PUBLICIDADE

Google bloqueia vídeo que insulta Maomé

Vídeo gerou protestos e desencadeou um atentado contra a embaixada americana, gerando uma morte

Por Agências
Atualização:

Vídeo gerou protestos e desencadeou um atentado contra a embaixada americana, gerando uma morte

SÃO FRANCISCO – O Google disse nesta quarta-feira, 12, que não removerá do Youtube um vídeo zombando do profeta islâmico Maomé que suscitou protestos contra os Estados Unidos no Egito e na Líbia, mas bloqueou acesso a ele nesses países.

 

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram

O vídeo, baseado em um filme mais longo, representa o profeta como uma fraude e um galanteador, e foi responsabilizado por incitar violência contra embaixadas norte-americanas no Cairo e em Benghazi.

O embaixador dos EUA na Líbia, J. Christopher Stevens, e três outros diplomatas norte-americanos foram mortos em um ataque à embaixada norte-americana em Benghazi na terça-feira.

“Esse vídeo – que é amplamente disponibilizado na internet – respeita claramente as nossas diretrizes e portanto continuará no YouTube”, disse o Google em comunicado. “Entretanto, dada a dificuldade da situação na Líbia e no Egito, bloqueamos temporariamente o acesso em ambos os países. Nossos corações estão com as famílias das pessoas assassinadas nos ataques de ontem na Líbia”.

O vídeo de 14 minutos é um trailer para um filme chamado a “Inocência dos Muçulmanos”, produzido por um homem que se descreveu como um judeu israelense baseado na Califórnia chamado Sam Bacile.

Publicidade

O Google geralmente assume uma postura de não intervenção em relação a discursos políticos, embora suas “diretrizes comunitárias” proíbam “discursos de ódio”, incluindo discursos que atacam ou desrespeitam um grupo com base em sua religião.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.