'É o fim de Hollywood'; diz Kim Dotcom sobre Popcorn Time

App pirata de streaming de filmes foi abandonado por desenvolvedores no último fim de semana, mas foi ressucitado por entusiastas

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

Kim Dotcom, o criador do Megaupload, acredita que Hollywood precisa oferecer serviços mais inteligentes para as pessoas. FOTO: Reuters

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Kim Dotcom, o criador do Megaupload, é um homem de posições firmes e polêmicas. Dessa vez, o alemão soltou algumas frases fortes a respeito do Popcorn Time, aplicativo que faz streaming pirata de filmes via torrent, oferecendo aos usuários os últimos lançamentos da sétima arte e opções de legenda. “É o fim de Hollywood”, acredita Dotcom, que já passou um tempo na cadeia após ser processado por violação de direitos autorais.

O Popcorn Time, que ganhou os holofotes da internet na semana passada, teve seu desenvolvimento abandonado por seus criadores originais no último fim de semana – o arquivo de instalação do app chegou até a ser deletado por eles mesmos do Mega, site criado por Dotcom após o fim do Megaupload. Entretanto, um grupo de desenvolvedores denominado YTS e conhecido na rede como YIFY prometeu retomar o aplicativo.

“O Popcorn Time e outros aplicativos semelhantes mostram aonde a estrada vai acabar para Hollywood. É uma briga de gato e rato, que a indústria só poderá ganhar oferecendo serviços inteligentes de internet”, avaliou Dotcom – há quem diga que ele tenha feito uma referência ao Netflix, já considerado um exemplo de sucesso na monetização do cinema após a exibição nas salas de cinema.

Para Dotcom – que recentemente criou um partido na Nova Zelândia e lançou um disco de música eletrônica – a solução não é o combate agressivo à pirataria:”fechar o Megaupload não ajudou a erradicar os piratas – eles estão cada vez mais fortes, e retirar seus serviços do ar será cada vez mais difícil para a indústria”, explicou ele.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.