PUBLICIDADE

De quem é a marca App Store?

Microsoft argumenta que nome é genérico; Apple retruca e diz que é tão genérico quanto 'Windows'

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

App Store é a loja de aplicativos da Apple — a primeira do tipo. Foi lançada em 2008 e orientou a chegada das concorrentes ao mercado operando em relativa tranquilidade. Até agora. O nome virou motivo de briga. A Microsoft alegou no início de janeiro que a marca não poderia ser usada porque é um conceito genérico (“App Store” é simplesmente “loja de aplicativos”) ao qual a Apple dá um uso secundário.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

A Apple, porém, argumenta que a Microsoft também usa termos genéricos. Por exemplo, “Windows” (janelas). Isso deveria ensinar à Microsoft que, para determinar se a palavra é genérica, é preciso levar em conta muitos aspectos — principalmente o significado da palavra para os clientes.

Segundo a Apple, nunca houve problemas quando a empresa se dirigiu aos concorrentes que usavam o termo “App Store” para lojas de aplicativos.

A Microsoft — cuja loja chama-se Marketplace — afirmou que o próprio Steve Jobs havia se referido às lojas de aplicativos de outras empresas como “App Store”. A loja da Apple foi a pioneira e orientou o mercado de aplicativos que surgiu após o lançamento da loja, em 2008.

A autoridade de patentes dos EUA definirá quem está com a razão.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.