Facebook: marca registrada

Rede social processa site Teachbook pelo uso do final 'book' e quer patentear a marca 'Face'

PUBLICIDADE

Por Rafael Cabral
Atualização:

Ao que parece, o Facebook tentará processar todo site que se aproprie do final da sua marca, a palavra ‘book’. Nesta semana, o site entrou com um processo contra os responsáveis pelo Teachbook, uma rede social para professores, justamente por conta disso.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

“Apropriando-se indevidamente da parte book da marca registrada Facebook, o réu criou sua própria comunidade online em uma clara tentativa de se tornar um Facebook para professores”, diz o documento, que foi publicado no site da revista Wired.

E o papo todo vai além: o Facebook também estaria tentando patentear a palavra ‘Face’, segundo o TechCrunch. Desde 2008, o site luta para patentear a palavra no United States Patent and Trademark Office (USPTO), órgão responsável pelo registro de copyright por lá.

FOTO: REPRODUÇÃO

Enquanto o Facebook atingiu 500 milhões de usuários recentemente, o suposto clone educacional tem menos de 50 cadastrados e grande parte dos links da sua homepage estão quebrados.

Descrito pelos seus criadores como uma comunidade profissional para que professores possam trocar planos de aulas e comunicar-se com pais e alunos, o Teachbook entrou no ar em março deste ano e ainda não conseguiu construir uma base de frequentadores. O site afirmou que vai lutar contra a ação.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.