PUBLICIDADE

Cidade chinesa cria faixa exclusiva para usuários de celular

Em Chongqing, pedestres podem escolher entre calçada normal ou 'pista' voltada para usuários de celular

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

CHONGQING – Quem nunca tropeçou, quase bateu a cabeça no poste ou esbarrou em ninguém enquanto andava na rua usando seu smartphone? Buscando prevenir esse tipo de acidentes, uma cidade chinesa teve uma ideia criativa: a partir de agora, pedestres de uma rua de Chongqing têm opções no percurso de uma calçada de 165 metros, podendo andar em uma faixa normal ou em uma faixa exclusiva para quem está usando seu celular.

PUBLICIDADE

“Existem muitos idosos e crianças na nossa rua, e andar com um celular pode causar acidentes desnecessários por aqui”, disse Nong Cheng, responsável pelo marketing do grupo responsável pela área central de Chongqing.

A ideia é baseada em um experimento conduzido pela National Geographic no começo desse ano em Washington DC (EUA), supostamente feito para aumentar os cuidados com a falta de atenção que muitas pessoas têm ao usar seus smartphones enquanto andam por aí.

O problema de se andar por aí sem prestar atenção em nada além da telinha à frente não é exclusivo da China. De acordo com a Universidade de Washington, um em cada três americanos está ocupado com um smartphone ou outro tipo de dispositivo enquanto atravessa a rua em cruzamentos perigosos. Além disso, o departamento de transportes dos EUA estabeleceu recentemente uma conexão entre a quantidade de atropelamentos e mortes de pedestres e o uso de smartphones.

Entretanto, a prática de faixas exclusivas para quem está usando um smartphone não parece bem sucedida: logo após a introdução da faixa em Chongqing, ela parecia não fazer muito sucesso. “Quem está usando smartphones não usou a faixa exclusiva na calçada. Eles nem notaram que ela existia!”, dizia Nong.

 Foto:

/ ASSOCIATED PRESS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.