Notícias de Tecnologia

Sábado, 02 de Agosto de 2014

09 de julho de 2014 13h24

Apple perde caso sobre patente da Siri na China

Caso envolvia tecnologia de reconhecimento de voz usada no assistente do iPhone, a Siri

Por Agências

FOTO: Reprodução

PEQUIM – Um tribunal de Pequim decidiu contra a Apple, defendendo a validade de uma patente detida por uma empresa chinesa e abrindo caminho para a companhia asiática continuar o seu próprio caso contra a Apple por infringir direitos de propriedade intelectual.

A Apple levou a empresa com sede em Xangai Zhizhen Internet Tecnology e o Escritório Estatal de Propriedade Intelectual da China ao tribunal, alegando que os direitos de patente da Zhizhen a uma tecnologia de reconhecimento de voz eram inválidos.

Mas a Primeira Corte Intermediária de Pequim decidiu na terça-feira a favor da Zhizhen, disse o jornal estatal Diário do Povo nesta quarta-feira.

Após o veredito, a Apple disse que pretende levar o caso ao Superior Tribunal Popular de Pequim, de acordo com o Diário do Povo.

“Infelizmente, não estávamos cientes da patente da Zhizhen antes de introduzimos o Siri (tecnologia de reconhecimento de voz) e não acreditamos que estamos usando esta patente”, disse um porta-voz da Apple com sede em Pequim, em um comunicado enviado por email à Reuters.

“Enquanto um tribunal separado considera esta questão, continuamos abertos a discussões razoáveis com Zhizhen”, disse o porta-voz.

A Zhizhen se recusou a comentar quando contatada pela Reuters.

A Zhizhen processou a empresa dos Estados Unidos em 2012 por violação de direitos de propriedade intelectual, dizendo que o Siri da Apple usado em dispositivos, incluindo o iPhone, violou patentes próprias do sistema a voz da Zhizhen.

/ REUTERS