PUBLICIDADE

Caso Snowden afeta computação em nuvem

Pesquisa mostra que monitoramento do governo americano já afasta empresas estrangeiras de provedores americanos

Por Camilo Rocha
Atualização:

Pesquisa mostra que monitoramento do governo americano já afasta empresas estrangeiras de provedores americanos

 

SÃO PAULO – A espionagem promovida pelo governo americano na internet, revelada pelo ex-empregado da CIA Edward Snowden, começa a prejudicar os negócios da computação em nuvem do país. Uma pesquisa da Cloud Security Alliance, organização que representa e orienta o setor global da computação em nuvem, mostrou que empresas de fora dos Estados Unidos começam a se afastar de provedores americanos.

 

PUBLICIDADE

O levantamento indicou que 56% de 207 empresas estrangeiras declararam que diminuíram suas chances de usar um serviço americano. Dez por cento afirmaram já ter cancelado projeto com um provedor dos EUA. Já 31% disseram que as revelações da espionagem não mudaram sua posição.

A pesquisa mostrou também que, entre os participantes americanos, o caso do monitoramento pela agência governamental NSA, dificultou os negócios fora do País para 36% dos entrevistados. Para 64%, não houve problemas.

Cerca de 500 empresas de todo o mundo foram entrevistadas para a pesquisa, chamada Acesso do Governo à Informação.  Destas, 234 eram de origem norte-americana e 222 de fora do país, das quais 138 eram europeias.

Entre os associados da Cloud Security Alliance estão empresas como Amazon, Google, AT&T, eBay e Microsoft.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.