PUBLICIDADE

Chip do iPhone 4 não tem nada de novo

Micro SIM, usado no iPad 3G e no iPhone 4, é um padrão que não foi adotado pela indústria, com exceção da Apple

Por Filipe Serrano
Atualização:

Os minúsculos chips de celular podem ficar ainda menores daqui para frente. Tudo porque a Apple resolveu empurrar um antigo padrão de cartão de identificação (SIM card) cerca de 50% menor, o Micro SIM.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

 

PUBLICIDADE

Apontado por alguns como a “evolução dos SIM cards”, o chip usado no iPhone 4 e no iPad 3G, o Micro SIM, é na verdade um padrão de chips definido no fim de 2003. A indústria de celular nunca tinha adotado esse formato. Até o iPad 3G e o iPhone 4.

A diferença entre o Micro SIM e os cartões tradicionais é apenas de tamanho. Não existe nenhuma vantagem real, como explica Gustavo Ullman, diretor de telecomunicações da GD Burti, a representante brasileira da alemã Giesecke & Devrient, primeira empresa a desenvolver SIM cards. “Basicamente é um desafio de produção para fazer um corte menor”, diz.

Ullman trabalhava na Alemanha, quando em agosto de 2009 a Apple começou a pedir amostras de Micro SIM para fazer testes. Para ele, a iniciativa de adotar o padrão que ninguém utiliza pode ser tanto uma estratégia comercial – o que impede de usar o chip em outros celulares – e de marketing, para parecer uma tecnologia nova. No Brasil, a Vivo já comercializa o modelo menor. Outras operadoras que devem vender o iPhone 4, fizeram encomendas.

Personal Nerd – SIM-o-quê?!

SIM Card: São os chips usados nos celulares. Eles carregam informações para identificar cada cliente da operadora, além de armazenar contatos e aplicações

Publicidade

Micro SIM: Quem comprar um iPhone 4 ou um iPad 3G pode até cortar o chip atual para caber nos aparelhos, mas isso não é recomendado. Usuários de iPhone 4 não poderão usar o chip em outros celulares

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.