PUBLICIDADE

É impossível extrair dados de usuários dos novos iPhones; diz Apple

O Departamento de Justiça dos EUA determinou que a Apple deve abrir os registros de iPhones apreendidos durante investigação

Por Agências
Atualização:

REUTERS

PUBLICIDADE

A Apple declarou a um juiz dos EUA que é impossível acessar dados armazenados em um dispositivo com iOS 8. A informação foi revelada durante uma ação judicial do Departamento de Justiça do EUA, que queria apoio da Apple para acessar livremente dados de iPhones apreendidos durante uma investigação.

Leia também:Proteste processa Apple e Samsung por armazenamento de smartphones e tabletsApple Music supera marca de 15 milhões de usuários

De acordo com a empresa de Tim Cook, seria praticamente impossível quebrar o bloqueio dos celulares com o sistema operacional mais recente. Isto aconteceria em 90% dos casos de celulares que possuem iOS 8, já que existem várias aplicações de criptografia inseridas no software.

Tecnicamente, a Justiça ainda poderia acessar os dados armazenados em 10% dos dispositivos que executam versões antigas do iOS. Isto, no entanto, também não indica que as autoridades poderão fazer a quebra de sigilo sem autorização legal.

Todos esses cuidados foram tomados em 2014, quando a questão da privacidade de usuários se tornou preocupação de governos e empresas, após vazamento de informações confidenciais do governo norte-americano por Edward Snowden, da NSA (Agência de Segurança Nacional).

Comentando o caso, os advogados da Apple reafirmaram que a empresa não deverá quebrar a confiança que mantém com os seus clientes. “Forçar a Apple para extrair dados de clientes, neste caso, na ausência de autoridade legal para fazê-lo, poderia ameaçar a confiança ente a empresa e seus clientes e substancialmente mancharia a marca da Apple.”

Publicidade

Uma nova audiência sobre este caso está prevista para a sexta-feira, 23, quando a Apple poderá ser forçada a ajudar o governo em dar prosseguimento a um mandado de quebra de sigilo. Na terça-feira, 20, Tim Cook, CEO da Apple, falou sobre a privacidade que sua empresa confere aos clientes, dizendo que ela é mantida intermitentemente.

/REUTERS

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.