PUBLICIDADE

Foursquare lança Swarm e se divide em dois apps

Foursquare se dedicará à sugestão de novos lugares enquanto Swarm será usado para saber a localização de amigos

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

SÃO PAULO – O aplicativo Foursquare anunciou nesta quinta, 1º, que irá dividir suas funcionalidades em dois apps. O novo se chamará Swarm, que eliminará a necessidade de se fazer check-ins ao se chegar em lugares. Em vez disso, ele automaticamente exibirá o local em uma lista de amigos, funcionando como uma rede social de geolocalização para que amigos possam se encontrar facilmente. O Foursquare afirmou também que terá mudanças no próprio Foursquare, e se voltará mais para a sugestão de novos lugares.

PUBLICIDADE

“E se não fosse preciso que as pessoas dessem check-in mais?” perguntou Dennis Crowley, fundador e CEO do Foursquare. Há seis meses, a equipe baseada em Nova York trabalhou para se reinventar e, assim, salvar a startup. Em um post no blog oficial, o Crowley explica que as pessoas usavam o app para fazer ao menos duas coisas: para saber onde estão os amigos e, possivelmente, ir encontrá-los; e descobrir lugares legais. No fim, acabavam fazendo só uma. Daí a decisão.

“Com Swarm, você pode facilmente ver quais dos seus amigos estão por perto, descobrir quem está a fim de beber algo mais tarde, e dizer a todos o que você toparia fazer (de forma mais rápido e fácil do que com o Foursquare hoje)”, diz o post (veja vídeo).

Swarm está disponível para iOS e Android nas “próximas semanas” e “logo depois” para Windows Phone.

 

Metamorfose

Segundo Crowley, o aplicativo do Foursquare deve passar por uma “metamorfose”, voltado exclusivamente (e de forma mais inteligente) para a busca por locais baseado na sua localização. “Um aplicativo deve ser capaz de responder perguntas como ‘diga-me um lugar legal para um jantar romãntico’ e não apenas ‘diga-me onde encontrar o posto de gasolina mais próximo’”, diz. “Estamos agora mesmo dando os últimos retoques nesse novo, focado em descobrir novos lugares, versão do Foursquare.”

Segundo o CEO, o novo Foursquare está pronto até o terceiro trimestre deste ano.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.