PUBLICIDADE

Apple estreita regras na App Store

Companhia rejeita app da Sony para e-books e pode controlar todas as vendas feitas no ambiente dos seus aparelhos

Por Rafael Cabral
Atualização:

A Apple está preparando um plano para fisgar o lucro que companhias como a Sony e a Amazon, que lucram vendendo conteúdo — e-books, principalmente — por meio de seus aplicativos para iPhone ou iPad.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

De acordo com uma reportagem do New York Times, a companhia tornará mais rígidas as regras para o desenvolvimento de aplicativos, praticamente tirando essas empresas do negócio. A App Store é um ambiente fechado e com exigências bastante rígidas para aprovar novos programas, além de ser conhecida por casos de censura e por casos em que tirou aplicações do ar sem dar explicações aos usuários ou aos programadores.

A disputa afeta principalmente a distribuição de livros digitais. Tanto que a Apple rejeitou nesta terça-feira, 1º, o aplicativo da Sony, que permitiria que seus clientes pudesser acessar livros comprados na sua loja oficial de e-books (vinculado aos equipamentos que produz, principalmente o Sony Reader). A Amazon, que produz o Kindle, distribui atualmente um app gratuito para a leitura de ebooks nos dispositivos da companhia rival, que aparentemente quer eliminar a concorrência das obras veiculadas através da iBooks.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.