Estadão.com.br

Anatel multa usuário por compartilhar rede Wi-Fi

Por Murilo Roncolato

Um morador de Teresina (PI) que compartilhava sua conexão de internet com três vizinhos por uma rede Wi-Fi (sem fio) foi multado em R$ 3 mil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em setembro de 2010, a agência detectou o uso da internet por diferentes usuários em mais de uma residência, foi até o local, apreendeu equipamentos que garantiam a conexão e enviaram uma multa, em novembro, no valor de de R$ 3 mil a ser paga em até 15 dias.

—-
Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

O morador teve de prestar depoimento à Polícia Federal, sob a acusação de que ele estava indevidamente funcionando como um prestador de serviços de telecomunicação sem autorização da agência.

O advogado do acusado alega que não se trata de uma atividade comercial e que os três vizinhos são amigos do assinante da rede e dividiam o valor de R$ 180 da mensalidade entre eles. “Eles foram autuados por multa administrativa com um boleto impresso já e deram prazo de 10 dias para ofertar uma defesa e aí vai ter uma decisão judicial”, explicou ao Link Lucas Vilar, um dos advogados responsáveis pela defesa. Por meio do advogado, o morador se recusou a falar com a reportagem.

A Anatel afirmou em nota à reportagem que o usuário operava em “caráter comercial sem a devida outorga” e que havia apreendido apenas um “equipamento rádio-transmissor operando na faixa de 2,4 GHz e uma antena omni-direcional”, e negou ter apreendido computador, modem e roteador, como mencionado pelo portal piauiense 180 Graus, que noticiou o caso.

Ainda segundo a nota, fiscais da Anatel teriam detectado “diversos usuários conectados ao provedor, inclusive de residências mais distantes”, o que foi considerado elemento de prova para “constatar a exploração comercial do serviço sem autorização”. Disse que ainda que não haveria punição ou cobrança da penalidade sem a defesa do acusado.

Legislação

Guilherme Ieno Costa, um advogado especializado em telecomunicações, explicou que é permitido ter redes wireless entre diferentes residências, sem caráter comercial, desde que o usuário tenha licença de “Serviço de Rede Privado”, ao custo de R$ 400, e não à comercial de R$ 9 mil e de maior abrangência, conhecida como SCM (Serviço de Comunicação Multimídia).

É contra a lei que o raio de uma conexão wireless ultrapasse o estabelecimento que contratou o serviço. Segundo Costa, os casos têm de ser analisados individualmente mas geralmente, se não há relação comercial, não há problemas legais. “O máximo que a Anatel poderia fazer era pedir a regularização do usuário, solicitando uma licença de rede privada”, diz.

“Apesar de parecer um absurdo, a Anatel precisa evitar que se proliferem o uso de frequências indistintamente, sem que haja uma supervisão”, pondera. O advogado especialista explica que o vazamento da conexão pode atrapalhar equipamentos que usem a mesma frequência, indo desde “controles remoto do portões até radiofrequência da ambulância”. A Anatel, segundo ele, precisa conhecer para quem o usuário está oferecendo a sua conexão, mesmo nao explorando comercialmente”, opina.

“A tendência é dar uma interpretação que seja mais favorável para o consumidor, menos restritiva”. Guilherme Ieno Costa, que lida com o tema há 14 anos, diz ser a primeira vez que se depara com um atitude desta pela Agência Nacional de Telecomunicações. “Apreender o equipamento não é comum. Mas sim mandar uma notificação e dar um prazo para o usuário se regularizar”.

Segundo o auto de infração datado de 10/09/2010 (reprodução cedida ao Link), a Anatel concede ao acusado 15 dias para a apresentação de defesa e considera “não aplicável” a consideração de prazo para a “regularização da infração”.

Em que pese as discussões jurídicas, Costa acha que a Anatel está “indo atrás da sardinhas, enquanto as baleias nadam de braçada”. Para ele, “ir atrás de casos assim é um deserviço”, opina.

Tópicos relacionados

186 Comentários
  • 31/01/2011 - 21:11
    Enviado por: Vitor Soares

    É mesmo engraçado. Eles não conseguem detectar quem usa celular dentro dos presídios, mas a Anatel rapidamente descobre quem compartilha a rede e joga força total em cima de um simples usuário. Antes, deveriam perguntar para a pessoa o motivo dele ter feito isso: os preços absurdos cobrados pelas operadoras, que cobram uma assinatura gigantesca por um serviço que hoje em dia deixou de ser luxo pelo mundo, menos no Brasil. E pagar uma internet sozinho é um gasto pesado no bolso.

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 06:21
      Enviado por: Fernando

      Falou tudo!

    • 01/02/2011 - 10:06
      Enviado por: Junior

      Perfeito o comentário do amigo.

    • 01/02/2011 - 11:58
      Enviado por: Eugenio Santos

      Perfeito comentário, Vitor! Enquanto tem coisas MUITO mais importantes para serem vistas a ANATEL se volta contra os usuários. É uma Agência vergonhosa. Ela foi criada para defender os consumidores e regular o setor, mas sucessivas decisões mostram que seu verdadeiro papel é manter o domínio dos provedores sobre os usuários. Lembram-se da obrigação de se contratar um provedor para acessar a internet? Pois é, a ANATEL é um lixo, defende regulamentações obsoletas e não tem interesse em melhorar a qualidade dos serviços ou defender a população. É uma vergonha!

    • 01/02/2011 - 13:01
      Enviado por: Maria

      O motivo foi financeiro, porque ele cobrava dos dois vizinhos pelo serviço e não apenas dos vizinhos do lado mais de moradores mais distantes também.

    • 01/02/2011 - 18:52
      Enviado por: Diego Souza

      Maria, fazer um rateio do que já pago, por você, não creio que isto seja um crime, o real crime é visto de 30 a 30 dias, quando você abre o seu boleto….., e no dia a dia, quando você mede a velocidade da internet, afinal, assinamos para sermos assaltados, uma vez que há brecha no contrato, que permite que 10 por cento do sinal seja fornecido, sem represálias, ao menos, o cara foi mais esperto, e forneceu 100 por centro do que ele mesmo ofereceu!!!!

    • 06/02/2011 - 14:26
      Enviado por: Dalton Rios

      Concordo com o Diego Souza

    • 02/05/2011 - 11:23
      Enviado por: Samuel

      Isto é um absurdo. Nossa telefonia está indo de mal a pior, e a ANATEL Faz isto, até parece que eles estão preocupados com os consumidores. A gente paga um absurdo, aqui no Mato Grosso do Sul só tem uma telefonia, que por sinal, nos vende preço de 1MB + Telefonia por 90 Reais. Olha, que na maioria das vezes nem vem a velocidade contratada. Um amigo meu nos EUA paga 30 US$ por 100 MB, e lá funciona. E a telefonia celular, que vive caindo, 3G, 3G+, etc. não funciona direito. A Internet a Rádio, na chuva não funciona. Agora vem a ANATEL cobrar multa de um consumidor, que divide um preço absurdo com mais 3 vizinhos. A ANATEL em vez de cobrar mais eficiência e eficácia das operadoras de telefonia, vai atrás do consumidor e cobre dele (ou seja o lado mais fraco). Resumindo, a gente paga preço alto por porcaria e ainda vem a ANATEL querer cobrar mais do consumidor.

