Coletânea de bizarrices

Bastaram alguns minutos para que cenas indigestas e improváveis fossem achadas no Street View

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Foi uma questão de minutos. Ao mesmo tempo em que os brasileiros iam redescobrindo suas cidades com o Google Street View, começaram a surgir blogs para coletar as imagens curiosas, indiscretas e engraçadas – além daquelas sem nenhuma graça – captadas pelos carros do Google.

Dois deles surgiram quase ao mesmo tempo: o Street Viu e o Porra, Google Street View BR. Foram eles os responsáveis por divulgar as imagens que já ficaram célebres (para o bem e para o mal), como o homem vomitando diante de um orelhão em Belo Horizonte ou o cadáver decapitado no Rio de Janeiro.

 Foto: Estadão

O Google avisou que removerá algumas imagens impróprias, mas os responsáveis por esses sites dão o devido printscreen para que a cena seja eternizada. Quando a imagem é só curiosa, eles passam o link direto para as imagens no mapa. Além das tragédias, há várias cenas de pessoas fazendo graça e erros na captura das imagens. E eles pedem: se você viu algo engraçado, curioso ou que mereça algum tipo de registro, envie a dica para lá.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Os sites seguem a linha de alguns outros que já existem fora do País, como o Street View Fun, Street View Funny e o StreetViewr, que coletam e promovem votações das imagens mais bizarras captadas pelas câmeras.

O Brasil e suas particularidades, já está listado neles. O Street View Funny organizou até um top 10 das cenas brasileiras: estão ali um homem urinando na rua, uma garota em uma pose indiscreta, um cachorro fazendo suas necessidades e o Sambódromo em pleno carnaval.

Não quer aparecer?

Caso você não queria que sua foto ou a de sua casa apareçam no Street View, o serviço tem uma ferramenta bem simples para que pedidos de remoção de imagens sejam feitos e enviados para análise. Segundo o advogado especialista em direito de tecnologia da informação Alexandre Atheniense não há uma regra específica sobre a retirada de conteúdos desse tipo da rede, mas o artigo 5º da Constituição assegura o direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas.

Publicidade

Assim, a avaliação deve ser feita caso a caso para verificar se a imagem invade a privacidade do usuário. Alexandre afirma que o Google tem um histórico de ineficiência na retirada de conteúdos denunciados pelos usuários e, em muitos casos, apenas o acionamento da Justiça resolveu o problema. /CARLA PERALVA

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.