Buscador anônimo bate recorde em 2013

DuckDuckGo atinge a marca de 1 bilhão de buscas feitas em 2013 e espera números ainda maiores em 2014

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:

DuckDuckGo atinge a marca de 1 bilhão de buscas feitas em 2013 e espera números ainda maiores em 2014

SÃO PAULO – DuckDuckGo é um dos buscadores que ganharam imensa popularidade nos últimos meses graças ao ex-agente americano Edward Snowden. Isso porque a bandeira do serviço é permitir que usuários façam suas buscas pela web sem que elas sejam associadas ao seu IP e, por consequência, que suas informações sejam rastreadas, arquivadas ou repassadas a terceiros. Nesta semana, o buscador anunciou ter atingido a marca recorde – em relação ao seu próprio histórico, é bom dizer – de 1 bilhão de requisições de buscas em 2013.

 
 

“Em 2013, mais de 1 bilhão de buscas foram feitas no DuckDuckGo. Nem é preciso dizer, foi um grande ano para nós”, escreveu a empresa em seu blog. O buscador deu um salto de 1,5 milhão de buscas diárias sendo feitas até o vazamento das informações por Snowden. Em 7 de janeiro, quando o buscador atingiu seu maior nível de requisições, esse número subiu para 4,4 milhões, em um dia.

Gráfico mostra avanço do número de buscas feitas pelo DuckDuckGo. O ponto “I” marca a época dos escândalos de espionagem, após as declarações de Snowden. Foto: Duckduckgo

PUBLICIDADE

Um bilhão de buscas no ano não chega perto dos 2 trilhões feitas pelo Google também em 2013, mas se tratando de uma época em que grande parte da população mundial ainda começa a se importar com a privacidade dos seus dados, o tal “recorde” é um começo, certo?

“Queremos atingir bons números em 2014 também. Temos muitas coisas planejadas para este ano e esperamos atender ao excelente feedback dado por vocês. Por favor, fiquem ligados”, escreveu a empresa, que disputa espaço com outros buscadores “anônimos” como Startpage e Ixquick.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.