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App de mensagens de uma palavra só; Yo vira hit

Lançado em abril, Yo já recebeu US$ 1,2 milhão em investimentos e teve falha de segurança descoberta

Por Bruno Capelas
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SÃO PAULO – Na semana que o Facebook lançou um rival à altura para o Snapchat, o Slingshot, capaz de mandar fotos e vídeos através de mensagens instantâneas, um aplicativo que tem como base apenas uma palavra foi quem roubou a cena no mundo da tecnologia.

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O Yo, lançado em abril e disponível para iOS e Android, deixa que você mande mensagens para seus contatos com apenas uma palavra (ou várias vezes a mesma palavra repetida): “Yo”, uma variação menos careta para o “hi” ou “hello” da língua inglesa. O destinatário recebe ao mesmo tempo uma mensagem de texto e uma de áudio, dizendo… “Yo”. Além do “yo” simples, é possível fazer uma combinação de botões, mandando mensagens como “Yoyo!” ou “Yoyoyo!”. E nada mais que isso.

Em sua base de dados para desenvolvedores, o aplicativo revela planos para ser utilizado por empresas. “Um time de futebol pode mandar um Yo para seus torcedores quando fizer um gol, e um blog pode avisar seus leitores de um post novo com um Yo”, diz o site da empresa. Além disso, existe já um usuário chamado WORLDCUP (todos os usuários do serviço tem seu nome em maiúsculas), que avisa quem adicioná-lo como contato sobre cada gol da Copa do Mundo. (Ao menos dá pra correr pra TV e pegar o replay).

Criado por Or Arbel, ex-desenvolvedor do Mobli (um app de compartilhamento de fotos rival do Instagram), o app foi criado com a intenção de fazer “um aplicativo com um botão para chamar a atenção de uma pessoa sem precisar digitar uma mensagem ou fazer uma ligação”. Na segunda-feira, 17, o aplicativo tinha mais de 50 mil usuários e já havia transmitido mais de 4 milhões de “Yos” – 2 milhões deles, no último mês. Sim. Tudo isso. Quer mais?

De acordo com o Financial Times, o aplicativo recebeu US$ 1,2 milhão para continuar crescendo de um grupo de investidores-anjo. Moshe Hogeg, o CEO do Mobli, liderou a rodada de investimentos com US$ 200 mil. Questionado pelo Valleywag, site especializado nas empresas do Vale do Silício, sobre por que investiu tão alto, ele respondeu: “Por que não? Olhe para os números! É insano, é viral e o engajamento das pessoas é inacreditável”, disse.

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Bolha e falha Para alguns analistas do Vale do Silício, o investimento recebido pelo Yo e o “hype” é apenas mais um sinal de que se vive uma bolha econômica na área de tecnologia, com empresas novatas valendo bilhões de dólares. Vale lembrar dos US$ 19 bilhões que o Facebook pagou pelo WhatsApp, e dos US$ 18 bilhões que vale o Uber, aplicativo de compartilhamento de carros cujo valor já é maior que o de locadoras de carro como a Hertz e a Avis, ou a tradicional fabricante de motos Harley Davidson.

Apesar dos holofotes, o aplicativo ainda tem muito o que melhorar. Na manhã dessa sexta-feira,20, três estudantes universitários hackearam o aplicativo, conforme divulgou o TechCrunch. “Nós conseguimos encontrar o número de telefone de qualquer usuário do Yo, e mandar quantos Yos nós quisermos”, diz o texto. Além disso, um vídeo apareceu no Vine de um usuário que conseguiu substituir o som do “yo” por “Never Gonna Give You Up”, clássico dos anos 80 do cantor Rick Astley que virou meme na internet há alguns anos.

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Em resposta ao TechCrunch, Arbel disse que o Yo estava tendo problemas com sua segurança. “Estamos trabalhando para corrigir os problemas. É uma falha séria”, prometendo que tudo deve ser resolvido em breve.

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