O líder das buscas na internet, Google, não está criando uma rede social para concorrer com o Facebook, reiterou um executivo da empresa na quinta-feira, 11, se referindo à rivalidade cada vez mais intensa entre as empresas.
“Acreditamos que as redes sociais sejam um ingrediente para o sucesso de qualquer aplicativo, no futuro, e busca e publicidade provavelmente servem como os dois melhores exemplos que eu mencionaria. É dessa forma que estamos refletindo sobre o problema,” disse ele.
As redes sociais explodiram em popularidade e alteraram o equilíbrio de poder na internet. O Facebook, lançado em 2004, possui mais de 500 milhões de membros.
Eric Schmidt, presidente-executivo do Google, declarou em setembro que sua companhia planejava oferecer “funções” de redes sociais em seus sites, em lugar de lançar um produto novo, mas isso não pôs fim às especulações sobre uma rede social do Google.
O Google controla a rede social Orkut, popular no Brasil e Índia, mas que não conseguiu se expandir significativamente fora desses mercados.
/ Georgina Prodhan (REUTERS)