“O Twitter já revolucionou a comunicação”

Por Ana Freitas

Após uma semana agitada na relação entre política e internet (e um coronel amapaense no meio), o jornalista Marcelo Tas faz um balanço do que, afinal, merece atenção. Apoiador e divulgador do #ForaSarney, ele defende a mobilização pela internet mas critica alguns métodos adotados por partidários da campanha. Em entrevista ao Link por telefone, Tas citou a palavra “revolução” nove vezes e falou sobre jornalismo, política e internet. Acompanhe:

Você acha que o Twitter vai revolucionar a comunicação?
Não, eu acho que já revolucionou. Acho que já influenciou e mudou muito a comunicação.

E como isso irá afetar a maneira como a gente recebe e lida com o fluxo de notícias nos próximos anos?
Muito. E é algo que a gente não vai perceber de uma maneira tão pontual quanto a gente percebeu com a chegada da TV, por exemplo. É algo muito mais sutil e, paradoxalmente, muito mais rápido. Entra tão imediatamente na nossa vida que a gente não identifica. A gente tem uma dificuldade muito grande de processamento. Os chips vão se acelerando em proporção geométrica, e a gente continua com o mesmo cérebro, com o mesmo corpo – graças a Deus, inclusive -, e principalmente com a mesma cultura, que é uma cultura muito analógica.

O Twitter pode contribuir para o fim do jornal como conhecemos?
Não gosto do verbo “acabar”, gosto do verbo “transformar”, sabe? Porque nada vai acabar. Os livros, a disenteria, os finais de casamento, essas coisas não vão acabar. Os dramas humanos e os jornais também não vão acabar. Vai tudo sendo transformado por essa possibilidade que a gente tem não só de consumir como de produzir informação. O leitor virou uma fonte, um produtor de notícia. Mas o cara que apura, qualifica e até comenta o que aconteceu tem que ser muito preparado. Esse alguém pode ser um jornalista, e acredito que vai ser um jornalista, mas pode também ser um cara que escreva bem e more em Cuiabá.

Qual sua posição sobre todo o caso envolvendo o #ForaSarney e as celebridades no Twitter?
Antes de mais nada, fico muito aliviado por ainda termos pessoas indignadas com o Sarney. Acho maravilhoso que uma molecada tenha tido a iniciativa de criar a tag e começado a se manifestar. Esse episódio aí para mim é muito pequeno. É uma coisa que ganhou uma dimensão… não há nenhum interesse em ficar falando em “subcelebridades”. Pra mim são pessoas equivocadas sim, e a maneira como eles pediram essa ajuda ao Ashton [Kutcher] foi totalmente ingênua e boboca, para usar palavras muito elegantes. Mas isso para mim teve nenhuma importância. O mais importante foi ver a molecada gerando esse barulhão na internet contra o Sarney.

Ainda que essas manifestações tenham ficado só na rede e poucos tenham comparecido de fato aos locais marcados pra manifestação?
Esse é o jeito analógico de pensar. Quando você fala que o pessoal não compareceu, está se baseando em algo como as Diretas Já, né? Mas nas Diretas demorou um ano e meio pra botar 300 mil pessoas na rua. O #ForaSarney em uma semana mobilizou, saiu matéria em tudo quanto é jornal, e já decretam que foi um fracasso. Se estão criticando as pessoas que foram, quem está errado? Quem foi ou quem não foi? Vi um monte de nerds, em alguns lugares como o Amapá, foram 50 pessoas. Acho isso incrível, primeiro porque o Amapá foi o lugar onde foi eleito o Sarney. E aí as pessoas acham que foi um fracasso. O que me interessa é que tem gente colocando pra fora sua indignação. Jovens que sempre foram tratados como alienados, que “só ficam sentados no computador”, quando tiram a bunda do computador são criticados porque são poucos?

Então exagero pensar em revolução pela internet?
Não, com a internet não. A revolução se faz com pessoas. (A internet) É apenas uma ferramenta, e não é a única. Eu acredito que revolução pra valer, de gente séria, se faz com educação. É a revolução que foi feita na Coreia, e é essa a revolução que me interessa. É o país que tem maior adoção de banda larga e de telefonia celular do mundo, onde a internet não foi tratada com preconceito, mas como uma ferramenta. Nosso erro é olhar pra internet como se ela tivesse vida, como se ela fosse uma pessoa. Ela não é uma pessoa, ela é uma ferramenta como uma caneta. Depende de como a gente usa. O nosso caso, que é bastante grave, é que as pessoas que saem na frente levam porrada de quem tem medo da mudança, como foi essa molecada do #ForaSarney. Tem umas pessoas que ficam torcendo contra, e ficam pintando eles como se eles fossem uns bobocas. Eu não tenho esse tipo de preconceito. Não participei das manifestações, até porque eu, como apresentador do CQC, não tenho que tomar partido ou vestir a camisa de uma causa. Mas apoiei ajudando a divulgar por um motivo muito simples: eu acho o Sarney uma doença para o Brasil.

Não foi ingenuidade dos partidários de Sarney minimizar a campanha?
A cabeça dele é analógica, é a cabeça de um coronel que já fechou televisões e jornais. O Sarney já chegou a tirar do ar a Rede Globo no Maranhão. É um cara que domina o mundo analógico, mas desconhece o digital e começa a levar seus tombos. A mesma coisa aconteceu com o ACM. O coronel manda prender, manda sumir com gente.
Não tenho duvida de que o Sarney vai ser soterrado pela opinião publica.

