Facebook passará a mostrar 'trending topics'

Nova função é sinal de que rede social busca se tornar centro de conversas na web e atrair ainda mais publicidade

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:

Nova função é sinal de que rede social busca se tornar centro de conversas na web e atrair ainda mais publicidade

 Foto:

Função “Trending” aparecerá na direita do Feed de notícias. FOTO: Reprodução/Facebook

SÃO PAULO – A partir desta quinta-feira, 16, o Facebook começará a testar a função Trending, que exibirá os temas mais comentados na rede social naquele momento, segundo texto publicado por Chris Struhar, gerente da empresa em sua sala de imprensa.

 

PUBLICIDADE

“O Facebook é um espaço onde as pessoas dividem seus pensamentos e participam em conversas em tempo real”, disse ele. A partir de agora, à direita do Feed de notícias aparecerá uma lista de tópicos que recentemente ganharam atenção na rede social.

Cada tópico tem uma manchete, que explica o que está acontecendo, e depois vários posts de amigos e de páginas importantes que estão falando sobre aquele assunto. De acordo com o texto, a novidade está sendo testada em diferentes países, e deve ser implementada aos poucos.

 Foto:

Tela de exemplo mostra função “Trending” falando sobre a premiação do Globo de Ouro. FOTO: Reprodução/Facebook

A novidade é mais um sinal de que o Facebook busca tornar-se um centro de conversas na web – em dezembro, a empresa mudou seu algoritmo a fim de exibir mais notícias e menos memes nas timelines dos usuários. Além disso, a empresa começou em 2013 a fazer medições e parcerias com instituos de pesquisa para medir conversas em “segunda tela” – isto é, que acompanham a programação da TV.

Publicidade

A finalidade parece ser fazer anunciantes e produtores terem ciência da importância das redes sociais nos dias de hoje e, obviamente, tentar lucrar com isso, atraindo publicidade para a plataforma.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.