Elon Musk doa US$ 10 mi para robôs não irem longe demais

Empreendedor e investidor teme que inteligência artificial avance ao ponto de os humanos perderem o controle da situação

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

SÃO PAULO – Elon Musk fez uma doação de US$ 10 milhões para pesquisas que tenham por objetivo avançar questões ligadas à segurança da inteligência artificial. Responsável pela empresa de automóveis Tesla e de aeronaves espaciais SpaceX, Musk já disse considerar inteligência artificial “potencialmente mais perigosa que bombas nucleares” e teme que O Exterminador do Futuro bata na sua porta em um futuro próximo.

PUBLICIDADE

Segundo Musk, “é melhor tentar evitar que uma circunstância negativa ocorra do que esperar ela acontecer para, aí, ser reativo”, disse Musk.

“Nesse caso, há uma série de possíveis consequências negativas, algumas delas bem graves. Não está claro se conseguiríamos nos recuperarmos de alguns desses cenários”, diz. “Na verdade, você pode construir cenários em que a recuperação da civilização humana não ocorra. Quando os riscos são graves assim, me parece que você deve ser proativo e não reativo.”

 

A verba será distribuída através de concursos gerenciados pela Future of Life Institute (Instituto pelo Futuro da Vida). Os trabalhos podem ser executadas por pesquisadores de instituições acadêmicas ou empresas.

O financiador das pesquisas assinou ao lado do astrofísico Stephen Hawking uma carta aberta em nome da FLI que diz que cientistas envolvidos com pesquisas na área devem se preocupar que ela não só avance, mas também que seja cada vez mais benéfica à humanidade.

O FLI sugere ainda alguns possíveis temas, que devem guiar os pesquisadores, como o impacto econômico de inteligência artificial (de olho na possibilidade de cada vez mais a automatização dos serviços suprirem tarefas realizadas por humanos, afetando empregos) e questões éticas (relacionadas a carros e armas autônomos).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.