Estadão.com.br

Chip com tudo dentro

Por Tatiana de Mello Dias

Os brasileiros ganharão uma nova identidade. O documento servirá como identificador não só na vida comum como na digital. E reunirá, em um só cartão, uma porção de dados. Só não se sabe ainda exatamente o quê.

O Registro de Identificação Civil (RIC) deve chegar a alguns brasileiros ainda em 2010. Ele parece um cartão de banco com chip e guardará documentos como CPF, carteira de motorista e título de eleitor, além de informações como filiação e tipo sanguíneo. A proposta é que ele desburocratize o uso e garanta mais segurança. O RIC cadastrará os brasileiros biometricamente e atrelará um número de dez dígitos às impressões digitais. Um sistema parecido já foi adotado há três anos em Portugal (o Cartão de Cidadão) e está sendo implementado no Chile.

O RIC brasileiro deve dar acesso a serviços públicos e privados. Além de armazenar informações biométricas, o chip de 64 kilobytes suporta aplicativos. Poderia ser usado, por exemplo, para transporte público ou cartão de crédito. “O chip pode ter chaves para várias coisas. De cadastro na previdência a parcerias público-privadas”, diz Rafael Thomaz Favetti, coordenador do Comitê Gestor do RIC criado pelo Ministério da Justiça (MJ).

As funções exatas do RIC começam a ser definidas a partir desta semana, quando se reunirá o comitê responsável pelo tema, formado por representantes de ministérios e de regiões do País. O que está em jogo são três questões fundamentais: cidadania, segurança e privacidade.

“Ele nasce como um documento de identificação civil tanto no mundo físico quanto no eletrônico”, diz Célio Ribeiro, presidente da Associação das Empresas de Identificação em Tecnologia Digital (Abrid), organização que está assessorando o projeto.

A reunião das identidades civis levanta algumas discussões. O advogado Marcel Leonardi, professor da Fundação Getúlio Vargas, teme a insegurança. “O sistema ignora o princípio básico de você ter credenciais diferentes para finalidades distintas para que, em caso de falha, o sistema inteiro não se comprometa. Basta pensar: você não usa a mesma chave para o carro e a casa”, diz Leonardi. “Afinal, você não vai querer acordar casado com uma estranha porque hackearam o seu RIC”, brinca.

O diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, Marcos Elias Araújo, explica que o chip não armazenará todas as informações. “A única coisa que ele vai ter são os dados que já estão no RG e links para as bases de dados.” O fato é que esses links levariam a diferentes bases de dados. Mesmo assim, o governo diz que o documento é seguro. “Você pode pegar toda a estrutura de segurança do atual RG e multiplicar por mil”, diz Favetti. Para Renato Martini, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão ligado à Casa Civil, o que garantirá a segurança do novo sistema é a biometria. “O nome estará vinculado às digitais de forma unificada em todo o território nacional. O brasileiro não poderá mais ter 15 identidades. Isso mata as fraudes.”

O ITI quer que o chip tenha um certificado digital. Ele funcionaria como uma assinatura eletrônica que permitiria acessar serviços como voto em trânsito pela internet. “Estamos migrando para a vida civil eletrônica. Todos os sistemas do governo estão se tornando digitais”, diz Martini. “Não existe exercício de direito que não se anteceda por uma forma de identificação. Qualquer direito que você for exercer, você antecede esse ato com uma identificação”.

O problema é que o certificado digital encarece muito o documento – enquanto a carteira comum sairia por cerca de R$ 15, o certificado elevaria o preço para até R$ 150.A solução proposta pelo governo é a que a certificação seja opcional. Quem quiser, paga. “Não será um serviço doado como a carteira”, diz Favetti.

“A questão é: até que ponto esse certificado será obrigatório? O País já tem várias dificuldades, e o preço do certificado é proibitivo”, alerta Alexandre Atheniense, advogado especializado em tecnologia da informação. “Isso está criando um mercado para as certificadoras.” A expectativa do governo é que o valor caia com a adesão em massa.

