PUBLICIDADE

Direto da CES: a internet está em tudo

Maior feira de eletrônicos do mundo mostra a tendência é que todos os objetos estejam conectados

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

Maior feira de eletrônicos do mundo mostra que a tendência é que todos os objetos estejam conectados

PUBLICIDADE

LAS VEGAS – A maior feira de eletrônicos do mundo abre as portas ao público nesta terça-feira, 8, em Las Vegas. A contar dos anúncios já feitos à imprensa nestes últimos dias, o evento assume dois conceitos como tendência: internet das coisas (que já foi renomeada pela Qualcomm no keynote de abertura para “a internet de tudo”) e realidade aumentada.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram

 

No keynote de abertura da edição passada da CES, Steve Ballmer anunciou o fim da participação da Microsoft no evento. Neste ano, foi a vez da Qualcomm e do seu CEO, Paul Jacobs, cortarem a fita. Mas advinha quem, aos pulos, entrou no palco no meio da fala de Jacobs sobre como o mundo todo, assim como as grandes empresas de tecnologia, estão direcionando seus esforços para o mobile? Steve Ballmer. Marcando o melhor momento da CES até agora, o chefe da Microsoft foi muito aplaudido e em apenas 10 minutos mostrou dois híbridos — tablets que se encaixam a teclados —, tipo de aparelho que a dupla face do Windows 8 tornou possível; e dois smartphones, um Nokia Lumia e um HTC.

Alta resolução. Na segunda-feira, 7, grandes marcas apresentaram novos televisores Ultra HDs (resolução de 4K) que têm a responsabilidade de fazer muito mais do que as atuais. Com a da Panasonic, o usuário pode personalizar sua tela inicial, com um smartphone equipado com NFC é possível enviar conteúdo para a TV e, como está se tornando padrão, ela obedece comandos de voz a partir do controle remoto. A Sharp atualizou sua linha também com os UHDTVs (sigla para a nova geração de televisores) com modelos a partir de 60 polegadas.

A LG exibiu suaOLED de 55 polegadas, a primeira grande televisão OLED do planeta.Ela chega ao mercado em março por US$ 12 mil. A Sony também apontou para o setor e, apesar de não ter nada concreto para mostrar por enquanto, disse que reservou para o meio do ano um dispositivo que promete levar o 4K a mais aparelhos.

Internet em tudo. A Lenovo levou à feira todo o seu arsenal de tablets, smartphones e notebooks, mas reservou especial destaque para o seu híbrido de desktop e tablet chamado Horizon. Trata-se de uma tela de 27″ que se posicionada na vertical é um desktop touch, se posta na horizontal, com a tela voltada para cima, como uma mesa, é um grande tablet. O aparelho roda Windows 8, chega no meio do ano nos Estados Unidos e o preço não deve estar abaixo de US$ 15 mil, segundo um dos executivos.

Publicidade

A cozinha conectada da Samsung ( Foto: Murilo Roncolato/Estadão)

A Samsungexibiu novos produtos pertencentes a quase todas as categorias domésticas de eletrônicos. Com as palavras-chave “casa” e “família”, a empresa mostrou fogão, geladeira, microondas e máquina de lavar, todas “inteligentes” e capazes de se comunicar com qualquer aparelho móvel.

“A casa cresceu e a Samsung agora espera oferecer flexibilidade”, discursou o presidente da Samsung americana, Tim Baxter. Mas os grandes anúncios estavam por vir. A empresa mostrou sua nova TV LED F8000 de 60 polegadas com design de espessura muito fina e alta resolução. Acima dessa, a Ultra HD TV de 85″ da série S9, que quando utilizadas com a nova plataforma da Samsung para Smart TVs se tornam tablets gigantes.

O novo Smart Hub foi reformado e agora conta com cinco telas de interação: uma de recomendação (usando a voz, o usuário solicita bons programas para assistir e o televisor exibe na tela), outra de apps de séries e filmes como Netflix e Hulu, a terceira com conteúdo multimídia (foto, vídeo e música), uma social (Twitter, Facebook, etc) e a última que lembra a tela de aplicativos de smartphones e tablets, todos reunidos, à disposição do controle remoto. Um aparelhinho apelidado pela Samsung de Smart Evolution Kit, leva toda essa nova interface para qualquer Smart TV da Samsung, apenas plugando-o na parte traseira do televisor.

A Samsung mostrou ainda câmeras inteligentes, que captam sinal Wi-Fi e, conectadas, permitem compartilhar o conteúdo da câmera pelas redes sociais. Na mesma categoria, a empresa apresentou uma lente 3D para câmeras, recebido com empolgação por se tratar da primeira lente removível do tipo no mercado. Por fim, a Samsung comemorou o sucesso do Galaxy S3, com 30 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, e anunciou a chegada do Android Jelly Bean ao Galaxy Note 10.1.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Carros conectados. As fabricantes de automóveis, em apresentações menores, também exibiram novidades neste setor que deve continuar forte neste ano. A Ford apresentou aplicativos de música e notícias para seus carros, mas, ainda mais importante, convidou desenvolvedores a se arriscarem no meio automotivo através do Ford Developer Program Web. A Lexus mostrou um protótipo de carro autônomo, um projeto que outras empresas como a Audi e o Google também já estão bem avançados. A empresa disse que não tem previsão de quando o veículo poderá chegar ao mercado.

A Qualcomm, inclusive, lembrou uma de suas soluções que se encaixa no novo direcionamento do setor automotivo, que é o de carros elétricos. Na feira, será possível conferir mais sobre o ‘Qualcomm Halo’, tecnologia que promete recarregar os automóveis elétricos sem a necessidade de cabos. “É wireless e também não tem a necessidade posicionar o carro em faixa nenhuma na garagem. É tudo bem mais fácil”, disse Jacobs.

Acompanhe no Link mais novidades sobre a Consumer Electronics Show, direto de Las Vegas.

Publicidade

*O repórter viajou a convite da Consumer Electronics Association.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.