    • 17/09/2011 - 15:01
      Enviado por: leila

      Perfeito, Vitor. A Anatel faz um desserviço. Está penalizando o cidadão e agindo de forma invasiva. Eu compartilho com quem eu quiser o meu sinal. O problema é meu.

  • 31/01/2011 - 21:31
    Enviado por: Rinaldo Gois

    É grande a quantidade de rádio pirata, operador de rádios px, rádio amador sem a devida licença. Todos de alguma maneira interfere em alguma coisa e a Anatel não faz nada. Ficar atrás de pessoas que compartilham uma conexão de internet via wi-fi é o fim da picada.

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 13:05
      Enviado por: Maria

      Ele não compartilhava, ele revendia. Os equipamentos apreendidos – um rádio-transmissor operando na faixa de 2,4ghz e uma antena omni-direcional – não sãqo de uso doméstico e sim para revender o serviço.

    • 02/02/2011 - 15:27
      Enviado por: José da Silva

      Maria, praticamente qualquer roteador wifi doméstico se encaixa na categoria de “equipamento rádio-transmissor operando na faixa de 2,4 GHz” com “uma antena omni-direcional”. Essa informação não é suficiente para concluir que o sujeito estava vendendo conexão.

  • 31/01/2011 - 21:42
    Enviado por: luiz c rodrigues

    Entregar ao consumidor banda larga com 10% da velocidade contratada, isso a Anatel não vê.

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 11:16
      Enviado por: Fagner

      Perfeito!

  • 31/01/2011 - 21:46
    Enviado por: Desmond

    Piada, não é mesmo?

    Por que a Anatel não investe o seu tempo de acordo com outros países, buscando um serviço melhor, mais eficiente e a um preço justo das empresas que fiscaliza?

    Na Inglaterra, internet ilimitada de 10mb + telefone ilimitado e + TV custa em média 70 reais por mes! Na Alemanha, a mesma coisa! 70 reais por mês!

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 13:26
      Enviado por: joao sosza

      -Rapaz vou dar um jeito de mudar-me pra inglaterra ou Alemanha,pois já não aguento mais essa tal de “velox” com serviço caro e péssimo!!!

  • 31/01/2011 - 21:53
    Enviado por: Heraldo

    Isto é um absurdo, demonstra a inequívoca disposição para regular e controlar tudo, do Estado brasileiro – menos, é claro, suas próprias mazelas e desgovernos. Nos EUA é comum que vizinhos aproveitem o sinal de wireless, para navegar às custas dos outros. Às vezes há reação, mas muitas vezes eles não se importam. Exigir uma licença de transmissão é ridículo, se a atividade não é comercial. Em vez de ficar regulando tudo e aplicando multas, a ANATEL deveria preocupar-se mais com exigir um serviço de telefonia celular decente e econômico: seguidamente se perde o sinal, e as ligações muitas vezes são de má qualidade, comparando a clareza da transmissão, com o que se tem em países mais desenvolvidos. Além disto, a ANATEL deveria esforçar-se por forçar a baixa dos preços. Nos EUA, a ligação para fixo, celular, local ou distante (incluindo até o Canadá), tem o mesmo preço e é muito mais barata do que no Brasil – isto sem levar em conta o poder aquisitivo do cidadão americano, muito mais elevado do que o nosso. Até quando vamos aguentar estes abusos?

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 22:04
    Enviado por: Zen

    Oras, como a ANATEL descobriu que havia mais de uma conexão “em casas diferentes”? Eu, por exemplo, tenho três computadores conectados via wi-fi na minha casa. A ANATEL anda bisbilhotando as conexões dos usuários brasileiros sem autorização judicial?

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 13:07
      Enviado por: Maria

      Descobriu por DENÚNCIA. Vou verificar e confirmou com o rastreador que ó sinal era enviado a moradores mais distantes e não apenas os vizinhos de um lado e do outro.

  • 31/01/2011 - 22:06
    Enviado por: Bruno

    Concordo que a Anatel deve realizar o monitoramento e fazer cumprir a legislação vigente, o engraçado é que eu não vejo ela multando empresas de telefônia fixa, móvel, tv a cabo e internet pelo péssimo serviço prestado, sem contar o “monopólio invisível” praticado principalmente pelas empresas de telefonia fixa. Basta apenas verificar as reclamações no procon que eles vão ter serviço por décadas.

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 22:20
    Enviado por: CapEnt

    Dizer que rede wi-fi atrapalha rádio de ambulância e controle remoto de portão é o cumulo da ofensa contra a inteligencia alheia. Essa lei é uma excelente exemplo de legislatitis que o Brasil sofre, com caminhões de leis inúteis criadas por desinformados apenas querendo controlar besteira e faturar em cima de idiotas.

    Só no Brasil mesmo. Enquanto em outros países é normal vizinhos instalarem redes wi-fi de alta potência com Sputnik Agent como fonte de renda suplementar, e até mesmo municípios instalarem pontos de acesso sem fio gratuitos… aqui no Brasil você tem que pagar 400 reais para ter o direito de um conhecido usar SUA rede, e 9 mil para um comércio instalar uma atração extra para clientes.

    Ridículo… simplesmente ridículo.

    Esse país é uma tralha em matéria de tecnologia exatamente graças esse tipo de estupidez. O Brasil vai continuar pagando 1300 reais em placa de vídeo que custa 210 dólares, e financiando em 12 vezes um PS3 que nos EUA uma criança pode comprar economizando dinheiro da merenda.

    Parece que o Brasil foi projetado para ser o país dos medíocres. Tudo que você tentar fazer aqui o Governo te taca no chão e chuta seu saco. Mas se é pra ser ladrão ou mais um vagabundo, o Governo até lhe da um empurrãozinho. No Brasil você existe para comer e trabalhar, só isso, qualquer outra atividade não é permitida.

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 10:47
      Enviado por: antonio carlos alves amaral

      Fiquei impressionado com a qualidade do desabafo, com o qual concordo.

    • 01/02/2011 - 12:03
      Enviado por: Eugenio Santos

      Falou bem. Esse tipo de coisa que atrapalha o empreendedorismo. Se as coisas fossem mais acessíveis, se custassem mais barato, quantas novas empresas não poderiam nascer aqui no Brasil? Quantos jovens não poderiam iniciar seus negócios, quem sabe até criar gigantes como Google e Facebook, que começaram pequenos – só precisam de computadores e criatividade.

      Mas estes preços absurdos inibem qualquer iniciativa, pois o capital necessário é alto e isso acaba aumentando o risco do negócio. Com essa mentalidade tosca nós nunca seremos um país de primeiro mundo. Nos contentamos e ver “bolsa família” ser distribuída, é uma triste realidade!

    • 06/02/2011 - 14:33
      Enviado por: Dalton Rios

      PERFEITA A ÓTICA ACIMA COMENTADA DOS COLEGAS….