Diante desse panorama político de uma liberdade de expressão inédita na humanidade, você acha é possível censurar a internet?
Não dá. E isso é curioso, por conta do DNA da internet, que é descentralizado. É uma espécie de armadilha do destino para esses tiranos, mesmo na China. Lá, os nerds conseguem driblar o firewall, a muralha digital chinesa. Não é todo mundo, mas um faz um buraquinho, outro faz e a muralha digital vai cair que nem a grande muralha.

Você acha que os iranianos teriam tido condição de fazer a mobilização que fizeram sem o Twitter?
Não dava. Eles não teriam tido a abrangência e a velocidade que conseguiram. Nós estamos acompanhando em tempo real. Por exemplo, a menina que levou o tiro e caiu no asfalto. A gente viu aquela imagem umas horas depois, o mundo inteiro viu. Há três anos isso provavelmente não aconteceria. Esse é um exemplo muito evidente de algo que já está entre nós.

É o fim da barreira entre fã e ídolo, político e eleitor…
Isso é algo que está aí e vai se aprofundar. O fã realmente vive muito próximo, como o cara que trouxe a informação [sobre a agressão] do Danilo. Ele sabia que eu estava online. Ele não só se sente perto de mim como está perto de mim. Quanto mais você troca informação com seu público, mais constrói relação de confiança. E isso é o que aqueles meninos não souberam fazer, no episódio das “subcelebridades”. Eles foram falar de um assunto que não faz parte da vida deles. Falaram do #ForaSarney como se aquilo fosse uma brincadeira. O papo mais idiota que existe é o ‘vamos botar no Trending Topics’. A importância disso é zero, e quem pensa desse jeito são pessoas velhas, acostumadas a falar de ibope. A internet não é sobre audiência – não adianta você querer inflar seus seguidores do dia pra noite.
É sobre ‘cauda longa‘, sobre uma maioria que não é uniforme, como eram os seguidores da novela das oito. Era uma manada de gente que nem sabe porque está vendo a novela. Na internet não, o cara que é meu seguidor no Twitter sabe porque é meu seguidor. Não adianta de uma hora pra outra você querer bombar seus seguidores. No mundo virtual, as coisas têm que ser muito reais. Outro jeito das pessoas pensarem é “quero ficar famoso, então vou lá falar com o apresentador do ‘Big Brother’”. Tem muita gente que me pede “Marcelo, me dá um tweet que eu quero ficar famoso”. É gente totalmente equivocada.

Na internet, você acha que as movimentações vão sempre estar na mão das pessoas?
Não gosto muito desse negocio de ‘está na mão do povo’, porque povo foi uma palavra desmoralizada pelos políticos.

Mas pense no povo como uma coisa bonita.
É uma ferramenta mais democrática, não tenho dúvida.

Posts relacionados

  • No Related Post
79 Comentários Comente também
  • 05/07/2009 - 11:18
    Enviado por: Taciana Serralva

    Wonderful e magnífico, como sempre! Quaisquer elegios pra esse rapazzzz ainda são poucos!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 13:22
    Enviado por: Leow

    Simples e direto. Muito bom!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 16:18
    Enviado por: Luiza

    Sigo o #forasarney e agora vendo todo o apoio do Tas serei sua seguidora, além de gostar do humor inteligente apresentado no CQC.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:04
    Enviado por: kallysantos

    Bixoo , o tas é Animal, muiito bom.
    parabéns vc ta no otimo caminho, tudo de bom.
    a internet,é a melhor ferramanta ou uma das melhores que o homem ja conseguiu inventar, ate que fiim .. alguma coisa, prra ”confrontar o spoliticos” de imediato, aleem do mais pela net, eles não nos pode cala, da forma que uns deles fizxeram recentimente com o Danillo gentil. Bora que bora ..
    aiiiii ;)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:04
    Enviado por: Marcus Vinicius

    Realmente ja eh uma revoluçao, hoje em dia nem precisa ler jornal ou assistir tv, pois tem noticias 24 hrs via twitter, eu por exemplo fico sabendo noticias e resultados de jogos do meu time via twitter. So corrigindo, o Sarney nao eh amapaense, ele nasceu no Maranha, felizmente, porque moro no Amapá, e este infeliz so vem aqui uma vez na vida e outra na morte, ou quando tem eleiçoes em que ha o interesse dele, ou seja, de 4 em 4 anos. Nao sou totalmente a favor do ForaSarney, pois ja havia crise antes dele entrar como presidente do Senado, mas que todos concordam, ja ta na hora de se aposentar, ne?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:05
    Enviado por: Tatiane Afonso

    O Tas é genial!
    Sem mais.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:05
    Enviado por: @CmdtAraujo

    Excelente entrevista ao excelentíssimo @marcelotas … Concordo plenamente com tudo o que ele falou… e COM CERTEZA estaremos aí para criar novos movimentos contra tudo o que, corretamente, acharmos errado em nosso país e em nosso Planeta… Tas, tú é o cara da internet, sabe porque ? Simplesmente porque vc consegue revolucionar nosso mundo com apenas 140 caracteres! Um Abraço, Comandante Danilo Araújo

