PUBLICIDADE

Empresa cria capa que carrega celular sem ligar na eletricidade

Utilizando frequências externas de rádio, acessório consegue transformar as ondas em energia, abastecendo a bateria

Por Redação Link
Atualização:

REPRODUÇÃO

PUBLICIDADE

A bateria de celular é o grande drama na vida dos usuários. O aparelho passa horas ligado na tomada e, mesmo assim, acaba descarregando logo, especialmente com o uso intenso de aplicativos. Para atacar o problema, a startup americana Nikola Labs está desenvolvendo uma tecnologia que promete mudar o conceito de recarga de celulares.

A empresa criou uma capa para iPhone que capta as ondasque o telefone transmite ao se conectar a torres de telefones celulares e roteadores Wi-Fi. O acessório consegue converter todo esse material em eletricidade, alimentando a bateria e transformando-o em um dispositivo autossuficiente.

A capinha especial foi inventada por porChi-Chih Chen, professor associado de pesquisa de engenharia elétrica e informática na Universidade Estadual de Ohio. De acordo com Will Zell, presidente da Nikola Labs, o produto pode acrescentar de 25 a 30% mais bateria ao aparelho enquanto espera pelo próximo carregamento na eletricidade.

Para Zell, em entrevista ao site MIT Technology Review, ainda há ceticismo quando o assunto é recarga de celulares através dacoleta de ondas de rádio. “A tecnologia funciona porque a colheita é feita perto da antena de transmissão no telefone e ele está capturando apenas ondas de rádio que não são necessários para a comunicação, evitando queda na qualidade da ligação.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.