  • 31/01/2011 - 22:25
    Enviado por: Thomas

    Servicos de banda larga no brasil oferece tarifas de 1o mundo e servicos de 5a categoria !!! e a anatel finge que regula !!!!

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 22:26
    Enviado por: Rafael Paschoarelli

    Na lista de prioridades da Anatel, coibir compartilhamento de rede WI-FI é um problema seríssimo e que precisa ser combatido pois ameaça o equilíbrio econômico-financeiro da OI, Telefonica, etc.
    Felizmente não temos no Brasil problemas com grandes operadoras de nenhuma natureza. Logo, resta fiscalizar pessoas físicas.
    Afinal de contas no Brasil não temos problemas com operadoras que vendem rede de alta velocidade 3G mais lentas que linha discada, não temos problemas com operadoras que cobram por serviços de baixa qualidade tampouco temos operadoras que figuram como as mais reclamadas no Procon.
    Sendo assim, se preocupar e multar pessoas físicas que compartilham WI-FI é uma necessidade imperativa.

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 09:41
      Enviado por: Maestro

      Vc está brincando né? É uma ironia… só pode ser!

    • 05/02/2011 - 23:56
      Enviado por: Rafael

      Maestro, é claro que é uma ironia!
      Os serviços prestados pela Telefônica são um lixo. O atendimento uma droga. A rede 3G da Vivo é uma porcaria. O que a Anatel faz? Multa uma pessoa física que compartilhou seu wi-fi!
      Permitir taxa de assinatura nos telefones fixos é coisa inimaginável em país desenvolvido.
      Em São Paulo já fui cliente da Claro, Tim e Vivo. Cada vez que mudo para uma operadora tenho a sensação que a operadora que estou é a pior de todas. Se fizéssemos uma competição para ver qual é a pior operadora, daria empate com todas elas em último!

  • 31/01/2011 - 22:29
    Enviado por: Tiago

    Realmente, um deserviço. A Anatel deveria pensar nisso antes de permitir que se venda roteadores wireless por aí.
    Aliás, com o tanto de gente “leiga” usando internet hoje, qualquer um que deixar seu roteador mal configurado vai permitir que outras pessoas usem sua conexão com a internet e vão cair no mesmo cenário que esse cara estava.
    Se eu nao colocar senha no meu roteador, por exemplo, qualquer vizinho pode usar minha internet. E isso quer dizer que eu estou comercializando? Porque foi esse o argumento usado!
    Comércio envolve cobrança de um valor por um produto devidamente caracterizado. Duvido que o acusado acima citado tem um produto à venda onde qualquer pessoa pode comprar.
    Ou esse caso está mal explicado ou abriu-se um baita precedente para termos um terrorismo em massa à vista. Protegam-se!

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 22:43
    Enviado por: Jota

    Legal, as empresas vendem planos de internet, principalmente 3G, não disponibilizam a velocidade contratada e o que a ANATEL faz ?

    Nada !!!

    Vai fazer alguma coisa útil ANATEL !!

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 22:46
    Enviado por: Soese

    Eu aposto 20 no chão que foi um provedor que chorou para a Anatel. A agência sozinha não teria como detectar isso.

    Engraçado é que o contrário não acontece. Os consumidores são o tempo todo abusados pelas telefônicas, pelos provedores de acesso e não se vê medida nenhuma sendo tomada, multa nenhuma sendo aplicada. Mas pra pegar um reles cidadão compartilhando por wi-fi, tão aí tentando fazer terrorismo.

    A justificativa de controle sobre a radioemissão é cretina. O uso de redes wi-fi é muito bem controlada e cada vez mais difundida. É a grande vantagem da rede, poder se propagar. Mas defendendo interesses mesquinhos de provedores, a Anatel quer ir contra o desenvolvimento natural das coisas.

    Patético.

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 22:49
    Enviado por: Paulo

    Toda essa movimentação da máquina federal por conta de um usuário que dividia sua conexão com 3 vizinhos ?

    Errado, está com certeza e deve ser punido de acordo com a lei, mas e os peixes grandes ? Daqui a pouco vão colocar a GM para cuidar de balanço em parques com crianças e a PM para pegar gatos no telhado de casas.

    Paulo

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 13:15
      Enviado por: Maria

      Não eram só 3 vizinhos não, ele revendia para o bairro inteiro…

    • 01/02/2011 - 22:57
      Enviado por: Adriel

      Que revendesse para a cidade inteira!! Ainda assim isto não era para a ANATEL se meter!!
      Se no contrato com o provedor este proibia o compartilhamento da conexão, que esta acione a justiça! Isto é um problema do provedor e não da ANATEL.
      Se ele ganhava dinheiro revendendo o serviço, daí o problema seria com a Receita caso não pagasse imposto.
      .
      O que não da para entender é a ANATEL querer impedir as pessoas de fazerem o que quiserem com sua internet, ainda mais utilizando modens e outros dispositivos com o selo de aprovado pela… ANATEL!

    • 19/09/2011 - 10:06
      Enviado por: KuroShinigamiBR

      essa tal de maria ai Deve ser funcionaria da Anatel hauahuahuahauhauhauhauah

  • 31/01/2011 - 22:56
    Enviado por: Marcelo

    Usuários comuns, que tem de pagar R$ 180,00 por uma conexão de Banda Larga são multados pela Anatel porque, segundo eles, o dono da conexão estava “funcionando como provedor”.
    Já as operadoras de Telefone, internet e TV a cabo tripudiam e fazem o que bem entendem com os consumidores, você reclama, eles respondem QUANDO QUEREM (passando dos 5 dias úteis) e o que acontece? Fica tudo por isso mesmo!
    Isso é o Brasil, meu povo!

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 23:07
    Enviado por: Peter

    Nos Estados Unidos nao tem essas coisas e esta tudo bem. O Brasil eh uma pais criador de problema, cheia de gente neurotica no governo que acha que tem que fiscalizar todo mundo. O governo quer fiscalizar todo mundo e nao fiscaliza a si mesmo. Do meu apartamento nos US pego o sinal de 3 vizinhos, ninguem liga mas nao preciso do sinal deles porque pago 50 dolares por Internet bem rapida. No Brasil tudo e taxa, tudo e imposto. Nos Estados Unidos tem sinal de graca em todo lugar. O governo americano quer ajudar as pessoas a connectar na Internet, no Brasil o discurso do governo e diferente da realidade. Ate parece que um coitado que divide sinal com os amigos eh um prestador de servicos de telecomunicacao. Isso eh uma piada, cobrar 400 reias para dividir o sinal com os amigos.

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 23:09
    Enviado por: Marcelo

    Pergunto a Anatel se posso pagar apenas 10% do valor da mensalidade se a empresa de telefonia não cumprir com a taxa de conexão que está em contrato!!! Viva as leis Brasileira que só funcionam para que tem poder!!!

