Notícias de Tecnologia

Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014

02 de julho de 2014 15h24

Assistente de voz da Microsoft é o ‘Polvo Paul’ da Copa de 2014

Cortana, criado para ajudar usuários do Windows Phone, acertou todos os confrontos das quartas de final

Por Bruno Capelas

Cortana é também o nome do sistema de inteligência de artificial em Halo, jogo da Microsoft
FOTO: Reprodução

SÃO PAULO – Nada de capivara, nem de maritaca, nem de papagaio do Papa, nem de um novo Polvo Paul – o animal que, em 2010, ficou famoso por prever que a Espanha seria a campeã mundial. O verdadeiro profeta da Copa do Mundo de 2014 é o Cortana, assistente de comandos de voz desenvolvido pela Microsoft para o Windows Phone. Duvida?

Turbinado pelo motor de buscas do Bing, o Cortana conseguiu acertar todos os confrontos das quartas de final – incluindo a vitória da Colômbia sobre o Uruguai e a derrota dos EUA para a Bélgica. As previsões são feitas por uma ferramenta própria do Bing, baseada em informações como histórico dos confrontos entre as duas equipes, campanhas, tipo de grama em que o jogo será disputado e temperatura ambiente das partidas.

Se você está participando de algum bolão, atenção: para as primeiras partidas das quartas de final, a Alemanha deverá vencer a França e o Brasil baterá a Colômbia – apesar das críticas dos duzentos milhões de técnicos brasileiros e da controvérsia em torno dos jogadores que choram.