua maneira. Com poucos cliques é possível receber informativos, fazer doações e acompanhar o resgate e a situação das usinas nucleares.
O Google divulgou, em parceria com a GeoEye, imagens da região atingida pelo terremoto antes e depois da tragédia. Basta acessar este link no Google Maps ou baixar e abrir este arquivo no Google Earth. Um exemplo das imagens:
A empresa mantém um site com informações relevantes e um formulário para fazer doações rápidas para a Cruz Vermelha.
O Facebook também tem uma página com informações sobre desastres globais. Nela é possível acompanhar notícias sobre o terremoto e fazer doações.
A página tem imagens que mostram como a notícia sobre o terremoto começou a se espalhar pela rede social:
O Twitter compartilha informações no blog japonês da empresa (os posts são em inglês e japonês). Os principais perfis que estão divulgando informações, segundo o próprio Twitter, são:
@SayaJRCS@hlimor@Federation @RedCross@CNNLive@EQTW@alertnet
A Agência Internacional de Energia Atômica está usando o YouTube e o Facebook para divulgar informações sobre a situação das usinas.