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 23:25
    Enviado por: Rosa Lewellen

    Para isso a Anatel serve. Se eles se ocupassem em fazer alguma coisa para melhorar o sistema de telecomunicacoes, nao teriam tempo de perseguir um cidadao que talvez so conseguia pagar esse absurdo de internet se dividido por mais usuarios. Enquanto isso, a linha fixa da Telefonica nao tem competicao e NAO PRESTA — a maioria da populacao nao e servida porque a Telefonica nao vai alem de um certo ponto a menos que o solicitante PAGUE e muito para instalarem cabo telefonico. TOMA VERGONHA NA CARA, ANATEL!

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 23:37
    Enviado por: Eduardo

    Que beleza. enquanto isso nas favelas o “gato” come solto e ninguém faz nada…. Será que levam algum nessa?

    denunciar abuso
  • 31/01/2011 - 23:58
    Enviado por: sergio.silicio

    Absurdo!!!
    Uma das internetes mais cara do mundo e a Anatel ao invés de ajudar pune.

    O Governo tem que dar banda larga gratuita para a população.

    A anatel foi cooptada pelo setor regulado!

    denunciar abuso
    • 02/05/2011 - 11:30
      Enviado por: Samuel

      Olha essa Banda Larga do governo vai ser pior do que a Internet Discada que eu já tive. O melhor mesmo é baixar drasticamente os preços, colocar mais competição. Só a OI controla mais da metade do país (um monopólio enorme para uma empresa ineficiente). Além de reduzir bastante os impostos. Se depois disto o preço não cair, aí sim o governo deverá dar internet de graça.

  • 01/02/2011 - 00:19
    Enviado por: Frederico

    A N A T E L: Agencia Nacional de Arrecadação de “Tutu” Enviado pelos Lobbies
    Não faz nada pra ajudar os usuarios, apenas atende aos grandes grupos de telecomunicações que propiciam polpudas gorjetas aos membros dessa ‘agencia’ que deveria ser regulatória e trabalhas para atender a população…
    Ara que vá pentear macacos, coitados

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 00:47
    Enviado por: Ademir R. Faustino

    Que besteira!! A Anatel deveria se preocupar com o valor abusivo cobrado do cidadão brasileiro pelo acesso a internet e com a péssima qualidade do sinal, na maioria das vezes!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 01:08
    Enviado por: Brasileiro

    Isso e simplesmente RIDICULO. Parece que a Anatel nao tem o que fazer mesmo. Eles deveriam se preocupar e com os carteis da telecomunicacao no Brasil e o mal atendimento ao consumidor. O compartilhamento da network via Wireless e completamente legal nos Estados Unidos e outros paises. Com o preco da conta da internet ai no Brasil, o povo tem mesmo que fazer isso. E ja fazem a muito tempo. Aqui nos EUA pago $30 por mes por um link de 10mbps e tenho uma irma que paga por volta de R$100 ai no brasil por um link de 1mbps o qual nunca chega a 1mb. E uma vergonha. Isso que a Anatel deveria estar preocupada.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 01:26
    Enviado por: Olinto Medeiros

    Que palhaçada… que absurdo !!!!
    Claro. O Usuário de Teresina está sabotando. Afinal a gang da internet está deixando de arrecadar mais R$ 360,00.
    Porque a Anatel não multa os provedores Terra e UOL por não prestarem qualquer serviço na conexão com banda larga em SP (Speedy)?
    Só autemticam o usuário. Um serviço absolutamente dispensável, pois pode ser realizado pelo proprietário da infraestrutura.
    Anatel, que servicinho ridículo. É para isso que vocês servem? Ficar gastando o dinheiro do MEU imposto para descubrir quem compartilha WIFI com o vizinho?
    Que tal vocês realizarem algo realmente importante para o contribuinte e ficarem de olho nas operadoras de celular? Elas prestam um péssimo serviço para quem cobra as tarifas mais caras do planeta. Você não sabiam disso?? Pergunde a quanquer um na rua. Todos sabem disso.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 01:53
    Enviado por: Cidadão

    Se alguém ainda tinha dúvidas quanto a inutilidade e a incompetência desta agencia reguladora, fica aí mais uma amostra do “deserviço”, como muito bem colocado pelo advogado, prestado pela ANATEL. Brasil, um país de pouco$ !

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 01:54
    Enviado por: Francisco Magalhães Barros Junior

    Já Multar as operadoras que não entregam o que vendem nada? Tenho modem pós pago TIM, uma merda, de um mega contratado há horas que congela em o,5 kps. Tenho também modem vivo pré, outra merda. E multa para eles não existe?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 02:34
    Enviado por: Luiz Prado

    ESSA TURMA DA ANATEL, TOTALMENTE ABÚLICA NA DEFESA DOS INTERESSES DA NAÇÃO E PENSANDO APENAS NA DEFESA DOS INTERESSES DAS OPERADORAS, NÃO TEM MESMO O QUE FAZER!

    ESPERA-SE QUE A JUSTIÇA DERRUBE QUALQUER DECISÃO FAVORÁVEL À LASTIMÁVEL ANATEL!

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 13:10
      Enviado por: Maria

      Então você é favorável ao roubo do sinal da internet e revenda por terceiros?

    • 01/02/2011 - 13:27
      Enviado por: Carlos Rodrigues

      Ninguem roubou nada, se pago pela conexão ela é minha, uso da forma que quiser, a anatel usou de um subterfugio, pra punir o kara, ele foi multado por usar frequencia sem licença.
      se ele divide a conexão por cabo, ele n teria sido multado.

    • 19/09/2011 - 10:08
      Enviado por: KuroShinigamiBR

      Maria vc deve ser dona do Provedor que preciono a embratel para fazer isso ahuahuah

    • 19/09/2011 - 10:09
      Enviado por: KuroShinigamiBR

      opa embratel = Anatel* hauhauahuahuahuahu

  • 01/02/2011 - 02:35
    Enviado por: Cesar

    Anatel nunca vai deixar de ser essa porcaria mesmo. E se por exemplo, um end-user mora em um predio, tem internet de 15mb e um roteador sem fio (que se chutarmos, sem muita interferência, pode ter seu sinal captado até 90mts) sem senha configurada ou qualquer tipo de segurança, e digamos que ele tenha 3 vizinhos “espertinhos” no seu andar, mais 4 no andar de cima e 4 no andar de baixo, cada vizinho com sua plaquinha de rede wireless, fazendo uso “indevido” do sinal do cara que não soube configurar uma senha em sua rede sem fio. Eles vão na casa dele tomar o roteador e o pc também? Vão poder multar o cara?
    Proponho um teste pra qualquer pessoa que esteja lendo isso:
    – Mora em prédio e tem um notebook ou qualquer aparelho que se conecte a internet via wireless? Procure por sinais no aparelho.
    – Ou então, vai passear na Avenida Paulista com seu notebook, psp, iphone, n97 ou qualquer coisa que se conecte na internet por rede wireless, a anatel vai ter que multar metade do pessoal do por lá então…

    Brasil, AH MEU BRASIIIIILLLLLL!!!!!!

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 09:59
      Enviado por: Alberto

      Exatamete. Pensei na mesma coisa…
      Fica sem senha e pronto.. não é obrigado a ter senha né!

