As 10 histórias da semana no mundo da tecnologia (30/3 a 3/4/2014)

Fique por dentro das notícias mais importantes sobre tecnologia e cultura digital da semana

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:

SÃO PAULO – A semana passou voando e você perdeu as principais notícias de tecnologia da semana. Pois é, isso acontece – e não é só com você, fique tranquilo. A solução para o seu problema está logo abaixo. Vamos à seleção de 10 histórias da semana que você deve saber.

PUBLICIDADE

Amazon lança dispositivo de streaming FireTV A gigante do varejo online lançou um dispositivo set-top box para levar seu conteúdo e o de parceiros para a televisão. Assim como Apple TV e Google Chromecast, a Amazon fez o anúncio focando na oferta de filmes e séries por streaming, mas como um diferencial: games! Além do aparelho, a Amazon venderá separadamente um controle remoto bem simples, mas que terá a tarefa de ajudar os usuários a jogar qualquer jogo da loja de apps da Amazon, composta pelos apps Android mais os produzidos pela própria Amazon, como o recém-lançado Sev Zero. Mais detalhes, você tem na matéria.

CEO da Mozilla renuncia após pressão de funcionários Brendan Eich ficou menos de duas semanas na cadeira de diretor-executivo da Mozilla Foundation, companhia responsável pelo navegador Firefox. Isso porque após ser escolhido pelo Conselho da Mozilla para assumir o cargo, metade do próprio Conselho abandonou seus postos e uma enxurrada de críticas e pedidos de renúncia começaram a ser publicados pelos funcionários na web. Eich, que apoiou financeiramente uma campanha contra o casamento gay na California, renunciou ao cargo na última quinta.

 

Parlamento Europeu vota pela neutralidade de rede O Europarlamento, responsável por legislar sobre toda a União Europeia, aprovou texto que exige o respeito à neutralidade de rede no continente e impede a cobrança de roaming para chamadas telefônicas, SMS e tráfego de dados entre cidadãos de qualquer país do grupo econômico.

Venda de smartphones supera celulares comuns em 2013 no País Pelo que aparenta, 2013 foi de fato o ano do smartphone no Brasil. As vendas desse tipo de aparelho chegaram a 35,6 milhões unidades no ano passado. Um aumento de 123% em comparação com 2012. Pela primeira vez, foram vendidos mais smartphones do que celulares tradicionais, que ficaram em 32,2 milhões de unidades, uma queda de 26% em relação a 2012.

Microsoft lança assistente de voz e novo Windows PhoneDurante um evento na quarta, a Microsoft anunciou a atualização do seu sistema operacional, o Windows Phone, que chega agora na sua versão 8.1. A principal atração do novo OS – e do evento – é o lançamento oficial do assistente de voz da empresa, chamado Cortana. Assim como a Siri, da Apple, Cortana tem voz feminina, responde a comandos, faz busca, e promete ser um assistente ainda mais inteligente do que os dos concorrentes. (Ah, e vocês viram também que a Samsung pretende lançar um celular não com Android (sistema presente nos seus principais smartphones atualmente), mas com Windows Phone?)

 

Foxconn apresenta novo tipo de entrada USB Um novo tipo de entrada USB foi exibida pela primeira vez pela Foxconn, e deve ser finalizada até julho. O USB Tipo-C tem uma entrada menor, parecida com a de um Micro USB, e poderá encaixado nos dois sentidos (que são idênticos). Com suporte a USB 3.1, os cabos da Tipo-C poderão carregar até 1,25 GB por segundo em dados.

Publicidade

Brasil vai propor Marco Civil mundial O conselheiro do Comitê Gestor da Internet se encontrou o deputado federal do PT, Alessandro Molon, relator do projeto do Marco Civil nesta semana e disse que pretende levar uma lista com os princípios presentes no projeto de lei para a NETmundial, evento de governança de internet que acontecerá em São Paulo, entre os dias 23 e 24 de abril.

Dilma manda beijinho no ombro no Facebook O perfil oficial da presidente Dilma Rousseff no Facebook mandou um beijinho no ombro “para o recalque passar longe” ao comemorar a marca de 350 mil fãs no Facebook. Em pouco mais de meia hora de publicação, o post já chegava às 2 mil curtidas e quase 300 compartilhamentos. Neste sábado, ele conta com mais de 13,4 mil curtidas e 4 mil compartilhamentos.

 

Telas para suposto iPhone 6 começam a ser produzidas em maio Fornecedoras da Apple vão começar em maio a produção em massa de telas para o próximo iPhone, que deverá ser lançado no terceiro bimestre, que virá em dois tamanhos: 4,7 polegadas e outro com 5,5 polegadas. A Japan Display, a Sharp Corp e a sul-coreana LG Display foram todas contatadas para fabricar as telas, disseram as fontes à Reuters, que pediram para não ser identificadas.

O Ipea apurou que… Na semana retrasada, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada publicou uma pesquisa dizendo que 65% das pessoas entrevistadas pelo estudo diziam que mulheres que usavam roupas curtas mereciam ser estupradas. O número foi a base de uma manifestação online que tomou o País. O Ipea disse nesta sexta que errou o tal número. Não era 65%, mas 26%. A internet, como sabem, não perdoou e o caso virou piada.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.