—-
Leia mais:
RIC estreia no interior
Concentração de dados no chip pode expor cidadão
Personal Nerd: Identificador digital
Edição do ‘Link’ de 23/08/2010

Tópicos relacionados

52 Comentários
  • 23/08/2010 - 00:55
    Enviado por: Jose de Lemos

    é o grande irmão do livro l984 que esta chegando amigos,,,,,,,,,,,
    prepare-se

    666

    o apocalipse final

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 07:58
    Enviado por: Afonso Martins

    Se perder um um RG já dá uma p. dor de cabeça, imagina um chip com tudo… Mas sem duvida um grande passo para o Cadastro Único (CU) do brasileiros. Assim com o Cadastro Único(CU) você resolve tudo: no banco, na fila do INSS, na hora de pagar imposto, etc ect… (desculpe o plágio Ary) rsrsrsrs

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 08:10
    Enviado por: Albert Chirac

    Está parecendo a minha querida FINLÂNDIA . Ou mesmo a minha querida NORUEGA . São países ao norte da Europa , em que os cidadãos com c maiusculo possuem uma só identificação para tudo.
    Ao que parece o BRASIL está querendo ser uma FINLÃNDIA OU UMA NORUEGA . Agora com identificação única, a carteira de identidade terá um chip com todos os seus dados . Mas não fique feliz , porque a turma do come quieta não morreu. Mesmo com a carteira contendo todos os seus dados, como cpf, titulo de eleitor , carteira de identidade, carteira de trabalho, pis pasep , voce vai ter que ter todos estes documentos. Ficou claro ? Isto nao eh uma propaganda da OI telefonica ou da Claro Telefonica ! Eu perguntei se ficou claro ! Mesmo com o super documento de identidade , voce tera que tirar a carteira de cpf plastificada , a carteira de pasep plastificada, a carteira de título de eleitor (voce viu o programa do governo , né, agora eh lei), e todos os outros documentos. Isto eh Brasil , sil , sil, pra burro só falta pena .
    Mas burro não tem pena ! Então não falta nada !!! Mas vai demorar mil vezes mil séculos conforme está nas escrituras para o Brasil ser um país nordico como a Islandia ou a Noruega. Isto eh Brasill, sill,, sil,…..

    denunciar abuso
    • 23/08/2010 - 13:36
      Enviado por: OLP

      Trata-se da informatização da imbecilidade.

    • 23/08/2010 - 14:43
      Enviado por: luis

      oh meu caro albert, voce e sempre infeliz quando faz comentarios ou e simplesmente um deslize? como conseguiu a proeza de fazer uma comparaçao entre brasil , finlandia e noruega??? voce certamente faz parte da classe brasileira globista(TV GLOBO) que soube sempre fazer comparaçoes de cara com c*? desde quando se compara regioes que tem menos tamanho e populaçao que um estado brasileiro? que por sua vez consegue mais facilmente organizar o seu pais, compare o brasil no minimo com os 10 grandes pois isso e brasil, entao vera que o brasil nao esta tao mal quanto isso , nao acha? informe-se meu caro e estude de fato , suas declaraçoes para um leigo , sao lindas e completas de “sagesse”, mas para os entendedores e nao pseudos, nao e senao uma linda historia repleta de desconhecimento, e leviana entendimento! abraço

    • 23/08/2010 - 15:18
      Enviado por: Bernardino

      Também meu amigo com esses brasileiros votandodesta forma e elegendo os politicos que administream este país, o que esperar. haahhahah

  • 23/08/2010 - 08:11
    Enviado por: Hal Po

    Estamos caminhando para um mundo onde a privacidade de cada pessoa caberá num chip e este será acessado por todos…

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 08:14
    Enviado por: JRFacin

    Mas porque o cidadão teria que pagar pelo novo documento?
    Afinal se ele for seguro e se for para trazer benefícios como os indicados, então È OBRIGAÇÃO DO ESTADO, a sua implantação, GRATUITA, para toda população, afinal tais benefícios serão também para o melhor funcionamento da máquina administrativa.
    Nossos governantes continuam a sombar do povo: gastam milhões em mordomias e depois reclamam que não podem pagar por um serviço que seria para benefício de toda população.`
    È como há muito eu falo: nesse nosso Brasil, “dinheiro tem o que não tem é verba”.

    denunciar abuso
    • 23/08/2010 - 15:15
      Enviado por: Mauricio Leandro

      Boa sugestao. Super humanista. Uma pergunta: pra que saia gratis, alguem vai ter que pagar mais impostos, certo? Sim, porque os cartoes nao vao se materializar a custo zero. E quem paga imposto? O povo… e no fim sai ate mais caro visto que mais uma agencia/secretaria sera criada para cuidar do assunto. Acho que e melhor pensar duas vezes antes de sugerir bobagens…

    • 23/08/2010 - 15:36
      Enviado por: bndias

      Nao existe almoco gratis…se o governo nao cobrar nada, o custo da nova identidade saira’ dos impostos pagos pelos contribuintes. No final das contas, este ou governos futuros terao que aumentar impostos para que se paguem esses programa.