  • 01/02/2011 - 02:56
    Enviado por: Luiz Garrido Filho

    Ha Ha, R$180 reais de mensalidade! Para quem será, OI? Por velox, “banda larga” de 56k. O preço aqui no Brasil é um absurdo. Queria saber a velocidade que ele tinha contratado para saber se esse valor era justo. Se for uma velocidade ridícula por esse preço, realmente o período de defeso acabou, e está liberada a pesca as sardinhas.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 03:10
    Enviado por: Rodolfo

    Contudo somos reféns de Telefinicas e ets que presta um pessimo serviço a um custo abusivo

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 03:11
      Enviado por: Rodolfo

      Digo Telefonicas e etc

    • 01/02/2011 - 08:14
      Enviado por: Gugo

      Rodolfo, parafraseando o buscador: Você quiz dizer: TELECÍNICAS E ETS, certo ?

  • 01/02/2011 - 03:13
    Enviado por: Pedro Bó

    Engraçado… Para o coitado do rapaz o multa foi rápida, já para as operadoras que fazem o que querem… Esse é o Brasil!

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 10:57
      Enviado por: josias

      é o governo patrocinando a inclusão social kkkkkk

  • 01/02/2011 - 05:32
    Enviado por: Felix

    Wi-Fi

    Licença para rede privada?
    Isto é um absurdo e não existe outros lugares do mundo, pelo menos não no mundo civilizado.
    Burocracia, incompetência, truculência oficial, ANATEL…vão cuidar do desenvolvimento de uma rede decente no país e parem de aterrorizar a vida dos cidadãos, inclusão digital não é isto ai não.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 07:03
    Enviado por: Liddell Hart

    O acusado é na verdade a vítima!

    Foi vítima de cobrança abusiva por seu provedor, que o forçou a dividir a conta com os vizinhos amigos.
    Foi vítima de dano financeiro por parte dos outros vizinhos, que usavam sua conexão sem pagar nada, reduzindo a banda dizponível aos pagantes.
    E foi vítima de interceptação ilegal por parte da Anatel que, de forma arbitrária e subreptícia, resolveu colocar novamente nas ruas as suas velhas kombis, dessa vez para a prática do “wardriving”.
    Não duvido que o pobre coitado termine como vítima do Poder Judiciário, sendo condenado a pagar a tal multa!
    Lição aprendida e sem dinheiro no bolso, ele voltará à legalidade e, seguindo o exemplo da Anatel e de seus vizinhos, vai passar a fazer “wardrivig” e a utilizar a conexão dos outros sem pagar!

    denunciar abuso
    • 06/02/2011 - 14:51
      Enviado por: Dalton Rios

      PARABENS PELO SEU COMENTÁRIO, UM DOS MELHORES QUE LI NESTE ARTIGO

  • 01/02/2011 - 07:19
    Enviado por: augusto cesar da silva

    A Anatel é um braço das operadoras, elas fazem o que querem, a baixa qualidade e os altos preços a Anatel não questiona. Esta agência é um tapa na cara de todos nos, ela é de uma arrogancia sem tamanho, é só olhar na lista de queixas de qualquer Procon, as operadoras ganham de quase todos os setores da economia em reclamações.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 07:26
    Enviado por: Roberto

    Gostaria de ver esta mesma eficiência da Anatel contra as telefonicas que prestaam um péssimo atendimento ao consumidor e até hoje ninguém, repito, ninguém fez nada. Ah, esqueci que são peixes grandes.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 07:42
    Enviado por: Paulo

    No Brasil é assim: concessão aos amigos (do rei) e aos demais o rigor das leis. Alguns poderiam dizer que o Estado parasita o trabalho e a iniciativa do empreendedor e do cidadão. Neste caso, no entanto, são empresas privadas, associadas ao Estado, tal forma a tornar difícil a distinção entre o público e o privado, um monopólio natural e concessão divina, afinal rei pela graça divina.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 07:44
    Enviado por: Chacal

    Mais e um frouxo esse cara. Na minha casa ninguém iria por os pés por conta disso. Bota essa cambada de funcionário publico corrupto pra correr cara.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 07:49
    Enviado por: João Batista

    Parabéns aos leitores que aqui postaram seus comentários!
    Foi a primeira vez que li comentários sensatos, isentos de aberrações e de erros de língua portuguesa. Bem diferentes daqueles em que uns patetas ficam querendo defender PSDB ou PT.
    A atitude da Anatel é um péssimo exemplo para a fiscalização brasileira. Os que atuam em nome do Estado têm que cumprir a lei, mas essa vinculação deverá ser lastreada por princípios do direito.

    denunciar abuso
    • 06/02/2011 - 15:01
      Enviado por: Dalton Rios

      João, esses cometários só são possíveis porque nota-se o uso de internet no dia-a-dia dessas pessoas, se a Agência começar a fazer disso rotina, acredito eu, que pelo menos 20% dos usuários conectados deixarão de ficar on-line diante da enciclopedia que é a Internet. É da minha opnião que redes pessoais de internet com ou sem fio só ajudarão a inclusão digital e social que o próprio governo tanto quer.

  • 01/02/2011 - 07:50
    Enviado por: leo

    Conheça o “excelente” trabalho da ANATEL:
    Associação Nacional dos Amigos das TELefônicas.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 07:52
    Enviado por: Capwing

    A tempos atraz tinha-se dificuldadepara se conseguir uma linha telefonica, e usávamos um “radinho” de criança para comunicar com o escritorio que ficava do outro lado da praça, o tal radinho tinha míseros 100mw de potência, a caça ás bruxas foi tão forte que vocês acreditem ou não , fomos obrigados a tirar licença para o tal radinho, esperamos quase 6 meses para a tal licença chegar de BRASILIA e quando nos identificávamos no caso de alguém reclamar o prefixo era descrédito geral , e atualmente a interferência gerada por radios piratas é tão forte que cotuma-se dizer que não se precisa de aparelho de rádio para ouvi-las, basta ligar o chuveiro…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:01
    Enviado por: Mari

    Realmente não passaremos nunca de “um país em desenvolvimento”…
    Enquanto os desenvolvidos, em passos largos, tem internet rápida, a preços justos, com apoio e cooperação dos governos e teles aqui o desenvolvimento barra tudo!!!
    Isso aí gente, continuem desenvolvendo…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:04
    Enviado por: Milton

    É simplesmente ridículo…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:17
    Enviado por: Medeiros

    Na hora de punir as operadoras (que só f. com o consumidor) a Anatel é um gatinho manhoso. ÊEEEE país de merda!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:25
    Enviado por: Lecos

    A Anatel só serve para prestar desserviços à sociedade. Sempre a favor das operadoras. Compartilhar uma conexão wifi com o seu vizinho é crime, já aceitar as cláusulas contratuais impostas pelas operadoras como somente 10% da velocidade contratada, cobrança de pontos adicionais de TV por assinatura (a lei que proíbe a cobrança é uma piada), entre outras atrocidades que deveriam ser fiscalizadas e não são (rádios piratas é um exemplo perfeito). Mas, no fim, é como sempre acreditamos que fosse, a Anatel está ai para fiscalizar e punir sardinhas. Já os tubarões nadam de braçada sem que nada aconteça. Esse órgão existe para fiscalizar consumidores, ja os prestadores tem carta branca para lesar o consumidor como quiserem… Esse é o Brasil… Como continuar acreditando que alguma coisa funcionará direito nesse país?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:25
    Enviado por: geraldo