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:19
    Enviado por: Débora Carvalho

    Pois é. Eu sei porque sigo o Marcelo Tas no Twitter. Porque cresci assistindo ele na TV Cultura, no Rá-Tim-Bum… e acho que ele tem muita coisa legal para passar. Os Twitters que só falavam besteira, a gente vai removendo, deixa de seguir. Abs,

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:20
    Enviado por: Amanda

    Tas é o cara.
    Muito boa a entrevista!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:50
    Enviado por: Leyne Jéssica

    Adorei a entrevista ..
    a internet ajuda muito e facilita a comunicação.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:53
    Enviado por: Melissa Daniele Alves

    Marcelo Tas, eu sou sua fã, desde o Prof. Tuburcio e esse fanatismo só se transforma.Parabéns pela sua capacidade…sou sua seguidora!#ForaSarney!.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:57
    Enviado por: Emerson

    Concordo, com tudo que disse nosso querido Marcelo!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 05/07/2009 - 23:59
    Enviado por: Bárbara Araújo Ribeiro

    É por isso que eu sigo o Tas.

    Muito bom.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:02
    Enviado por: Saulo Vieira

    Muito bacana a entevista com o Tas, realmente não é atoa que o cara comanda o CQC, acho que precisamos de mais “Marcelos Tas” atuando em causas que realmente valiam a pena no Brasil. Estamos realmente carentes de lideranças que realmente esteja interessadas em aparecer na mídia para contribuir com a sociedade e não apenas pura e simplesmente pela fama. Abraços a todos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:06
    Enviado por: HareBabaBlog

    Gostei muito da entrevista, @marcelotas. Senti firmeza! =)

    Abraços,

    @harebabablog.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:09
    Enviado por: yann

    um cara muito inteligente.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:09
    Enviado por: Alexandre Carnetti

    Antes do Twitter nunca tive interesse em sites de relacionamento e coisas do gênero, entrei há poucas semanas e vi que este é o relacionamento real entre pessoas reais, revoluções, tópicos de interesse… “fulano postou um novo vídeo sobre o assunto que eu gosto…”, se estou seguindo fulano é pq acho que posso aproveitar sua inteligência, não como relação de contato, embora isso tem se expandido bastante, mas para relação de afins em comum. Sigo o Tas não pq gosto do CGC (foi proposital), mas porque o considero uma personalidade de uma inteligência incrível. Na minha opinião o Brasil ainda não sabe utilizar esta ferramenta com maturidade, ficam correndo atrás de subcelebridades que muitas vezes nem admiram, como se fosse algum tipo de competição entre eles: “eu sigo mais celebridades que vc”, e esquecem do propósiti que cada um deve ter para suas vidas. Passar o dia todo na frente do PC pra ler mensagens idiotas, muitas vezes é isso que as pessoas querem ou são. O cara que está certo nisso é o @manomenezes, que pode ser considerado uma celebridade do Twitter, veja porque: Ele tem quase 450mil seguidores, posta suas mensagens, é isso que o povo quer, mas não segue ninguém, porque? Porque não está interessado em saber das últimas do mundo fashion, a piada sobre o Palmeiras, o que o piloto comeu hoje….
    Obrigado pelo espaço e muito boa a matéria. @matelandia

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:13
    Enviado por: Miksê Zazá

    Lógico que ele falou 9 vezes a palavra revolução. Todas perguntas eram sobre isso!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:14
    Enviado por: Jullia Aranha Amaral

    A internet representa uma oportunidade nunca antes dada aos jovens e ao “povo”, Os pensamentos, textos e opnioes que antes se resumiam a diários e trabalhos escolares, hoje podem ser publicados a qualquer momento através de um blog, por exemplo.
    O movimento #forasarney apesar de efetivo, nao foi mobilizado apenas por pessoas conscientes politicamente. Muitas seguiram porque o pessoal famoso e politico o faziam. Deixando o Rafinha Bastos para alguns seguidores, do mesmo modo que a novela das oito para os telespectadores. A culpa não é da internet, muito menos do Rafinha, a culpa é do ser humano que adere a qualquer ideia nova que pareça rebelde e “cool”. Essa aderência, é oque eu chamo de alienação.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:14
    Enviado por: yann

    o cara eh muito inteligente.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:16
    Enviado por: Vitor Ferreira

    Não gosto muito desse negocio de ‘está na mão do povo’, porque povo foi uma palavra desmoralizada pelos políticos.

    = FATO

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:17
    Enviado por: Bruna

    Tas sempre fantástico, direto e sem papas na língua. Parabéns ;)

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:26
    Enviado por: Heitor Marcos

    o que mais gostei dessa ferramenta é a aproximação de todo tipo de pessoas, principalmente das pessoas que pareciam inacessíveis, muitos famosos com seus fãs…
    É realmente o fim da barreira de fã e ídolo, político e eleitor, patrão e empregado e muito mais…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:32
    Enviado por: Mônica

    Adoro o Tas, o melhor do Brasil!!!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 00:58
    Enviado por: Bruno Camargos

    Excelente artigo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 01:24
    Enviado por: Thayse

    Adoro esse cara. Concordo com tudo o que ele disse. Achei rídiculo aquele negócio de #forasarney nos trending topics, o apelo ao ashton e por aí vai. O Tas é foda! Isso é o que tenho a dizer!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 01:48
    Enviado por: Flávia Monteiro

    Precisa, marcada, esclarescedora. Como tb jornalista e sua seguidora no twitter, devo pontuar que sua entrevista é uma contribuição justa ao universo digital. Parabéns!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 03:06
    Enviado por: A Velha Debaixo da Cama

    Esta entrevista, para mim, resume muito bem todo o movimento virtual que ganhou grande proporção nos últimos dias, já que sou novata por aqui.