  • 23/08/2010 - 08:20
    Enviado por: asff

    depois, esse chip sera implantado na mao e na testa….. isso nao e nenhuma novidade… a biblia a 2 mil anos atras ja falava disso…. nao caia nessa! ate quando for no cartao tudo bem, mas e so um passo para o verichip!!!!! para as pessoas ja irem se acostumando!!!!!!

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 08:39
    Enviado por: dtsuji

    Olha o nome do estado e da cidade, na imagem divulgada que serve de exemplo do cartão. Que irônico. É isso mesmo – Brasil – utopia.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 08:46
    Enviado por: sierra

    fim dos tempos

    pesquise ” os Iluminatti”

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 08:54
    Enviado por: Eduardo

    Isso dificultará a vida dos criminosos e, em especial, dos estelionatários.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 09:14
    Enviado por: Edvaldo

    Olha o governo querendo saber tudo que fazemos aí, gente!
    Estas formas de identificação digital vão servir para que o governo te vigie o tempo todo. Isso é bom para vigiar bandidos, mas nossa privacidade vai para o brejo…
    Vai ser igual ao “sem-parar”…

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 09:24
    Enviado por: Brazuka

    TUdo que o PT quer é isso: uma identificação de cada cidadão, assim nas próximas eleições eles já podem começar a perseguir quem não votar neles. Quem leu “1984″ sabe bem como é isso…

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 09:26
    Enviado por: o_beto

    Este então é o último produto em desrespeito as liberdades individuais. O Brasil é um país do 3o mundo sem o menor conceito de respeito pela pessoa. Enquanto outros países, civilizados porém, caminham no sentido contrário, este demonstra claramente porque as coisas jamais funcionarão por aqui.
    A tecnologia deve servir ao indivíduo e não ao contrário.Aos que com alegria comemoraram o fim do regime militar, tristeza devem estar sentido com a implantação do regime de ignorância.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 09:33
    Enviado por: Valter

    Achei fantástico, deixaremos de ser um agrupamento de cidadãos para nos tornarmos uma nação na realidade.
    Tempos atrás pessoas de minha família tiveram que voltar de uam viagem ao exterior para substituir a carteira de identidade; sendo um documento único poderá ser emitido através da embaixada, sem contar o controle de homônimos que existem por este país afora e as dificuldades de se carregar mil e um documentos na hora se efetuar uma transação num cartório e ter de tirar cópias de todos eles e autenticar.
    Viva o início da desburrocratização.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 09:36
    Enviado por: ROBERTO TADEU

    ACHO UMA EXCELENTE IDÉIA SE CADA CIDADÃO TIVESSE UM NUMERO UNICO PARA TODOS OS DOCUMENTOS(RG,CPF,PASSAPORTE,INSS,FGTS,CARTEIRA MOTORISTA,…)MAS COBRAR PELO SERVIÇO É DEMAIS,COMO SE NÃO BASTASSE O QUE NOS PAGAMOS DE IMPOSTOS.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 09:44
    Enviado por: LoSanto

    A diferença aqqui é que em Portugal edemais países da Europa, não cobram de seus cidadãos pelos documentos. Aqui no Brasil nós pagamos a conta de tudo que esse governozinho impor!
    Diga NÃO ao pagamento de um direito constitucional que é o documento de identidade!
    Acorda Brasil!

    denunciar abuso
    • 23/08/2010 - 11:11
      Enviado por: Marcos

      Desculpa ae, mas vc esta muitissimo enganado!
      Em quase toda a Europa, o cidadao paga por seus documentos de identidade! E pagam caro.
      Digo por experiencia propria

    • 23/08/2010 - 11:55
      Enviado por: Silvermann

      O preço para emissão do cartão único em Portugal é de 15 euros.

    • 23/08/2010 - 15:19
      Enviado por: Mauricio Leandro

      Na imaginaçao do comentarista ja criaram o ‘bolsa identidade’ em Portugal…

    • 23/08/2010 - 15:38
      Enviado por: bndias

      E Portugal esta’ mesmo na Europa?