    A agencia está correta em agir dessa forma. O que está errado, é ela agir só contra os pequenos enquanto que os grandes não sofrem fiscalização alguma. Já passou a hora de relativisármos os pequenos delitos só porque existem grandes delitos. O que tem que acontecer é a fiscalização de todo o sistema e punição a quem quer que seja.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:26
    Enviado por: vitor lucena junior

    Só pode ser piada. Estou sendo espoliado pela embratel e esse orgão falido não toma qualquer providencia. Mas para atuar contra o povo eles estão prontos, chegam ate a trabalhar vejam so. O salario desse cabidão deveria ser pago pelas teles.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:29
    Enviado por: Nani Oliveira

    É, a OI ofereceu 10 mega de velocidade no nosso pacote E segundo técnicos da terceirizada,só recebíamos 4,mas pagávamos na fatura por 10. Isso a anatel não vê,nao multa,não faz nada!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:30
    Enviado por: Mauricio

    Essa história está mal contada.
    Com certeza houve algum tipo de denúncia, seja de algum dos “vizinhos” que utilizavam o wifi do acusado, talvez realmente a pessoa fazia uso comercial de seu wifi.
    Tenho certeza que a Anatel não iria simplesmente “adivinhar” que o wifi era utilizado por outros e muito menos que houve fiscalização a ponto da agência sair por aí bisbilhotando wifi e sua abrangência.
    Talvez a antena e a potência utilizada estavam acima do permitido e pode ter havido interferência em outros equipamentos de vizinhos, etc, mas tenho certeza que houve denúncia.
    Antes de criticar a agência, que não serve lá pra muita coisa, é preciso saber a história toda, ouvindo os dois lados e tendo conhecimento integral do processo.
    Estou cansado de ler notícias mal formuladas, normalmente vindas de uma única fonte e com interesses óbvios… (Não estou apoiando a Anatel, mas apenas dando minha opnião ao caso, que me parece um tanto estranho)

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:37
    Enviado por: Eddie Sampaio

    Os serviços de banda larga no Brasil são um DOS MAIS CAROS DO MUNDO.
    Mesmo assim, o serviço oferecido é de péssima qualidade, sempre inferior ao contratado.
    As operadores de telefonia são as campeãs de reclamação.
    Há anos, nós, brasileiros, estamos sob o jugo dessas multinacionais ou empresas governamentais que só pensam em nos estorquir.
    Foram criadas várias agências reguladoras – a anatal é uma delas – com o objetivo principal de defender os consumidores.
    No caso em questão a anatal está mais preocupada em retornar usuários de banda larga para as empresas fornecedoras e usurpadoras do que qualquer outra coisa.
    Em suma: diante disso tudo podemos afirmar que a anatel é uma empresa de m_rda!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:39
    Enviado por: stjunior

    piada né? conta outra agora!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:42
    Enviado por: Hal Po

    é por isso que cada vez mais tem nego dando chapéu por aí…eu acho que está certíssimo o cara que compartilhou a internet…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 08:49
    Enviado por: MIguel Sacramento

    Enquanto o governo americano define comom meta PRIORITÁRIA levar a internet (de alta qualidade e gratuita) a TODO cidadão, a ANATEL … sem palavras!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:03
    Enviado por: rubens-genebra

    INCRIVEL…. Aqui na europa compartilhar redes wifi com vizinhos é a coisa mais comum do planeta…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:13
    Enviado por: Daniel

    ANATEL É DE PAPEL
    UMA EMPRESA QUE ATACA FEROZMENTE OS INSIGNIFICANTES ENQUANTO DEIXA OS GIGA-GIGANTES E SEUS DESMANDOS EM PAZ, NÃO É EMPRESA DIGNA DE DEFENDER UM SETOR EM LUGAR ALGUM DO PLANETA.
    VOCÊS SÃO UMA PIADA. É O MESMO QUE PRENDER QUEM ROUBA UM PÃO PARA ALIMENTAR UM FILHO E DEIXAR OS LADRÕES DE CARROS E CAIXAS ELETRÔNICOS AGIREM LIVREMENTE EM BAIXO DAS PRÓPRIAS BARBAS. AINDA BEM QUE A ANATEL NÃO É POLÍCIA.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:13
    Enviado por: Marcus Vinicius

    Todos sabem. Mas todos nós ficamos inertes. Somos um bando de Manés. Não somos capaz de liquidar estes assuntos. Somos coniventes. Queremos levar vantagem. Uma pena! Só precisamos nos unir e liquidar essas aberrações. Mas não… não fazemos isso. Por que? Porque existe o fdp que quer levar vantagem… e nas minhas (nossas) costas. Uma aberração aceitar esse comportamento da ANATEL; ANAs que ficam assegurando as existências desses CARTÉIS.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:20
    Enviado por: Oswaldo Roberto Rodrigues

    Anatel, cadê você?

    Anatel, tão culpada pelos péssimos serviços de navegação digital em São Paulo quanto a concessionária. Gêmeas siamesas paridas por FHC, a Anatel e a Telefonica caminharam lado a lado em todos os anos de suas existências, lutando ombro a ombro contra os direitos do consumidor, surdas aos seus justos reclamos. À uma cabia prestar um serviço de qualidade a um preço justo, e à outra competia fiscalizar os atos da outra. Ora diriam, porque não cumpriram com suas obrigações, tão simples eram? Cada um de nós imagina o porquê.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:22
    Enviado por: Gilberto Mendes

    Isso é o GOVERNO para todos do PT, agência reguladora fiscalizando e punindo o POVO, cujo serviço deveria ser oferecido gratuitamente, pois esses serviços são concessões PUBLICAS e sendo assim tudo que é PUBLICO ao POVO pertence. É nessa HORA que vemos em quem votamos, vortaram no PT e agora estão colhendo os frutos.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:24
    Enviado por: andré

    nossa essa foi a notícia mais ridícula que ouvi. isso na verdade da vergonha.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:25
    Enviado por: Manuel Alcantara

    Incrível!!!

    Se temos tal aparato de vigilância e de combate ao menores dos crimes neste país, estamos no melhores do mundo…

    Esses caras no Piaui não tem é o que fazer, miserável como é aquela terra, deve mesmo ser fácil saber quem tem “banda larga” nestas aridas terras.

    E como o leitor bem frisou, os caras não tem nem competência, coragem e capacidade para saber e coibir os celulares nas penitenciárias. Vai saber definir aqui competência com conivência neste país quando se fala da coisa pública.

    Parabéns ANATEL (ou será ANATOLOS?) pegaram uma super rede clandestina de WIFI de 3 usuários… enquanto deixam milhões de consumidores de servições de telefonia e outros abandonados ap´ropria sorte.

