Anonymous anuncia boicote ao cinema

Grupo ativista hacker quer boicotar um filme por mês até o fim do ano por meio da operação #OpNoShow

PUBLICIDADE

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

Grupo ativista hacker quer boicotar um filme por mês até o fim do ano por meio da operação #OpNoShow

SÃO PAULO – O grupo ativista hacker Anonymous colocou a indústria cinematográfica no alvo de seus ataques e anunciou no site AnonNews a operação #OpNoShow.Ointuito é boicotar uma grande produção cinematográfica por mês durante todo o ano de 2013.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram

 

PUBLICIDADE

O primeiro alvo será o filme Oblivion, estrelado pelo ator Tom Cruise. “O lançamento será no dia 27 de abril. Não assistam ao filme na estreia nem durante a semana de lançamento”, diz comunicado oficial do grupo. Segundo o IMDB, no entanto, a data oficial de lançamento do filme é 12 de abril.

O objetivo da ação é prejudicar o lucro dos estúdios em protesto ao apoio oferecido ao CISPA (que permite às empresas de internet entregar dados confidenciais dos usuários ao governo)e ao sistema de alerta de copyright, que dificultam o download e a distribuição de filmes pela internet.

O Anonymous afirmou que pretende acompanhar os números de bilheteria do filme Oblivion para saber se a operação está dando resultado e encorajou os interessados em assistir ao longa a fazê-lo de forma pirata.

No início do ano passado, o grupo hacker já havia derrubado os sites da Associação das Gravadoras (RIAA) e da Associação Cinematográfica (MPAA) durante aoperação intitulada #OpMegaupload ou #OpPayback, em resposta ao fechamento do site Megaupload, acusado de violação de direitos autorais. Ao comemorar os ataques, o grupo também citou o combate à SOPA e à PIPA, leis antipirataria engavetadas nos Estados Unidos no início do ano passado.

Publicidade

Uma operação semelhante batizada de #OpBlackMarch foi lançada na época, mas não teve muito sucesso “por falta de participação”, segundo o comunicado do grupo.

—-Leia mais: • Anonymous declara guerra online contra Síria • Hacker pode pegar 100 anos de prisão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.