Google testa serviço de consultas médicas pela internet

Ao buscar por algum problema ou doença, usuário poderá pedir para conversar com médico; serviço poderá ser cobrado

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – Você já procurou saber se estava doente ou conferiu os sintomas de uma doença fazendo uma pesquisa no Google? Se sim, atenção: a gigante de buscas está planejando criar um serviço que pode ajudar nessas horas, com atendimentos médicos através de chats de vídeo.

PUBLICIDADE

De acordo com um usuário do Reddit, que mencionou a nova função em um post na rede social, ao fazer uma busca por algum sintoma ou problema de saúde (como “Dor no joelho”), o Google sugere ao usuário uma conversa com um médico.

A empresa confirmou a informação ao site Engadget. Em comunicado, o Google declarou que deseja prover “ao usuário a melhor informação capaz de auxiliá-lo em um problema básico de saúde, como insônia ou dor muscular. Estamos testando essa nova função para ver se ela pode ajudar as pessoas”.

Ainda não é possível saber, entretanto, se o serviço será pago ou como poderia ser cobrado. De acordo com a publicação no Reddit, o Google arcaria com as despesas da ‘consulta online’ por um tempo limitado de testes.

Vale lembrar, entretanto, que a tecnologia pode demorar para chegar ao País. Hoje, atendimentos médicos via telefone ou internet (a chamada ‘telemedicina’) são considerados ilegais no Brasil — entretanto, a novidade pode ajudar a mudar a legislação. Talvez seja a hora e a vez de dizer: “Ok, Doutor Google”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.