Estados Unidos têm 841 antenas no Brasil

Governo norte-americano alegou que antenas são usadas para comunicação entre Washington e as embaixadas

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Segundo presidente da CPI da espionagem, governo norte-americano alegou que antenas são usadas para comunicação entre Washington e as embaixadas 

PUBLICIDADE

Anne Warth 

BRASÍLIA –A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da espionagem, senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), afirmou que o governo dos Estados Unidos têm autorização para o funcionamento de 841 antenas para comunicação própria no Brasil. A senadora disse que a informação foi repassada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a senadora, até o momento, o governo norte-americano teria informado que essas antenassão utilizadas para a comunicação entre Washington e a embaixada, em Brasília, além dos consulados. Mas, segundo a senadora, essas estruturas não estão restritas à embaixada e aos consulados norte-americanos no País. Segundo ela, parte dessas antenas é fixa e outra parte é móvel.

“Queremos uma explicação muito mais sólida da embaixada americana sobre a localização, potência e o uso dessas antenas”, afirmou. “Não sei por que há antenas fora da embaixada e do consulado. É algo que queremos analisar.” Questionada sobre se essas antenas poderiam ser utilizadas para espionar autoridades e empresas no País, a senadora respondeu: “Tudo é possível”.

A senadora disse ainda que também receberam autorização da Anatel para instalar antenas próprias no Brasil embaixadas de outros países, como França, para cinco antenas; o Chile, para duas; e a Romênia, para 20.

/AGÊNCIA ESTADO

Publicidade

—-Leia mais:“A privacidade na web é uma ilusão”Proposta de guardar dados tem oposição

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.