    Não tenho muito o que acrescentar, apenas ratifico as palavras dele e espero, sinceramente, que a internet continue sendo a ferramenta utilizada na propagação de idéias e movimentos, quer políticos, sociais, ou culturais. O que realmente importa é que o povo consiga expressar a sua vontade e seus pensamentos, através deste instrumento que, apesar de estar há mais de 10 anos acessível à população, só agora consegue realmente unir os povos, sem barreiras. Derrubando qualquer obstáculo, como já havia afirmado no post abaixo.

    FIQUE DE OLHO!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 04:49
    Enviado por: stella rodrigues

    Eu gosto muito dessa levessa nas respostas do tas, sempre cheio de argumentos. Parabéns, maravilhosa entrevista.

    Se eu tivesse twitter com certeza te seguiria tas…

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 05:08
    Enviado por: SERAFIM ANTONIO SANTOS

    E ISSO AI TAZ ,ADOREI A ENTREVISTA, TAMBEM ESTOU COM VOCÊ [[ForaSarney!
    E OUTROS POLITICOS CORRUPTOS

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 09:21
    Enviado por: Bruno - (twitter.com/bateramoraes)

    Parabens!
    Otimo post e otima entrevista ao nosso quirido e fofulete Tassssss!

    TWITTER RULESS!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 10:27
    Enviado por: Natália Assis

    O dos maiores problemas que enfrentamos para reunir pessoas em protestos é a grande extensão territorial do brasil!! pois é dificil pessoas q realmente querem participar, mas estão em lugares tão distanmtes dos grandes centros q fica impossivel delas participarem de outra forma de portesto além da internet.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 10:30
    Enviado por: Michel

    O Tas é o comunicador 2.0, foi muito objetivo ao falar que o Twitter não é igual ao Ibope. É tudo fator de relevância, eu te sigo pois o que você fala eu considero importante.

    t+

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 10:41
    Enviado por: Glauce

    Tas sempre com uma consciência política muito bem apurada. Sucesso!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 11:11
    Enviado por: Popé

    Iniciativa válida, de fato. Só acho que o problema do Sarney é diferente do problema do Senado. É preciso uma reforma, uma revisão, é hora de criar a tag #reformaadministrativa ou coisa que valha. Senão amanhã é “fora Arthur Virgílio”, depois de amanhã outro e assim por diante… temos um problema institucional que precisa ser resolvido, não um problema moral.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 11:14
    Enviado por: Glauco

    Todo mundo puxando o saco do Tas.
    Tas é o salvador do mundo.
    Tas inventou a internet.
    Tas é o maior.
    Tas é o melhor.
    Tas não mancha e não solta as tiras.

    Blergh pra essa babação de ovo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 11:58
    Enviado por: Hamilton Rocha

    voce e o pessoal do CQC estão revolucionando a TV brasileira,vcs com esse humor intelingente estão fazendo o povo brasileiro pensar melhor

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 13:24
    Enviado por: Rodrigo Pinheiro

    #ForaSarney ! Boa TAS, tu é foda!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 13:24
    Enviado por: Josy Senna

    Obrigada, Marcelo, por ajudar os amapaenses a varrer de nossas vidas esse velho “coroné” na campanha ForaSarney. Os amapaenses que pensam morrem de vergonha de ver o nome do Amapá vinculado a essa figura. Cristina Almeida quase conseguiu, no voto, afastar essse fantasma daqui. Porém, no jogo sujo da política, ela perdeu, mas segue representando o desejo real de nosso povo que é ver longe daqui essa figura nefasta, patética e retrógrada!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 15:08
    Enviado por: Madeira

    O Tas está se estabelecendo como um Pensador. E ele tem uma cabeça brilhante por dentro e por fora.

    e eu vou seguindo.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 15:11
    Enviado por: Paulo B. de Oliveira Jr.

    Tas é e sempre foi muito a frente de qualquer comunicador. Grande responsável por essa REVOLUÇÃO. Finalmente trouxe a nós um jornalismo com ética e verdade.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 18:01
    Enviado por: Cristian Korny

    ao contrário do que parece, nem o Tas nem o CQC estão descompromissados nessa onda. (e nem eu, é claro). Mas tem alguém pagando esses caras, e que deixaria de pagá-los em ocasião de verem seus interesses corporativos contrariados… a propósito, nem toda a chamada “molecada” se comporta como rebannho, massa de manobra de programa de tevê.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 18:52
    Enviado por: Vitor

    O computador ainda não é um controle remoto por onde (confortavelmente sentados em nossos lares e empregos) temos o poder de alterar a realidade. Vai levar um tempo ainda para a agilidade dos nossos dedos ter algum reflexo na preguiça das nossas bundas. É a minha opinião.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 19:20
    Enviado por: rgtubarao

    Para o Taz e toda equipe dp CQC.Caro Taz vc sabe que o Brasil inteiro te adora..Poxa de uma maneirada nas falas porno lá do CQC

