CES 2016: ?Vídeo será a principal atividade das pessoas?; diz YouTube

Robert Kyncl, diretor de negócios do YouTube, fez previsões sobre o futuro do vídeo e apresentou parceria do site com GoPro durante a feira em Las Vegas

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:

Reuters

 Foto:

PUBLICIDADE

Las Vegas - O futuro será transmitido em vídeo, por meio de smartphones, e, se possível, em imagens capturadas em 360 graus. Pelo menos é o que acredita o diretor de negócios da versão paga do YouTube, Robert Kyncl: em sua apresentação durante a Consumer Electronics Show 2016, na semana passada, o executivo fez apostas bastante agressivas a respeito do futuro do vídeo na internet.

Leia também:10 dispositivos inteligentes apresentados na CESSamsung e Microsoft fazem parceria para impulsionar internet das coisasCES 2016: Confira a cobertura completa

“Vídeo será a principal atividade de lazer das pessoas no final da nossa década. Em breve, será a principal coisa que faremos além de dormir e trabalhar ”, declarou Kyncl. Segundo o executivo, o YouTube possui mais de 1 bilhão de usuários mensais e pelo menos 400 horas de conteúdo são publicadas no site a cada minuto.

Para Kyncl, o potencial do vídeo na internet nos próximos anos está apoiado em quatro grandes pilares: a capacidade de transmissão em dispositivos móveis – com destaque para as telas cada vez maiores de smartphones e o aumento da velocidade de internet nos celulares –, a música, a diversidade de conteúdos e a imersão que poderá ser gerada pela realidade virtual.

Diversidade. “Muitos de nós passamos muitos Natais brigando com a família pelo controle remoto da televisão. Hoje, nossos filhos não precisam mais fazer isso”, disse Kyncl, ressaltando o poder de escolha do usuário no que diz respeito ao que vai assistir.

O executivo também destacou a capacidade de sua plataforma de gerar novos gêneros de vídeo (como tutoriais de maquiagem ou vídeos de partidas inteiras de games) transformar desconhecidos em estrelas – seja um cantor como Justin Bieber ou um comentarista de games, como PewDewPie, um dos mais populares do mundo. “Ser o novo PewDewPie é mais fácil do que ser o novo Tom Cruise”, brincou o diretor de negócios do YouTube.

Publicidade

Durante a apresentação, Kyncl também destacou a importância de produzir conteúdo original, uma das promessas do YouTube Red, serviço de assinatura lançado pela empresa em outubro passado. “Todo negócio de vídeo tem duas fases: a primeira é de se estabelecer com conteúdo barato e licenciado, e depois se diferenciar com sua produção própria. A MTV começou passando videoclipes e acabou tendo reality shows. O Netflix fez acordos para distribuir filmes e hoje faz muitas coisas. Vamos no mesmo caminho”, declarou o executivo, reiterando algo que já havia sido anunciado no lançamento do YouTube Red.

No que diz respeito à música, Kyncl disse que o YouTube é hoje a principal fonte de música para os adolescentes nos EUA e que a empresa já pagou mais de US$ 3 bilhões em royalties para os seus artistas.

360 graus. Uma das principais tendências do mercado de tecnologia para 2016, a realidade virtual recebeu destaque especial na apresentação do YouTube na CES. “O vídeo digital vai crescer mais que a TV porque é uma experiência mais imersiva. Com os vídeos em 360 graus, podemos entregar isso: temos bons criadores de conteúdo, bons dispositivos para os usuários, como os [óculos de realidade virtual] Google Cardboard, e uma boa plataforma para entregar conteúdo”, disse Kyncl.

PUBLICIDADE

Durante o evento, o executivo anunciou uma parceria com a fabricante de câmeras GoPro. Presente na apresentação, o presidente-executivo e fundador da GoPro, Nick Woodman, disse que novas câmeras capazes de filmar em 360 graus, voltadas para o consumidor final, serão anunciadas em breve. “Precisamos estar presentes no mercado de câmeras de 360 graus. Se não estivermos nele, perdemos nossa relevância, e isso será o fim”, declarou Woodman no evento.

O ex-surfista e fundador da GoPro também aproveitou a ocasião para agradecer a existência da plataforma de vídeos do YouTube. “Quando começamos, éramos apenas uma pequena fábrica de câmeras. Depois que o YouTube surgiu, ficamos enormes, porque havia um lugar em que podíamos dividir os vídeos incríveis que nossos usuários faziam com suas GoPro.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.