  • 23/08/2010 - 09:51
    Enviado por: Osvaldo

    Senhores Advogados citados na reportagem,
    Vocês pensam de mais na Ordem e pensam pouco no Progresso.
    Talvez seja esse o motivo do atraso e desenvolvimento tardio de nossa nação: Valorizar mais a Ordem do que no Progresso.
    Um abraço!

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 10:00
    Enviado por: jaime

    Pois eh caminhamos mais e mais para un estado Policial , hoje o Estado Brasileiro nos controla nos Aeroportos * nao faziam antes , Hoje sem CPF nem a Exposicoes entramos . Ou seja estamos cada vez mais vigiados ( Conhecendo este nosso governo ) a intencao nao eh Seguranca , terrorismo etc , Eh exclusivamente arrecadar mais e mais , Estamos nos tornando uma Italia , aonde existem duas sociedades a Civil e a Publica que nao se falam e nem se respeitam e lutam entre elas p a propria sobrevivencia , o Publico ( Governo ) que absolutamente nada produz so consome * com toda forca tentando manter se assim e o Privado que paga por tudo isto e obtem nada em retorno

    Sorte Brasileiros .

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 10:48
    Enviado por: Marcos

    Enquanto “meio-mundo” esta se livrando de Identidades Digitais que trazem varias informacoes agregadas, o Brasil esta indo no caminho contrario…
    Facilmente clonavel e uma grande afronta a privacidade do cidadao, alem do enorme risco de roubo de identidade (nao significa roubo do cartao de identificacao, mas sim dos dados pessoais de seu dono)

    denunciar abuso
    • 23/08/2010 - 16:14
      Enviado por: Eduardo

      Facilmente clonável um chip de 64k??? Vamos parar de espalhar terrorismo, né gente?
      Temos que evoluir e um cadastro único ajuda bastante…

    • 01/09/2010 - 15:57
      Enviado por: Claudio

      Caro Eduardo, os 64k se refere a capacidade de armazenamento e não à criptografia, esta se vc quiser tem que pagar a parte, portanto sim ele é Facilmente clonável.

  • 23/08/2010 - 10:56
    Enviado por: jose

    Ao meu ver os assuntos relacionados são relevantes de muita utilidade.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 11:07
    Enviado por: Formol

    Mais uma burocracia, um novo “cartório”, uma nova taxa/contribuição/imposto, para o OTÁRIO (brasieliro) pagar. Segurança? Segurança para quê? Seus dados do imposto de renda, o catálogo do RENAVAM e outro dados “sigilosos” estão à venda por R$ 100,00 nos camelôs. A lei serve aos poderosos e o estado serve para dar mais poder à eles, além de manter os OTÁRIOS sob controle, eternamente escravizados. Alguns em senzalas melhores, a maioria nas piores, sonhando com a senzala melhor, com feitores mais carinhosos e grilhões acolchoados. A máquina de clonar esses “chips” custa um décimo do valor da máquina que clona cartão magnético. Vamos que vamos, de dívida em dívida, de escândalo em escândalo, de eleição em eleição, rumo a quê?

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 11:10
    Enviado por: Mario

    Quer dizer que o país, onde compra-se dados da receita federal em barraquinhas no centro de Sao Paulo, Certidões de nascimento, CPF, CNH a céu aberto, estará implementando o super cartão do cidadão…. hahahahhahahhahahahha…… vai dar m…… hahahhahahah

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 11:25
    Enviado por: Durvaldisko

    Falta acrescentar nesse chip o prontuário médico,útil em caso de emergência.O atendimento seria mais seguro menos dispendioso e mais rápido. Quem desaprova são os cartórios,a burocracia,
    e os beneficiários da “carimbolândia”. Grande avanço.Que seja implantado mais rápido possível O custo/benefício favorece a todos:governo e cidadão.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 11:31
    Enviado por: Sandro

