Notícias de Tecnologia

Domingo, 23 de Novembro de 2014

04 de junho de 2014 17h19

Intel quer acabar com confusão de cabos nos PCs até 2016

Empresa mostrou novidades de conectividade em feira de tecnologia em Taiwan apostando em futuro wireless

Por Bruno Capelas

SÃO PAULO – Instalar os componentes, os acessórios e os periféricos de um computador é sempre uma tarefa chata, especialmente na hora de deixar os fios arrumadinhos, sem parecer que o seu gabinete é um ninho de ratos. Essa confusão, entretanto, pode acabar em breve – é, ao menos, o que deseja a Intel.

A empresa anunciou na quarta-feira, 4, em uma feira de tecnologia em Taiwan, que quer acabar com todos os cabos externos de computadores até 2016, graças a uma plataforma de nova geração chamada Skylake.

Apresentada pelo gerente de produtos da empresa, a Skylake se baseia em um sinal wireless, o WiGig, para conectar monitores, mouses, teclados, microfones e dispositivos externos (como HDs) nas proximidades do gabinete.

Ou seja: nunca mais você vai ter o problema de mexer o monitor um pouco pro lado e ver ele se desconectar. O WiGig promete o envio de até 7 gigabits (cerca de 1,15 GB) por segundo. A previsão é de que o Skylake seja lançado em meados de 2015.

Outra novidade mostrada pela Intel na feira foi o Rezence, uma superfície de ressonância magnética capaz de carregar dispositivos que estejam próximas a ela – mesmo que exista 2 polegadas de madeira entre a superfície e o aplicativo. Na Computex, a Rezence foi apresentada carregando um laptop, um celular e um tablet, tudo ao mesmo tempo.