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 19:26
    Enviado por: AC GUHL

    TAS:

    O “Sarna ei” não é pré-histórico. Apenas tem o caráter de uma ameba. Por favor! Não ofendamos os dinossauros. Já estava passando da hora esse movimento de Fora sarnento. Parabéns pela iniciativa. O verme sai de lá.
    CUSTE O QUE CUSTAR.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 19:41
    Enviado por: Maria

    Grande Marcelo Tas, é isso aí! Educação de qualidade já. Isto sim é revolução.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 20:37
    Enviado por: Malca Sternick visitante

    Além da saída do Sarney, torna-se de vital imprtãncia mobilizar a nação para a inadiável necessidade de profundas e verdadeiras reformas em todo este deteriorado e carcomido arcabouço político. inviabilizando os gigantescos e perdulários aparatos em todos os legislativos da federação.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 20:49
    Enviado por: Leitor

    Opiniões infantis. A crise existe há muito tempo e a oposição quer enfraquecer o governo, por isso essa “onda” de denúncias, de coisas que existiam à muito tempo. Não há prova alguma de que o Sarney é culpado dos fatos que surgiram. O que há é uma campanha POLÍTICA! Bando de ignorantes.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 21:20
    Enviado por: Sergio Fernando dos Santos

    Assistimos o CQC e é isso que precisamos, uma mudança na TV, onde jornalistas procuram desmacarar essa banda podre sa sociedade. Vamos botar pra fora esta cambada. Seria importante não eleger nenhum candidato para o cargo de legislador. Somente um mandato, ai o cara tinha que trbalhar 35 anos como todos nos brasileiros.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 22:02
    Enviado por: Filho de Vó

    Hahahah quanta gente ingênua!

    Alguém aí se lembra da última “revolução da internet” chamada Second Life? Pois é…

    Nos vemos na próxima revolução, Marcelo Tas.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 22:02
    Enviado por: Miriam

    Até que enfim podemos ligar a TV no canal aberto e assistirmos um programa de credibilidade, onde não somos “taxados” de burros pelas coisas que são ditas.
    CQC com sua equipe vem nos trazer informação com humor e respeito a todos.
    Parabéns Tas e atodos vcs gente linda do CQC.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 22:35
    Enviado por: Ruben Rogério Marinho

    Gostei da entrevista, foi bacana ver tudo o que está no Twitter. O Sarney é o pior dos brasileiros; exerce um mandato sem amparo moral, e o faz consciente. É muita covardia com a Democracia. Hoje, com sessenta anos, estou com esperança de ver o sarney banido da política, por vcs. Abcs e boa consciência a todos.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 22:39
    Enviado por: Luiz Fe

    No meu sentimento mais profundo odeio o CQC e Marcelo Tas. Humor baseado no esculacho, na avacalhação, na humilhação de quem está na sua frente. A mesma escola de José Simão, Mainardi, jornalistas da Folha, Veja e outras porcarias. E centenas de pessoas descelebradas seguem essa turma. Uma pergunta. Será que eu posso não gostar desse tipo de jornalismo? Ou não tenho essa liberdade?

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 22:46
    Enviado por: mario

    desde os tempos do varela esse cara já fazia historia das boas
    pena que a globo não pode contrata lo
    é rabo preso demais
    parabéns pelo diferencial constante

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 23:07
    Enviado por: Mauricio

    Fantástico Tas, sem emendas nem consertos. Viva a Internet, e põe revolução nisso. Eu não assisto TV há 4, 5 anos. Pra quê?? Outro dia cancelei a TV a cabo já com teia de aranha e fui no site da CNN. Cara vi a cobertura da morte do Michael Jackson ao vivo, em alta definição, sem pagar 1 centavo. TV de qualidade como o CQC ainda compete com a internet, o resto já era, passado.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 06/07/2009 - 23:52
    Enviado por: elis regina celli

    Sarney e ACM são exemplos da má políutica.De pessoas que chegam ao poder para aumentar seu capital, seu patrimônio.Sarney é o maior latifundiário do Maranhão.Mas o que fico surpresa é de como esses políticos sempre estão no poder.Realmente, é somente através de um movimento revolucionário que em primeiro lugar conscientize as pessoas de quem eles realmente são, para não serem novamente eleitos na próxima eleição.Afinal, são tantos que não poderiam estar onde estão.Sarney é um deles.Talvez por ser um estereótipo de tudo que há de ruim….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 00:00
    Enviado por: Wilson Justo

    Gente que sabe de comunicação falando sobre comunicação. É isso aí Tas!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 01:12
    Enviado por: Moiza

    Ainda bem que tem gente que pensa assim no BRASIL!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 01:46
    Enviado por: tuto ferraz

    em cima do muro
    serah q o mair problema do brasileiro nao eh a falta de posicionamento realmente firme?
    quantas pessoas vc conhece que dispensam o politicamente correto e/ou a falta de diplomacia e falam tudo exatamente como pensam?
    sem ficar tecendo meios elogios e.ou meias verdades soh pra nao comprometer esse ou aquele rabo preso?

