Dell divulga falha de segurança em novos laptops

Certificado para ajudar suporte aos usuários tem brecha vulnerável para ataques hackers; empresa não divulgou número de PCs ou modelos afetados

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:

Reuters

 Foto:

PUBLICIDADE

A Dell, uma das maiores fabricantes de PCs e notebooks do mercado, disse na última segunda-feira, 24, ter descoberto uma falha de segurança em modelos recentes de laptops. De acordo com a empresa, a brecha de segurança poderia facilmente deixar hackers acessarem dados privados dos usuários.

Um programa pré-instalado em alguns dos novos modelos da Dell – e que só pode ser removido manualmente pelos consumidores – permite com que hackers possam ler mensagens encriptadas e também redirecionar o tráfego de navegadores de sites confiáveis para endereços suspeitos.

Leia também:Dell anuncia aquisição da EMC por US$ 67 bilhõesMicrosoft vive “revolução cultural” 40 anos após fundação 

“A situação é relacionada a um certificado criado para providenciar uma experiência de suporte aos consumidores melhor, mais rápida e mais fácil”, disse a Dell à Reuters. “Infelizmente, o certificado criou uma vulnerabilidade de segurança”.

A empresa se negou a dizer quais são os computadores ou que modelos específicos foram afetados. O software, por sua vez, começou a ser instalado em laptops em agosto, segundo uma porta-voz da empresa. A Dell declarou ainda que sistemas futuros não conterão o bug.

A Dell disse também que providenciará aos consumidores instruções sobre como remover o certificado por email e também as divulgará em site oficial. A previsão, no entanto, é que este seja um processo altamente técnico e pouco acessível para a maioria dos usuários.

Publicidade

Segundo a Dell, a falha de segurança dos notebooks é semelhante à Superfish, brecha encontrada em computadores da Lenovo no início deste ano.

Procurada pelo Estado, a Dell Brasil não respondeu às solicitações da reportagem para dizer como o problema afeta os PCs comprados no País.

/ COM AGÊNCIAS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.