    Sabem porque pegaram esse carinha? Simples não sabia da existência da caixinha voluntária ahahahah
    eta país de corruptos, corruptores e espertinhos…

    Isto é brasil

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:28
    Enviado por: Luiz indignado

    Neste Brasil de gestores por incompetencia isso ( ANATEL) não causa mais estranheza, Estatais invadidas por “chefes” ou seriam “caciques” que nem sabem porque estão ali, o que é mesmo que a ANATEL faz? Mas esse detalhe não é exclusividade da Anatel, existem varias outras empresas na mesma situação: INFRAERO, ANEL , ANAC , PETROBRÁS (combustivel mais caro do mundo) …empresas e agencias que deveriam ser exemplos, mas que infelizmente hoje apenas nos envergonham.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:29
    Enviado por: Francisco

    Se o estado controlar o preços que cobram as operadoras que são avusivos, não aconteceriam casos como éste, não existem entidades reguladoras e de controle e o que paga o pato sempre e o povo brasileiro. O povo brasileiro deberia ser mais unido para lutar juntos e evitar estes avusos, e não falo so destes avusos tem muitas coisas neste pais que acontecem porque o povo não faz nada.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:32
    Enviado por: josias

    é isso minha gente é o governo promovendo a inclusão digital kkkkkk.brasil um pais de tolos

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:33
    Enviado por: rios

    Brasil um país de poucos.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:35
    Enviado por: Beto

    Brasil que promove a legalização do egoísmo desenfreado, o individualismo consumista.
    Paisinho safado. vou embora!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:37
    Enviado por: Narjan

    A cada noticia como esta, me deixa ainda mais triste em morar neste pais de merda,onde somos obrigados a pagar caro por serviços de baixa qualidade, R$180 por mês por uma banda larga que na verdade de larga nao tem nada.
    E uma agencia reguladora, que na verdade esta fazendo o tabalho dela, regular nós usuarios.
    Isso aí Viva o Brasil, só faltava essa, a Anatel passando com um carro nas ruas regulando o uso das Wi-Fi de nossas casas….
    Em minha casa uso meu Celular, notebok´s e mais o PC, será que devo tger medo da anatel querer que eu pague por cada aparelho conectado em minha rede???

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:42
    Enviado por: Cleopatra

    Existe uma grande dificuldade nesse país em se estudar, aprender, importar e implementar os bons exemplos vindos do exterior. Não que tenhamos de copiar os países de primeiro mundo, pois cada país é impar em suas qualidades e possui sua propria indentidade cultural; mas acredito que seja bem saudável e plausível a idéia de se aplicar modelos exemplares de sucesso em outras nações(sejam eles relacionados à educação, saúde, transporte, telecomunicações, tecnologia, etc.) na nossa sociedade.
    A internet sempre foi e continua sendo extremamente cara no Brasil, principalmente com vistas às condições de renda dos brasileiros. A internet na Europa é extremamente barata e de excelente qualidade já faz um bom tempo;
    O nosso sistema cospe para cima, sempre dificultando tudo em tudo; aí vem o chamado jeitinho brasileiro , que é de certa forma condenável, porém não passa de uma saída para tais obstáculos impostos a nós; A pirataria da mesma forma não existiria se os impostos para produtos eletrônicos em geral não fossem tão estratosféricos; talvez o brasileiro leria mais se o preço dos livros não ultrapassasse o de uma cesta básica; E por aí vai. Como tudo neste país. Injustiça, inoperância do governo e retrocesso quando o progresso é iminente e está logo em baixo do nosso nariz.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:47
    Enviado por: ildeubasilio

    Conheço locais em Pirituba que a Telefonica e a Net não fornece serviço para todos os moradores da rua. Eles compartilham uma conexão do vizinho. Como fica a situação deles?

    Apesar de ligarem várias vezes solicitando o serviço e não sendo atendidos, como podem fazer para acessar internet?

    A Anatel deveria obrigar estas empresas a fornecer serviços a todos ao invés de ir atrás de usuários que compartilham a rede.

    Cadê a Dilma e o governo federal?

    Anatel, vergonha nacional.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:49
    Enviado por: Jayme

    Em compensação a OI aqui no Pará vive fora do ar tanto os fones fixos como os celulares e esta outra ANA que não faz nada como disse não faz nada , não multa , não investiga o caso e fica por isso mesmo.Todo o mês o abo de comunicação da OI quebra parece que é feito de papel, fica-se sem internet e sem nada e a ANATEL fica caladinha.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:50
    Enviado por: clairton ferreira

    É as agências foram criadas para regular as relações de prestação de serviços aos usuários, entretanto, no desgoverno LULA continuado por DILMENTIRA, essas agências estão sendo utilizadas para penalizar os consumidores e salvaguardar os fornecedores!

    Estranha essa relação do governo com seu povo!

    Mas como as empresas vão ter dinheiro depois para dar para as campanhas e eles perdurarem no poder?

    Agora é só não votar nessa cambada nas próximas eleições!…

    Será que o povo irá lembrar disso?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:53
    Enviado por: joao uaifai da silva

    Se fosse uma TIM, OI ou CLARO, que possuem diversos equipamentos operando sem licença de funcionamento, não fariam nada.
    Participei de muitas atividades junto a fiscais da ANATEL e eles, observando que um equipamento não tem licença de funcionamento, simplesmente dão um prazo para regularização: não desligam nem apreendem nada!

    A frase “indo atrás da sardinhas, enquanto as baleias nadam de braçadas” tem tudo a ver.

    A ANATEL que foi constituida para ser uma agência séria esta perdendo o foco, provavelmente fruto da volta do fantasma da TELEBRÁS.

    Piada maior é envolver a PF ! Coitado do brasileiro.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 09:57
    Enviado por: Alberto

    Tudo bem, puxa um cabo de rede.. ai não tem mais ondas de rádio…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:00
    Enviado por: Lucke

    QUEM ROUBAR VAI PRESO: O GOVERNO NÃO ACEITA CONCORRENCIA!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:01
    Enviado por: Ozama

    Deixa eu ver se entendi. o cara foi multado por passar o sinal a tres vizinhos, é isso?. e se os tres vizinhos fossem filhos ou irmaos ou mesmo primos do cidadao, NAO PODE?. Fala serio, se ele esta pagando 180 pilas pelo serviço ele pode fazer o que quizer a exemplo do que acontece nos Shopings e aeroportos e como disse o amigo acima em um predio onde alguem tenha um roteador sem senha, qualquer um pode captar o sinal e usufruir do serviço. Onde fica o programa de inclusao digital, o nosso amigo ai que foi multado somente esta colaborando com o programa.
    Tem coisa mais importante para a ANATEL fiscalizar e ficam correndo atras de cidadao que quer facilitar a vida de outros.
    Por exemplo essa radios piratas que interferem em tudo, vejam voces que se fizer uma denuncia a respeito de operaçao de radio pirata, a ANATEL diz que somente fara a fiscalizaçao se voce pagar a viagem, Hotel de primeira e refeiçoes do fiscal.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:04
    Enviado por: Ozama

