PUBLICIDADE

Falha de segurança permite acesso às conversas no WhatsApp

Segundo consultor, brecha no sistema Android permite a outros apps acessar todas as conversas armazenadas na plataforma

Por Ligia Aguilhar
Atualização:
 

SÃO PAULO – Usuários do WhatsApp no sistema Android podem estar com a privacidade de suas conversas comprometida por causa de uma falha de segurança do aplicativo. É o que diz um consultor de segurança digital que publicou em um fórum de hackers detalhes de uma falha e um tutorial sobre como roubar conversas no aplicativo.

PUBLICIDADE

Segundo Bas Bosschert, diretor técnico da empresa holandesa Double Think, o problema permitiria a outros aplicativos acessar livremente o histórico de mensagens dos usuários do sistema operacional Android. Isso aconteceria porque a base de dados do WhatsApp é salva em um cartão SD, que pode ser lida por qualquer aplicativo para Android se o usuário autorizar o acesso do aplicativo ao cartão. Como a maioria das pessoas dão todo tipo de permissão a um aplicativo, ficam com seu histórico de conversas vulnerável.

Embora o WhatsApp use sistema de encriptação, o especialista diz que o acesso ao teor das mensagens é fácil de ser obtido por meio de um aplicativo que tenha o objetivo de fazer o backup das conversas. Como o WhatsApp usaria a mesma criptografia em todos os casos, quando o mais seguro seria criar novas chaves de encriptação para cada usuário, hackers conseguiriam acesso às conversas com mais facilidade.

O WhatsApp respondeu o pedido de esclarecimento do Link, por meio da sua assessoria de imprensa, na noite de quarta-feira, 12. A empresa diz estar ciente da “falha de segurança”, diz que o relatório não descreveu a questão de forma “precisa” e foi “exagerado”. “Em circunstâncias normais, os dados armazenados no cartão SD não ficam expostos. No entanto, se o dono de um aparelho baixar um malware ou vírus, seu telefone ficará em risco”, diz a nota. “Como sempre, recomendamos que os usuários do WhatsApp mantenham seus sistemas operacionais atualizados para garantir que tenham as mais recentes atualizações de segurança e os encorajamos a baixar aplicativos apenas de fontes confiáveis.”

Segundo a empresa, a versão mais recente do WhatsApp disponível no Google Play está atualizada para proteger os usuários de aplicativos maliciosos.

(Nota atualizada às 23h33 para acréscimo do posicionamento oficial do WhatsApp)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.