PUBLICIDADE

'Compartilhar o que é seu é direito de todos'; diz Chorão do Charlie Brown Jr.

Chorão é líder e vocalista da banda Charlie Brown Jr., que nasceu em 1992, em Santos. Aos 39 anos, ele está lançando o décimo CD do grupo: “Camisa 10 (Joga Bola Até na Chuva)”. Ele pode até estar querendo evitar se envolver em polêmicas, como demonstrou em recente entrevista ao Jornal da Tarde, mas suas opiniões fortes sobre compartilhamento e pirataria são bem interessantes. Em entrevista, por e-mail, Chorão afirmou: “Compartilhar o que é seu é direito de todos”. O resultado dessa conversa, você confere aí embaixo:

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

“Se (o nosso trabalho) foi afetado (pela internet), foi de maneira positiva. A web ajuda muito na divulgação e é um veículo de comunicação direto e democrático. Artistas novos e estabelecidos podem e devem se adequar a linguagem de comunicação e consumo de sua época”, pondera.

PUBLICIDADE

“Compartilhar o que é seu é direito de todos. A internet é apenas um veículo, pois em menos intensidade o vinil já virou um fita k7, que foi parar na mão de um amigo e por aí vai…”, observa.

E continua: “Pirataria é outra coisa. É você comercializar o que não lhe pertence. Quando deixa de ser apenas um modo de compartilhar arquivos, músicas etc. e vira um ‘business’ de pessoas alheias, os autores com certeza sofrem um dano moral e financeiro”.

“Mas ainda assim o CD pirata acaba levando o som da banda para aqueles que não têm condições de pagar o preço estabelecido para um disco e, definitivamente, quem compra CD pirata não são as mesmas pessoas que compartilham seus arquivos na internet”, conclui.

Esta entrevista é a sexta de uma série que o Link está publicando com alguns artistas e executivos das principais gravadoras sobre o presente e o futuro da música na era digital.

Leia mais: * ‘Estamos deslumbrados com o avanço tecnológico. Não questionamos mais nada’, diz Fred 04, do Mundo Livre S/A * ‘Download legal está com dias contados. Pessoas não pagam pelo que é ofertado de graça’, diz John Ulhoa do Pato Fu * ‘Vai ser ‘brega’ uma pessoa dizer que tem álbum pirata’, diz Henrique Portugal do Skank * ‘Só quem ganha com a pirataria (física) são os pilantras’, diz Tiaguinho do Exaltasamba * ‘A internet é uma ‘terra sem lei”, diz cantora Claudia Leitte

Leia também (Link no papel): * Lily Allen vs. Thomas Edison. O chilique da cantora inglesa contra o P2P não é novidade: música sempre olhou torto para o novo * Entrevista Gerd Leonhard

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.