PUBLICIDADE

Astronautas fazem primeira impressão em 3D no espaço

Objetivo é que missões espaciais consigam produzir, a bordo, as peças que sejam necessárias

Por Redação Link
Atualização:

Maria Tereza Matos / Especial para o Estado

 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Uma impressora 3D enviada para a Estação Espacial Internacional em setembro e instalada há uma semana já produziu seu primeiro objeto potencialmente útil: uma peça sobressalente para a própria impressora.

“Não é somente o primeiro objeto impresso no espaço, é a primeira peça realmente fabricada fora do Planeta Terra”, disse Aaron Kamer, CEO da Made In Space, startup que produziu a impressora. “Nós teletransportamos um objeto enviando os bits para que fosse impresso no espaço. É um grande marco não só para a NASA e Made In Space, mas para a humanidade como um todo.”

O objetivo é que, no futuro, as missões espaciais sejam capazes de produzir, a bordo, peças e objetos que sejam necessários aos astronautas. Segundo a Made in Space, isso diminuiria a massa das naves espaciais e tornaria as missões de exploração mais eficientes.

A peça produzida será enviada para Nasa para ser analisada. A primeira impressora 3D no espaço está ainda em fase de testes. Durante os próximos meses, mais itens serão impressos. A intenção é que com as lições aprendidas desta primeira experiência seja possível construir uma máquina mais completa. A Nasa prevê enviar uma nova impressora à Estação Espacial Internacional já no próximo ano.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.