    Eu acho engracado. Temos documentos de “extrema” importancia – RG, CPF e Habilitação – que são facilmente “falsificados” e quando aparece uma solução “muuuito” mais segura o pessoal reclama ?
    Talvez o motivo disto é porque estão associando isto com o “cartão de credito” e sabem o quão dificil é lidar com as operadoras. Lembre-se que “cartão de credito” é um serviço privado em que a empresa tem por obrigatoriadade “defender” os seus interesses. Duvida? Tente cancelar um cartão.
    O que precisa fazer não é ver se o cartão é seguro ou não (isto é facil de resolver) e sim “criar” uma estrutura que atende com “eficiencia” o cidadão que ira possuir este cartão.Se o cartão custar R$5 ou R$150 é irrelevante, o que importa é como o cidadão ira resolver problemas como danificações, perda, roubo e extravio do documento. Com o RG, CPF e Habilitação é impossivel de “cancelar” o antigo em definitivo. Vc consegue ter um outro no “poupa-tempo”, mas o outro vai ficar circulando enquanto o “marginal” achar que vale apena e vai continuar lhe trazendo dor de cabeça.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 13:43
    Enviado por: Marcos

    Já implementaram o eCPF e agora estão obrigando as pessoas a pagaram caso contrário não podem enviar informações para a Receita Federal como o DIPJ. O cidadão precisa pagar mais de R$ 100,00 por ano para enviar dados para eles, é móle? Logo, logo eles criarão uma lei para obrigar as pessoas a desembolsarem os R$ 150,00. Essa laia do PT faz a conta e o povo é quem paga. Fora PT, partido dos tranbiqueiros. FORA!!!!!

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 13:56
    Enviado por: Rafael

    Bem, acho que o documento poderia substituir o RG, CPF, Título de eleitor e CNH sem problema algum e com base nesses dados já seria o suficiente para que se possa acessar qualquer outro serviço público.

    Mais do que isso é besteira e pode sim trazer problemas, se o gov. não consegue manter o sigilo de uma prova nacional e nossos dados, como podemos confiar a ele nossa conta bancária?

    Aí já é demais.

    RESUMINDO
    Substituir 4 documentos do Estado: ótimo!
    Querer substituir documentos de empresas privadas: não, vamos com mais calma.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 14:07
    Enviado por: Leamartine Pinheiro de Souza

    Só discordo de que a certificação digital seja opcional.

    Com a obrigatoriedade, viria a economia de escala e o custo cairia sensivelmente.

    Caso as Certificadoras não oferecessem um custo razoável, o próprio Governo Federal deveria transformar a RFB em uma Agência Certificadora Oficial, acabando com a mamata das Certificadoras privadas.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 14:27
    Enviado por: Anderson

    FICO FELIZ PQ.ESTAMOS CAMINHANDO PARA O VOLTA DE CRISTO .CHEGA DE SOFRIMENTO VOLTA LOGO JESUS .

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 14:32
    Enviado por: luis

    concordo plenamente com toda essa tecnologia, e simplesmente hilaria a comparaçao que alguns cidadaos fazem comparando brasil como finlandia ou noruega, sao extremamente ridiculos ou quem sabe entao islandia um lugarzinho de 330 mil habitantes que querem comparar ao continente brasil. cresçam minha naçao de iletrados , aprendam ou viaje e conheça de fato e nao passe somente em locais pitorescos ai nao da mesmo! mas espero que minha naçao de analfabetos possa aprender algo!!!!!!!!!!

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 15:28
    Enviado por: Bernardino

    Não é facil entender a humanidade muito menos os politicos.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 16:02
    Enviado por: Fernando

    Num belo (ou trágico) dia, você têm seu RIC clonado numa repartição pública e não se dá conta disso. Anos mais tarde, você descobre que a família vinculada a seus dados é totalmente estranha, a anterior não existe mais (foi deletada). Os herdeiros do seu patrimônio são outros, inclusive consta que você não possui mais bens, porque fez doação em vida (segundo consta do chip). Examinando melhor, o nome armazenado não é o mesmo do digitado no documento. Você está preso até que esclareça a fraude.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 16:26
    Enviado por: Aisha Hajar

    Discordo como alguns acima que este novo modelo de identificação seja opcional, uma vez que assim mostra mais uma vez a exclusão social e digital daqueles que não provêm de recurso que o garantam uma ‘integridade social’.
    Penso também que este benefício deveria ser comum e acessível a todos, uam vez que os ‘furtos tributários’ que nós cidadão somos submetidos poderia garantir a sua disponibilidade e que deveria ser uma obrigatoriedade de um governo nação.

    Fico feliz outrora pelo avanço tecnólogico, mas triste que muitos de nosso povo nunca terá a oportunidade de conhece-lo.

