PUBLICIDADE

EUA podem aprovar novas regras contra neutralidade de rede

Reportagem do Wall Street Journal diz que comissão federal de comunicações americana deve tentar novas regras em maio

Por Bruno Capelas
Atualização:
 

SÃO PAULO – Em sua próxima reunião, prevista para maio, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA pode propor novas regras que põe em risco a neutralidade de rede em solo americano. Segundo reportagem do Wall Street Journal, a comissão pode regulamentar a possibilidade de que empresas paguem a provedores de internet para acesso mais rápido por seus conteúdos – como já fez o Netflix com a Comcast.

PUBLICIDADE

As novas regras da FCC permitiriam que tal preferência de tráfego fosse legal nos Estados Unidos, desde que os acordos fossem “comercialmente sensatos”, o que fere o princípio de neutralidade de rede. Em uma rede neutra, provedores não podem cobrar mais, dar preferência ou diminuir a velocidade de conexão de sites ou aplicativos de acordo com seu conteúdo.

Entretanto, as regras da FCC garantiriam que as empresas deveriam mostrar como gerenciam o tráfego da internet e não poderiam restringir a navegação dos usuários.

Brasil Com a aprovação e a sanção presidencial ao projeto de lei do Marco Civil da Internet, o princípio da neutralidade de rede está garantido no Brasil. A partir de junho, as empresas não poderão diminuir a velocidade da conexão do usuário de acordo com o conteúdo que ele acessa, nem privilegiar alguns serviços.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.