Game arte

Órgão cultural dos EUA reconhece que "jogos interativos" também são arte e merecem incentivo governamental

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
 

O National Endowment for the Arts, principal órgão norte-americano de fomento cultural, reconheceu na última semana que “games interativos” também são arte e merecem incentivo governamental. A decisão foi considerada uma vitória por grande parte dos produtores independentes de jogos, mas foi considerada dúbia pela indústria.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

“Não sei se alguém realmente saiu para festejar essa decisão”, disse Erin Robison, uma desenvolvedoras de games independentes entrevistada pelo site da revista Fast Company que acredita que o fundo beneficiará principalmente artistas que fazem “pequenos games de arte esquisitos”, mas que não deve ser muito útil para a maior parte dos programadores.

O pesquisador Ian Bogost, autor de livros acadêmicos sobre games, esclarece que as regras de financiamento não valem para todo e qualquer produtor: o game não pode ter fins comerciais e deve ser produzido por organizações livres de impostos. Programadores independentes podem se candidatar, mas apenas em parceria com ONGs locais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.