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Ansiedade de fãs forçou a mudança da televisão

Por Filipe Serrano
Atualização:

Se hoje é fácil encontrar na internet o capítulo final da novela, os gols dos jogos de domingo ou os episódios de séries americanas que nunca foram exibidas no Brasil, todos esses hábitos devem muito às mudanças que começaram com Lost, seis temporadas – e seis anos – atrás.

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Nesse período, a ansiedade por descobrir “as respostas que só levaram a mais perguntas” fizeram os fãs de Lost procurarem formas para acompanhar a série, driblando o intervalo de meses para a exibição na TV a cabo – ou até de um ano para ver no canal aberto.

Quem começou a assistir a Lost pelas caixas de DVD descobriu que poderia ver a série assim que ela foi exibida nos Estados Unidos. Foi o suficiente para que se familiarizassem com sites para fazer para download não só Lost mas de outras séries e filmes que nem passaram no cinema.

A necessidade de acompanhar Lost aumentou o que é considerado como pirataria. Os fãs ainda precisavam criar uma forma de assistir à série traduzida e descobriram que era possível colocar legendas, feitas por grupos de outras pessoas mais fanáticas que traduziam as temporadas. Termos como “sincronia”, “.srt” e “S06E18”, se tornaram parte do cotidiano de quem assiste a séries online. Programas para assistir a vídeos com legendas, como o VLC e RadLight também.

A resposta veio nesta temporada. O canal pago AXN transmitiu os episódios com intervalos de duas semanas. O penúltimo vai ao ar no domingo, 23. E o “season finale”, apenas dois dias depois de exibido nos Estados Unidos. “Sabemos como é o fã de Lost e a ansiedade do último capítulo será muito grande”, disse Stefania Granito, diretora de consumer marketing da Sony. “Dois dias é o intervalo mínimo para ter uma exibição de qualidade.”

 
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