    vc nao acha q a gente tah muito acostumado a ficar quase q sabendo totalmente a verdade, e ela eh sempre muito feia desde os tempos de que, gente da nossa geracao comecou a ouvir mais de perto de seres como Malufs e ateh Lulas sem tomar partido pq sempre teve dois lados?ou porque sei lah nao podia falar mal..lembro me de pequeno ter uma noia da policia de nao falar qq coisa na escola do que se falava em casa…
    pelo menos eu me sinto asim e acho q bastante gente tbem..

    uns mais informados outros como eu menos, mas nao com menos opinioes..mas qtas pessoas do seu convivio proprio tomaram algum partido seriamente! ateh o fim das consequencias tentando fazer soh o corrreto, que na minha opiniao nao eh tao dificil de discernir assim..
    se vc tomar por preceito basico , um ateh egoista, mas  muito valido, de nao fazer aos outros o q nao deseja q facam a vc?

    sei lah cresci ouvindo as palavras de De Gaulle que o Brasil nao era um pais serio…nunca quis acreditar nisso…mas tbem pouco fiz para nao acreditar..

    o que falta pra gente nao ser tao conformista com o que temos e achar q tah melhor do que pra muita gente?,…

    sera tao gde assim nosso potencial de pobreza que a possibilidade de sempre poder estar pior ,nos faz conformados com ter de pagar duas vezes mais caro pra ter um servico no minimo duas vezes pior que o resto do mundo desenvolvido, e ainda achar q estamos bem?

    pq o povo aceita uma tributacao tao alta e nao se incomoda com o sumico de todo esse potencial economico na mao de uns verdadeiros marginais que acabam com a chance de milhares de brasileiros gozarem de uma vida mais digna?

    nao eh duro ser um pais sempre potencialmente tao rico em tudo desde reservas naturais ateh cultura  e etnia, ficar soh no potencial?

    qdo vamos nos rebelar com quem quer q seja, nao a ponto talvez de revolucionar, pq a historia nos mostrou que na esmagadora maioria das vezes o revolucionario se torna igual ou pior ao seu tirano anterior, mas para pelo menos fiscalizar e se fazer respeitar em cima de uma etica nao tao dificil de se enxergar?..

    eu acho que precisamos de mais! todos nos!! e pensei que isso talvesse servisse pra te inspirar a fazer uma materia foda sobre isso, que pudesse dar uma saculejada nos que se identificam e se sentem ultrajados, mas estao muito acomodados pra sair do seu comodismo, e mais acomodados  ainda para comprometer seu status quo em nome de um ideal e bem maior..
    um abraco

    Tuto Ferraz

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 01:48
    Enviado por: tuto ferraz

    em cima do muro
    serah q o mair problema do brasileiro nao eh a falta de posicionamento realmente firme?
    quantas pessoas vc conhece que dispensam o politicamente correto e/ou a falta de diplomacia e falam tudo exatamente como pensam?
    sem ficar tecendo meios elogios e.ou meias verdades soh pra nao comprometer esse ou aquele rabo preso?

    vc nao acha q a gente tah muito acostumado a ficar quase q sabendo totalmente a verdade, e ela eh sempre muito feia desde os tempos de que, gente da nossa geracao comecou a ouvir mais de perto de seres como Malufs e ateh Lulas sem tomar partido pq sempre teve dois lados?ou porque sei lah nao podia falar mal..lembro me de pequeno ter uma noia da policia de nao falar qq coisa na escola do que se falava em casa…
    pelo menos eu me sinto asim e acho q bastante gente tbem..

    uns mais informados outros como eu menos, mas nao com menos opinioes..mas qtas pessoas do seu convivio proprio tomaram algum partido seriamente! ateh o fim das consequencias tentando fazer soh o corrreto, que na minha opiniao nao eh tao dificil de discernir assim..
    se vc tomar por preceito basico , um ateh egoista, mas  muito valido, de nao fazer aos outros o q nao deseja q facam a vc?

    sei lah cresci ouvindo as palavras de De Gaulle que o Brasil nao era um pais serio…nunca quis acreditar nisso…mas tbem pouco fiz para nao acreditar..

    o que falta pra gente nao ser tao conformista com o que temos e achar q tah melhor do que pra muita gente?,…

    sera tao gde assim nosso potencial de pobreza que a possibilidade de sempre poder estar pior ,nos faz conformados com ter de pagar duas vezes mais caro pra ter um servico no minimo duas vezes pior que o resto do mundo desenvolvido, e ainda achar q estamos bem?

    pq o povo aceita uma tributacao tao alta e nao se incomoda com o sumico de todo esse potencial economico na mao de uns verdadeiros marginais que acabam com a chance de milhares de brasileiros gozarem de uma vida mais digna?

    nao eh duro ser um pais sempre potencialmente tao rico em tudo desde reservas naturais ateh cultura  e etnia, ficar soh no potencial?

    qdo vamos nos rebelar com quem quer q seja, nao a ponto talvez de revolucionar, pq a historia nos mostrou que na esmagadora maioria das vezes o revolucionario se torna igual ou pior ao seu tirano anterior, mas para pelo menos fiscalizar e se fazer respeitar em cima de uma etica nao tao dificil de se enxergar?..

    eu acho que precisamos de mais! todos nos!! e pensei que isso talvesse servisse pra te inspirar a fazer uma materia f… sobre isso, que pudesse dar uma saculejada nos que se identificam e se sentem ultrajados, mas estao muito acomodados pra sair do seu comodismo, e mais acomodados  ainda para comprometer seu status quo em nome de um ideal e bem maior..
    um abraco

