Notícias de Tecnologia

Sábado, 20 de Dezembro de 2014

18 de junho de 2014 13h58

Dinheiro do Alibaba deve financiar compras do Yahoo!

Em entrevista, Marissa Mayer afirma que venda de fatia do site chinês, do qual o Yahoo é sócio, deverá facilitar aquisições

Por Redação Link

Gestão. Marissa Mayer, presidente do Yahoo, sofreu críticas por acabar com o home office FOTO: Soraya Ursine/Estadão

Fernando Scheller
Enviado especial a Cannes

Prestes a completar dois anos no comando do ‘vovô’ da internet Yahoo, a executiva Marissa Mayer foi ao Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade para revelar a nova estratégia da empresa: o investimento em conteúdo de mídia e redução da dependência da ferramenta de buscas, que ainda responde por 40% das receitas da companhia.

Em resposta à pergunta do Estado, único veículo latino-americano a entrevistá-la, Marissa disse que o dinheiro para novos investimentos virá da venda de ações do Alibaba, empresa da qual o Yahoo é sócio. A porta de saída seria a abertura de capital do e-commerce chinês nos EUA, prevista para agosto.

Mesmo depois de gastar mais de US$ 1 bilhão na ferramenta de blogs Tumblr, que o Yahoo ainda não conseguiu transformar em fonte constante de receita, a companhia ainda está de olho em novas compras. No radar estão serviços de vídeos. No passado, a empresa fez uma oferta pelo Hulu, que não foi adiante depois que o valor pedido também chegou à casa do bilhão de dólares. “Ainda não encontramos a aquisição certa em vídeos”, disse a executiva.

Marissa não deu detalhes do porcentual que o Yahoo está disposto a vender no Alibaba. Em 2012, depois de se desfazer de uma fatia do negócio, a companhia distribuiu cerca de US$ 6 bilhões em remuneração a acionistas e, mesmo em dificuldades, ainda guardou dinheiro para compras como a Tumblr e o lançamento de novos serviços criados dentro de casa, como o Yahoo Screen, site de vídeos semelhante ao YouTube. Ela diz que, com a venda de mais uma participação no Alibaba, uma nova rodada de pagamentos a acionistas deve ser feita.

Análises publicadas na imprensa internacional apontam que o valor coletado pelo Yahoo com a venda da fatia no Alibaba pode ficar entre US$ 8 bilhões e US$ 15 bilhões.

Até agora, o maior êxito de Marissa em quase dois anos à frente do gigante de internet foi estancar a “sangria” de receita que assolou o Yahoo em 2011 e 2012. No ano passado, o resultado ficou estável. “Considero o atual estado da empresa bom”, disse. A executiva afirmou ainda que nunca esperou reverter definitivamente os problemas do negócio em um período inferior a três anos. “Isso ainda me dá algum tempo.”

Enquanto não coleta dinheiro novo e ganha fôlego para uma nova aquisição no setor de vídeos, o Yahoo aposta suas fichas em um serviço para concorrer com o YouTube, do Google: o Yahoo Screen. Para atrair usuários para sua plataforma, a empresa aposta em parcerias – fechou, por exemplo, acordo com a Live Nation para exibir um show de música por dia em sua plataforma, durante 12 meses.

Em palestra no Cannes Lions, ontem, Marissa afirmou que a ideia é que o serviço de buscas seja apenas um dos quatro pilares do Yahoo, ao lado de vídeos, experiências em aplicativos móveis e redes sociais. Segundo Marissa, o tráfego nas ofertas do Yahoo para celulares e smartphones subiu 30% no último ano.

Para atrair a atenção e reter o visitante, a empresa aposta na curadoria de conteúdo, tendo atraído para o site nomes importantes do jornalismo americano, como a âncora Katie Couric. A companhia já lançou cinco revistas eletrônicas em inglês e se prepara para se aventurar no terreno da Netflix, com produção de conteúdo de TV para a web.

No caso do Tumblr, a empresa vem mudando a cobrança de anúncios na ferramenta de blogs, com investimento em “publicidade nativa”, que tenha relação com o conteúdo que o usuário está visitando. Embora admita que a presença da publicidade no Tumblr seja “bastante leve”, Marissa diz que o produto cumpre seu papel numa empresa com 20 anos de internet: o de rejuvenescimento. “Quando fechamos a compra, 91% dos usuários do Tumblr tinham menos de 34 anos”, disse.