Banal; caótico e influente

O Reddit tem se tornado um fórum de discussão cada vez mais importante na internet, seja com memes ou campanhas sérias

PUBLICIDADE

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:

SÃO PAULO – Se a internet tivesse uma homepage de todo o seu conteúdo, ela seria extremamente organizada ou teria uma aparência beirando o caos, com notícias, discussões, fóruns e até abstrações? No caso do Reddit, vale a segunda opção.

 Foto:

PUBLICIDADE

É com esse formato que o site, um agregador de links, se define como “a página inicial da internet”. No Reddit, criado em 2005 por dois jovens recém-formados de 22 anos, os usuários publicam links sobre os assuntos mais diversos, dão votos positivos ou negativos a eles e fazem comentários, o que permite medir a “temperatura” da internet naquele exato momento. Quanto mais popular e bem votado, o link aparece mais alto na página.

Em agosto, o site alcançou 3,4 bilhões de pageviews e mais de 42 milhões de visitantes únicos. Com essa comunidade que não para de crescer, o Reddit começa a se consolidar como uma potência da internet que, além de criar memes, antecipa discussões, realiza campanhas e se posiciona sobre questões políticas.

Prova de sua importância foi a aparição inesperada no site do presidente norte-americano Barack Obama no fim de agosto. Obama participou de um AMA (sigla para Ask me Anything, pergunte-me qualquer coisa, em inglês), respondendo a perguntas de usuários por cerca de 45 minutos. O debate aberto teve temas variados, desde política e economia a questões mais descontraídas, como o jogador de basquete favorito do presidente e a receita da cerveja da Casa Branca.

Uma das perguntas, sobre liberdade da internet, teve a seguinte resposta: “Vamos lutar muito para nos certificar de que a internet permaneça um fórum aberto a todos – daqueles que expressam uma ideia aos que querem começar um negócio”.

“Palavras fortes”, disse ao Link Alexis Ohanian, cofundador do Reddit (leia entrevista abaixo). Ohanian definiu em uma só palavra o fato de o presidente, em campanha pela reeleição, ter dado as caras na plataforma: incrível. “Agora precisamos cobrá-lo para que fique firme nisso.”

Ativismo. Não é de espantar que o tema tenha surgido no AMA: a liberdade da internet é uma das principais bandeiras da comunidade de participantes do Reddit. Eles encabeçaram a luta contra as propostas de lei antipirataria Stop Online Piracy Act (Sopa) e Protect IP Act (Pipa), que abriam a possibilidade de remover conteúdo online sem ordem judicial. Assim, em 18 de janeiro, o Reddit realizou um blecaute e, com a Wikipedia, liderou o movimento que atraiu gigantes como o Google, o Facebook e a Mozilla. Depois da onda de protestos, o Congresso norte-americano engavetou os projetos.

Publicidade

Em março, os “redditors” – como são chamados os participantes do Reddit – surgiram com uma nova proposta: o Free Internet Act (FIA), ou Lei da Internet Livre. O documento, escrito de maneira colaborativa por milhares de usuários no Google Docs, visava combater a censura online e garantir direitos como o a privacidade, a liberdade e o anonimato. Além disso, outros tipos de campanha já foram viabilizados pelo site, como a arrecadação de US$ 45 mil para caridade, fruto de uma competição entre os redditors cristãos, ateus e muçulmanos.

 Foto:

Variedade. Mas nem só coisas sérias vive o Reddit; muito pelo contrário. Com sua proposta de medir a “temperatura” da web, os links postados vão dos assuntos mais importantes aos mais banais. A diversidade da comunidade é grande e há diferentes subreddits (categorias). Enquanto um grupo discute o salário mínimo chinês, outros usuários comentam a sensualidade das baleias na seção “whalebait”.

“A divisão entre bobo e sério não é tão real como nós imaginamos”, disse ao Link David Weinberger,psicólogo, pesquisador da Universidade de Harvard e apaixonado pelo site. “Na verdade, uma das coisas que mais gosto no Reddit é o modo como um tópico sério se desvia aos poucos para algo engraçado. Por que não?” Para ele, apesar das falhas, o Reddit permite discussões de qualidade sobre notícias e aumenta o senso de comunidade entre usuários.

Steve Huffman, que também é fundador do Reddit, atribui o sucesso da plataforma à combinação entre bom conteúdo e usuários leais desde o início. “Eu sei que você pode levantar uma sobrancelha em relação a ‘bom conteúdo’ se olhar a página inicial do Reddit agora”, disse ele ao Link. “Mas, por um bom tempo, o Reddit foi mais interessante do que qualquer outro site na internet. Talvez ainda seja. Certamente, ainda tem potencial para ser.”

UMA REDE DE MILHÕES DE COLABORADORES

Fundador defende a difusão livre de links

 Foto:

LOGIN | Alexis Ohanian, cofundador e porta-voz do Reddit (FOTO: Divulgação)

Publicidade

Qual é o papel da comunidade do Reddit? Ela não é perfeita, mas faz um ótimo trabalho em “pescar” conteúdo e ideias das massas – melhor do que qualquer outra coisa que eu já usei online. Informações novas aparecem na nossa página inicial mais rápido do que em qualquer outro lugar. Isso é porque agora temos uma massa crítica de milhões de leitores – agora 42 milhões – gastando muito tempo por lá: postando links, votando e lendo conteúdo de toda a internet. É difícil ser mais rápido.

Por que o site cresceu tanto? Sempre tratamos os usuários muito bem, tanto em decisões de produto quanto de comunidade. Eles é que fazem todo o trabalho pesado, então é nossa obrigação!

Como foi a experiência de liderar os protestos contra as propostas de lei Sopa e Pipa? A luta não acabou. Por isso é que estou liderando a campanha Internet 2012 Bus Tour (projeto inscrito na plataforma de crowdfunding Indiegogo). Em outubro, um ônibus percorrerá a região central dos EUA, para deixar claro aos políticos que não se deve mexer com a internet, pois os norte-americanos se importam com sua liberdade.

Como garantir a liberdade na internet? Devemos todos assinar a Declaração da Liberdade na Internet (documento que defende os princípios de expressão, acesso, abertura, inovação e privacidade) e cobrar nossos líderes para que a sigam. É a característica genuína da internet – um lugar de liberdade de expressão, liberdade individual e inovação – que a faz tão especial e valiosa. Tudo isso é baseado no fato de ser um lugar aberto, em que os links podem ser criados de maneira igualitária. /A.C.P.

—-Leia mais:Território aberto a todos • Link no papel – 24/09/2012 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.