Notícias de Tecnologia

Domingo, 21 de Setembro de 2014

16 de outubro de 2012 16h56

Impressão 3D pirata está na mira

Empresa americana registrou patente que bloqueia impressoras 3D ao reproduzir arquivos com direitos autorais

Por Redação Link

Empresa americana registrou patente que bloqueia impressoras 3D  ao reproduzir arquivos com direitos autorais

SÃO PAULO – Nos Estados Unidos, a patente 8286236 pode travar o progresso da impressão 3D. Aprovada em outubro, ela impede a impressão de arquivos que não estejam autorizados. Segundo a New Scientist, o mecanismo se assemelha ao sistema DRM (digital rights management) usado para impedir a cópia de arquivos digitais.

—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, noGoogle+ no Tumblr e também no Instagram

Essa patente, pertencente à empresa Intellectual Ventures of Bellevue, permite que a impressora 3D identifique se o arquivo tem permissão para ser produzido. SE não tiver, ela simplesmente não executa a impressão desejada.

Mesmo antes dessa tecnologia se popularizar, já existem sites internacionais e brasileiros disponibilizando designs livremente. A rigor, isso indica a possibilidade de a pirataria se estender para além de arquivos digitais como músicas e filmes e chegar a objetos.

Segundo a revista americana, chama a atenção o fato de que a Intellectual Ventures of Bellevue não produz impressoras 3D, mas é uma empresa que se dedica a registrar patentes para vendê-las depois. De propriedade de Nathan Myhrvold, diretor de tecnologia da Microsoft, a companhia tem mais de 40 mil patentes registradas.

—-
Leia mais:
Produção caseira
Como funciona a impressão 3D