PUBLICIDADE

Entidade francesa protetora de copyright é acusada de pirataria

Quem diria: depois de causar alvoroço no mundo, a legislação francesa de proteção ao copyright está sendo acusada de cópia. O logotipo da autoridade usa a tipografia Bienvenue, concebida pela France Telecom nos anos 2000 e regulada por uma licença de uso exclusivo.

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:
 Foto: Estadão

A Lei Hadopi foi aprovada no ano passado e acabou de entrar em vigor. O nome é uma abreviação para “Haute Autorité pour la diffusion des oeuvres et la protection des droits sur Internet” (alta autoridade pela difusão das obras e a proteção dos direitos na Internet).

A legislação cria uma autoridade independente para fiscalizar o uso da web. As penalidades são progressivas: e-mails de advertência, cartas de aviso e, no final, a suspensão da conexão à internet de quem burlar a legislação de direitos autorais.

A lei também estabelece que os detentores de direitos podem denunciar os IPs de quem supostamente usar conteúdo ilegal.

 Foto: Estadão

O órgão responsável pela fiscalização (o Hadopi) não pode condenar o usuário. Essa é uma tarefa para a Justiça. Sua função é fiscalizar o cumprimento da Lei, o que já é suficiente para criar polêmica e despertar protestos a favor da liberdade na rede.

Tanto é que o logotipo foi lançado na sexta-feira (8), mas já ganhou várias versões engraçadinhas. Dá uma olhada:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.