    Tuto Ferraz

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 02:01
    Enviado por: Marxin Leonov

    Só uma correção: O coronel não é amapaense, é maranhense mesmo… No Amapá ele só tem (uma) fazenda. Depoimento de um amapaense da gema.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 10:25
    Enviado por: Fabiana do RS

    Não é de hoje que Marcelo Tas nos passa a esperançosa perspectiva de uma TV aberta de qualidade.
    Ele é “O cara”
    Abraço fraterno.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 10:28
    Enviado por: Fabi RS

    Não é de hoje que Marcelo Tas nos passa a esperançosa prspectiva de uma TV aberta de qualidade.
    Abraço

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 10:29
    Enviado por: Vicente

    Na verdade quem escreveu essa matéria é que tava mesmo disposto a redigir a palavra “revolução”. Porque todas as vezes que o entravistado usou o termo foi por incitação (e insistência!) do entrevistador… ficou meio ridículo para o jornalista dada a clareza com que isso aparece ao leitor… uahuhauuhauhauh

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 10:32
    Enviado por: Gustavo

    Esse tal de Glauco (06.07.09 @ 11:14) deve ser parente do Sarney.
    Se o Tas é elogiado pela maioria é porque realmente o cara merece.
    A frase “eu acho o Sarney uma doença para o Brasil.” é perfeita!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 11:03
    Enviado por: Franciney de souza passos

    Que bom se em Manaus tivesse pessoas assim pra brigar por injustiças e falta de zelo pelo bem publico

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 11:25
    Enviado por: gil barbosa

    vindo do nordeste pra cá Sarney trouxe a tira-colo sua prática tacanha de exercício do poder. nos últimos sete anos o grupo político que ele comanda chegou ao governo do estado. nunca haviamos experimentando tamanha roubalheira no Amapá. Obras paradas, operaçoes da Polícia Federal, saúde e educaçao com índices horríveis. Esse senhor que diz-se um democrata e um benemérito do povo amapaense está aos poucos transformando o nosso estado num Maranhao é só olharmos os números de IDH que estamos experimentando. E pensar que o mandato dessa ameba vai até 2014, enquanto isso eu um amapaense da República do Cunani, tenho que aguentar esse embuste…. Ajuda aí o meu…. Fora Sarney!!!!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 12:05
    Enviado por: EDUARDO CARDOSO

    Taz, pode parecer irônia, mas nunca tive a oportunidade de direcionar a palavra virtual diretamente a você. Não tenho nenhuma das ferramentas atuais: Twitter, Orkut, FaceBook etc. Mas enfim, vamos deixar de “leriado”. Primeiramente quero parabenizá-lo pelos pensamentos, conceitos e valores que não só você mas como toda a equipe do CQC incluindo produtores e a “moça da cafezinho” (como todo artista sempre diz, já tornou jargão), pq tenho certeza que este trabalho feito pelo CQC só é viável contando com a contribuição de todos. Se nosso espaço mediático fosse composto de jornalistas e apresentadores como você e toda a equipe CQC tenho certeza que o cenário político e até mesmo os “porcos” que compõem este cenário seriam um poquinho mais honestos, fariam menos caixa dois e desviariam menos verba. Não quero delongar muito. Forte abraço Taz e continue assim, com essa personalidade forte que leva princípios aos que não o tenham (políticos).

    Sou seu fã cara.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 12:09
    Enviado por: Vanessa

    O Tas como sempre mandando bem. Só elogios para ele….Adooooro!

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 12:56
    Enviado por: Virgínia Heine

    Excelente! Fala lúcida e contundente. É de gente assim que nosso país preguiçoso precisa. Este rapaz é sério, por isso sabe lidar com humor. Talvez, realmente, apenas através da internet é que a gente possa produzir uma voz de mudança no Brasil. E, como diz Marcelo Tas, a mudança efetivamente se dará pela educação, e citou muito bem o exemplo da Coréia (a que eu acrescentaria o da Irlanda). Mas até (e para) que se chegue à educação será necessária uma pressão da sociedade civil, caso contrário a casa continuará sendo construída a partir do telhado, em que se priorizam cotas universitárias no lugar do ensino de base. E para isso, contrariando a vontade de gerações de herdeiros desses aprendizes de políticos tupiniquins, talvez a internet seja o instrumento de viabilização de mudança, através da construção de uma “voz digital”.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 13:14
    Enviado por: Vinícius Novais

    Marcelo Tas foi modesto ao NÃO falar: – Fui eu quem popularizou o Twitter aqui no Brasil”.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 13:30
    Enviado por: @urielmarques

    Pessoal, vamos apoiar a nova tag #saibavotar … Vamos demonstrar na prática o que o Marcelo Tas está dizendo.. Concordo plenamente com utdo, ex celente entrevista…Parabéns

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 14:38
    Enviado por: Juarez

    Parabéns pela iniciativa e parabéns pola entrevista… pena q vc colocou somente contra o Sarney, era para ter falado tb dos outros senadores como o Mão Santa q só quer ser honesto e o Arthur Vigilio, pois sao os q mais criticam e, também estão envolvidos na lama, digo isto porque a midia só fala do sarney e esquesse os outros….