    So sorry!

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 16:52
    Enviado por: Kelly Porto

    Vai facilitar bastante a minha vida, tudo em lugar só muitooo bom.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 17:12
    Enviado por: alessio

    aqui em portugal custa apenas 15 euros e a certificacao esta inclusa no preço. e um absurdo cobrarem 150 reais no brasil…

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 17:22
    Enviado por: Antonio Fouto Dias

    Quanto a identidade, creio que não precisaria tanta tecnologia, pois acredito que haja algo mais do que a simples identificação individual do que simplesmente evitar eventuais fraudes.
    Para se evitar que uma pessoa consiga uma identificação em cada estado, bastaria a integração assim como a unificação simples inclusive sem modificação do número de identificação já existente. Bastaria programar um código por estado e precedê-lo ao número da identificação de cada RG.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 17:26
    Enviado por: Antonio Fouto Dias

    Isso que estão propondo, pode ser que realmente se trate de algo desconhecido, pelo menos ao povo e que, inclusive coinscide com algumas informações que temos a respeito do que conhecemos por “nova era”.

    Se for, creio se tratar de um dos maiores sinais dos fins dos tempos, acreditem ou não.

    Agora é chip na identidade, depois será no corpo e aí, estaremos à mercê de quem comandará todas essas informações.

    denunciar abuso
  • 23/08/2010 - 23:48
    Enviado por: Mario

    Votem na Dilma guerrilheira, para ver o que ela (ele) vai (vão)continuar fazendo!!!
    Temos que tirar essas cobras velhas do poder (puder), se me entendem, no voto.
    Votem sem protestar votem com consciência
    Vamos melhorar o Brasil e acabar com essa petralhada, que estão PTzando o país, aí nao vai ser mole.

    denunciar abuso
  • 24/08/2010 - 09:34
    Enviado por: Sidnei

    A ideia da identidade digital é ótima. Se oproblema é o custo porque não aceitar patrocinadores?

    denunciar abuso
  • 24/08/2010 - 18:23
    Enviado por: carlos

    O ITI quer que nova a identidade tenha o certificado digital para alavancar as certificadoras, que só vendem e-cpf para quem é obrigado a usar(empresários, contadores), e a fazenda faz a conta R$150,00 x 200.000.000 x aliquotas dos impostos, que dá uma arrecadação considerável.Qual seria a fluxograma a ser seguido por quem for obter a nova identidade com o referido certificado digital? O documento terá validade? O e-cpf tem validade de até três anos. Se alguem esquecer ou errar a senha do certificado digital perde o documento? Os orgãos públicos e entidades privadas vão fazer leitura da identidade ou vão pedir uma fotocopia do cartão?

    denunciar abuso
  • 30/08/2010 - 10:00
    Enviado por: Douglas Louro

    Com certeza é um grande passo para a legitimidade do documento. Deve-se aproveitar também a restreabilidade e o poder de cadastramento de serviços ao cidadão, como por exemplo, o cadastro de vacinas (o Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária saberiam exatamente quais vacinas cada cidadão tomou e, quando do surgimento de epidemias, poderiam rastrear pelo CEP – uma vez anexado ao registro do documento – para a averiguação do foco).

    Sao infinitas as possibilidades quando se propõe uma integração entre a portabilidade de um registro civil e as Tecnologias de Informação, hoje sem fronteiras com o uso de ferramentas como satélites, celulares, rádio, comunicação, Internet, etc.

    denunciar abuso
  • 25/10/2010 - 21:14
    Enviado por: Neto

    Seus alienados esse novo documento é uma obra dos bilderbergs”Illuminatis”e depois desse documento unico será a vez do chip na palma da mão ou na testa ,esta na Biblia
    vocês deveriam ler mais a Biblia ao inves de ficarem achando porque pagar por ees novo documento ¬¬”

    denunciar abuso
  • 26/11/2010 - 01:10
    Enviado por: felipe

    isso ai é o começo eles querem q nos aceite essa carteira com o chip vao querer nos obriga e depois vao querer impor o mondex alerta!!!! galera eles querem nos controlar vamos lutar isso n pode acontecer,quem nos garante q essa cartei com chip n tem um localizador para saber onde todos nos estamos vamos divulga isso galera obrigado pela atenção.

    denunciar abuso

Deixe um comentário:

Blogs do Link