iPad impulsiona livros digitais

Para analistas, gráficos coloridos e vídeos podem acrescentar uma nova experiência à leitura

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Os gráficos coloridos e os vídeos são elementos decisivos para que o iPad da Apple e outros tablets deem um impulso à era dos livros digitais.

PUBLICIDADE

Os analistas dizem que, ao contrário do Kindle, da Amazon — tido como uma ferramenta educativa –, o iPad pode reproduzir vídeos e ilustrar gráficos e desenhos coloridos. Ele também permite acrescentar notas facilmente,  pode receber atualizações e ter textos integrados à exercícios.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

“Se eu tivesse a possibilidade de comprar todos meus livros em formato eletrônico, eu o faria”, disse Alexis Chavez, de 22 anos, estudante da Universidade de Arizona. “Simplesmente é mais fácil levar um iPad do que ter uma pilha de livros na mochila”, aponta.

A crescente aceitação da distribuição digital no mercado de livros universitários — até então bloqueado pela falta de uma plataforma adequada –, terá consequências importantes para as principais editoras, como Pearson PLC, Cengage Learning e McGraw-Hill Companies .

Os editores podem evitar imprimir e eviar, diz o analista da Morningstar, Michael Corty. Mas também poderiam fazer uma pressão para manter os preços, já que tentam atrair os pioneiros da tecnologia e competir com ofertas gratuitas na web.

As vendas globais de livros digitais devem crescer 4% este ano, e 13% em 2013, de acordo com a SimbaInformation.

Publicidade

“O que os tablets precisam fazer é facilitar a leitura para os estudantes e proporcionar uma melhor experiência”, disse a analista da Simba, Kathy Mickey.

(REUTERS)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.