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 15:03
    Enviado por: Renata

    A inteligencia e sabedoria do Tas sempre me surpreendem. Ele sempre se supera, e eu concordo em numero, genero e grau com o que ele falou. E chega de Sarney! 54 anos no poder e num fez nada que preste. “Sarney é uma doeça pro Brasil”

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 15:17
    Enviado por: Marcelo Melo

    Acredito que o problema da instituição senado e bem mas profundo,sarnei e os mais de 600 atos secretos,somente representam a ponta de um grande novelo que se arasta como novela ao longo da história dessa inigualável instituição,cheias de coroneis.
    O problema não é oq se sabe e sim oq ainda não se descobriu,por exemplo, que tipo de ligação tem o Sarney com furnas e energias? haja visto ter mais de20 anos que este exerce sua administração de maneira direta ou indiretamnete.
    Acrise irá acabar em pizza pois o sistema politico que hoje se têm não impõe punições.
    Todos os Cogressistas se espremer só sai um tipo de caldo.
    Nós brasileiros mais exclarecidos precisam levantar bandeiras,mas como mobilizar a sociedade para atuar na defesa do Estado democrático,se os grandes meios de comunicação trabalham sobre a ideologia do capitalista e não civilista(dever cívico)os congressistas atacaram frontalmente a Costituição Brasileira.
    A crise em questão é um atentado democrático,não houve somente quebra de decoro,mas um atentado contra a Constituição.
    Aqueles que a sociedade incumbiu em defeder o Estado democrático agem em defesa de seus proprios interesses.
    O executivo interfere no legislativo,e o judiciário fica olhando pacificamente tudo está acontecendo tendo como desculpa “em nome da gorvenamentabilidade”.
    Nos vivemos um governo ou um estado democrático de direito?
    Qual o papel do Ministério Público como guardião da sociedade?

    No Brasil quem está legislando?
    Quem está executando?
    Quem está fiscalizando?

    A sociedade não possui meios a não ser os consagrados mecanismos agora sucumbentes de nossa “democracia” em funcionado poderiam fazer frente perante esses problemas.
    A ideia de Prlamento segundo Montesquiê já previa que a casa legislativa deveria ser de vidro e todos os atos dos parlamentares deveriam ser assistidos pelo povo.
    O nosso congresso nacional mas parece uma concha, não somente pelo formato mas pela forma de agir.

    Qual o tipo de sociedade que estamos construindo?
    Estaria se cumprindo a maxima que afirma : “se não pode vence-los juntem-se a eles” seria por isso que todos querem exercer cargos políticos?
    Fica aqui a frustração de Um Brasileiro apaixonado pelo País,que entende que aqueles que possuem sentimentos compativeis agirão em defesa do Estado Democrático de Direito.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 18:28
    Enviado por: Tatiane Vargas

    O Tas é um cara inteligente e perspicaz, e por isso mesmo não entendo o que ele faz capitaneando o CQC quando se tem dois caras ao lado que fazem piadas de mau gosto e duplo sentido constante. Humor inteligente não é isso.
    Também não vejo nenhuma genialidade nos quadros em que os outros rapazes perseguem e incomodam políticos. Se o lance é ser uma pedra no sapato dessa corja parlamentar, que seja feito com um humor menos apelativo.
    Enfim, só não discordo do pessoal que elogiou o cara aí em cima porque há anos o Tas é conhecido como um ótimo comunicador.
    Só acho que destoa da proposta do programa em que está trabalhando agora.
    E sobre o Twitter, é fato que aproximou muito pessoas e empresas de mídia da pessoa física, ou seja, do seu consumidor. Pena que tem muita gente que chegou “ontem” na ferramenta e a orkutizou.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 07/07/2009 - 20:59
    Enviado por: Farah

    Ainda estou pra descobrir por que é que o povo baba TANTO ovo desse Marcelo Tas. O cara só falou mais do mesmo. Cadê a novidade?

    Isso tá parecendo síndrome de subcelebridade. Tantos anos no mercado e só agora conseguiu aparecer, graças a um programa de humor duvidoso, imitando o Pânico. Se bem que a maioria dos que babam ovo são paulistas…

    Desse jeito, tá parecendo que as maiores “obras” dele são a tal pergunta ao Maluf e a campanha #forasarney.

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 08/07/2009 - 09:27
    Enviado por: Alexandre Sena

    Gravei um podcast falando sobre o movimento #forasarney . Embora ache a mobilização válida, acredito que uma eventual renúncia do senador do Amapá se deverá menos às manifestações dos internautas e mais por questões eleitoreiras (o apoio de Sarney e do PMDB é vital para a candidatura Dilma Rousseff, e os tucanos sabem disso!)

    http://alexandresena.jor.br/podcasts

    responder este comentáriodenunciar abuso
  • 13/07/2009 - 20:21
    Enviado por: Vera

    Tas, a entrevista está pra lá de ótima, assim como é excelente o seu Blog, o CQC, seu Twitter (sou sua seguidora) e todos os seus outros trabalhos. Só não concorco quando você diz que o #forasareny é feito pela “molecada”. Tem bastante gente que está bem longe do tempo em que foi jovem e também está trabalhando no #forasarney – eu, por exemplo. Se quiser me seguir ficaria muiot feliz: http://twitter.com/Veluca – #FORASARNEY!

    responder este comentáriodenunciar abuso

Deixe um comentário: