Número de pedidos de dados ao Google cai no Brasil

Solicitações feitas pelo governo do Brasil caíram, evidenciando uma direção diferente dos números referentes ao resto do mundo, que continuam crescendo

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

SÃO PAULO – O Google publicou nesta quinta, 27, resultados do seu relatório semestral de transparência que mostram quantas requisições por dados de usuários governos fizeram à empresa. Desde que o “Transparency Report” passou a ser feito, em 2009, a quantidade de solicitações aumentou 120%. O Brasil, que no primeiro relatório ocupou o primeiro lugar, à frente dos Estados Unidos, com 3.663 pedidos, está na 6ª posição com 1.085 solicitações ao Google. Na contramão da tendência mundial, os números sobre o Brasil apresentam queda.

O topo do atual ranking é composto por Estados Unidos em primeiro lugar (10,5 mil solicitações), seguido de França (2,7 mil), Alemanha (2,6 mil), Índia (2,5 mil) e Reino Unido (1,3 mil).

PUBLICIDADE

¨

Embora o número de solicitações no mundo tenha apresentado um aumento vertiginoso (foram 27,4 mil pedidos no 2º semestre de 2013, uma alta de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior), os números referentes a Brasil mostraram queda de 10,4% (chegando a 1 mil, no último período analisado).

A taxa de solicitações atendidas pelo Google, proporcionalmente, também apresentou queda. No segundo semestre de 2010, das mais de 14 mil solicitações recebidas do mundo todo, 76% foram atendidas; no mesmo período de 2013, das 27 mil, 64% foram atendidas.

No entanto, a quantidade de usuários especificados nestas solicitações (dos quais o governo gostaria de obter informações) cresceu 68% (entre 2010 e 2013). A única “boa notícia” referente a esse recorte é que o número tem se mostrado estável comparando-se os dois semestres de 2013 (o primeiro com 42,5 mil usuários e o segundo com 42,6 mil). O Brasil também foi na contramão nesse quesito, exibindo queda de 1,5 mil para 1,4 (queda de 6,6%) entre os mesmos períodos do ano passado.

Com a devida determinação judicial, o Google pode ser obrigado a compartilhar informações de seus usuários. Entre os gêneros de informações que podem passar das mãos do Google para de autoridades governamentais estão nome de usuário e endereços IPs utilizados pela conta. Se a requisição for mais profunda, é possível que se tenha acesso a conteúdo de e-mail, fotos privadas, vídeos no Youtube e documentos localizados no Drive, por exemplo (saiba mais aqui e assistindo ao vídeo legendado abaixo).

Publicidade

O relatório com os dados atualizados, referentes ao último semestre de 2013, pode ser visto na página do Transparency Report.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.