    A ANATEL realmente funciona para as operadoras, esse negocio de assinatura de telefone, esse negocio de que credito de celular tem validade, isso nao existe em lugar nenhum do mundo só no Brasil.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:11
    Enviado por: finha

    “É contra a lei que o raio de uma conexão wireless ultrapasse o estabelecimento que contratou o serviço”????????

    mais um absurdo da nossa ANALTEL!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:15
    Enviado por: Ed

    Os comentários todos dão uma mostra perfeita da zona que virou esse serviço no Brasil. Tenho conexão de 10 megas (Virtua, da NET), mas ela raramente ultrapassa 1,5 mega em qualquer teste que se faça. O preço é um abasurdo se comparado com paiss europeus e EUA. Como minha mulher usa um notebook, instalei um roteador que, segundo o manual, espalha o sinal por 100 metros. Esse alcance chega ao meu vizinho e, se ele usar, não posso fazer nada (nem faria, se soubesse). Será que a Anatel – aparelhada pelos petralhas como todas as agências no governo Lula e na sua continuação atual – vai me multar?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:16
    Enviado por: Marcelo

    Sugestões para a Anatel, que pelo visto tem uma grande vontade de ser excelência em fiscalização e eficiência:
    1. Dispensar a obrigatoriedade de um provedor de acesso, que é claramente uma venda casada empurrada para o consumidor de conexão, uma vez que o “provedor” nada mais faz do que autenticar o usuário do fornecedor da conexão, coisa que já é feita disfarçadamente pelo próprio fornecedor da conexão.
    2. Acabar com a franquia de telefonia fixa. Ah, não venha me dizer que não pode!
    3. Obrigar, fiscalizar e multar provedores que não cumprem a velocidade contratada.
    4. Facilitar e até mesmo tornar gratuita (por que não?) a outorga de pequenos provedores para aumentar a concorrência, abaixar os preços, melhorar a qualidade e popularizar a internet para a população de baixa renda.
    5. Promover e incentivar com novas licitações e isenções o aumento de velocidade para todas as faixas de consumo.
    6. Fiscalizar e multar empresas que não cumprem a lei ao atender mal os clientes através de seus canais de atendimento. Por exemplo, ainda nos dias de hoje, uma grande operadora de telefonia celular que atua no BRASIL INTEIRO (não vou dizer o nome dela, todos já sabem) deixa seus consumidores em espera por atendimento telefônico por 15 minutos (às vezes até uma hora) ouvindo musiquinha de caminhão de gás. Outra operadora de telefonia fixa igualmente gigante é uma piada em eficiência quando o consumidor precisa de algum serviço, modificação ou cancelamento. Outra operadora de TV a cabo, também gigante, empurra upgrades nos pacotes (e nos preços) sem a autorização do usuário. Ou seja, fazem os consumidores de trouxas e ficam impunes.
    Vamos lá Anatel, estamos esperando por sua eficiência há décadas!!!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:18
    Enviado por: nelson

    absurdo!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:22
    Enviado por: Anderson

    Soube pr um amigo, que uma amiga dele que mora na Alemanha, a conexão banda larga por fibra ótica, está na casa dos MB/s e passando a GB/s. Estamos atrás em termos tecnológicos, ainda na era do fio de cobre.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:26
    Enviado por: Daniel

    Vamos aos fatos: os órgãos do governo controlados por agências foram, segundo dados do PROCOM, os que mais tiveram reclamações, com destaque para ANATEL e ANAC. Em suma, se eles não conseguem resolver a causa-raiz dos problemas resta somente correr atrás dos usuários. É como tentar acabar com um formigueiro matando as formiguinhas uma-a-uma. Me admira ver a polícia fereral, uma instituição tão competente, envolvida nisso. Estou com medo! Daqui a pouco vão começar a invadir as casas com mais de um computador usando uma rede WI-FI! Será que o Brasil está mesmo preparado para o IPV4? Pessoal, daqui a pouco teremos eletrodomésticos conectados a internet!!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:35
    Enviado por: alberto

    A fiscalização no brasil só serve para atrapalhar a vida do brasileiro.O péssimo serviço das empresa telefonica o governo não faz nada.BRAZILZILZIL…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:36
    Enviado por: Lucke

    QUEM @OUBAR VAI PRESO: O GOVERNO NÃO ACEITA CONCORRENCIA!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:38
    Enviado por: JCT

    Bom se a Anatel levar isso a sério uma boa parte dos usuário do brasil vai engordar a conta bancária da Anatel, muita gente compartilha a internet devido aos preços abusivos das operadoras, que palhaçada era só o que faltava.!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:40
    Enviado por: Sérgio Brito

    A ANATEL agiu corretamente. Criticar sua atuaçãó é ridículo. O Contratante fez errado e foi multado. Se discondam disso, exija a mudança das leis. Da mesma forma que exigir a aplicação das leis sobre as grandes concessionárias e provedores é de direito do cidadão. A ANATEL nunca faz nada, quando faz é criticada… bem de brasileiro mesmo.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:44
    Enviado por: Gustavo Keyframmer

    Muito engracado,
    A Oi Telemar em cidades onde eh a unica a operar cobra o preco que quer pelo servico e ainda mais faz denuncia de usuarios que revende seus serviços CAROS.

    Olha, é o minimo que a Oi deveeria fazer já que se nega a praticar preço unico a todo Brasil seria permitir com excessão no contrato usuários de pequenas cidades que não possuem ESCOLHA para outra operadora compartilharem de qualquer forma a internet por eles adquirida.
    POOO ANATEL, bola fora hein !!!!!

    Tem maisssss !!!!

    O preços em cidades onde a Oi Telemar é a única prestadora de telecomunicação não são abusivos são vergonhosos de CARO. UM ABSURDO num pais onde a empresa em grande Centro diz que é a FAVOR da liberdade, mas para os pequenos ela suga até o fim !!!

    Cade as ONGs que não se pronunciam sobre o Assunto !!!
    PO, nao existe desculpa de cobrar altos custos dos pequenos e nos grandes centros oferecer quase que de graça um plano de 8Mbps !!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:50
    Enviado por: Gustavo Keyframmer

    é pq não tem nenhum ministro ou deputado que mora em cidade pequena ou em pequenas cidades que só possuem uma operadora, senão isso mudava rapidinho !!!!

    A Oi e a Telefonica da Espanha, abusam do consumidor pacas, e tem a cara de pau de dizer que existem regras que permitem que elas façam tal abusivos preços…

    POOOO nem precisava regra, era só ter bom senso…
    Imaginem, se o CD fosse carro (mesmo assim não justifica é claro) a pirataria ia dobrar ou triplicar… agora esse papo abusivo que pra manter o serviço e os custos é necessário preços mais altos. MENTIRA!!! MENTIRA!!!!!!

    Pooo sacanagem Brasileiros !!!! Tá na hora nos juntarmos aos Egipcios

    ab a todos
    Gustavo

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:53
    Enviado por: Vortex52

    realmente o Brasil esta para tras na area de internet….na Europa usa-se wi-fi em todo canto….

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 10:58
    Enviado por: Carlos Alves

    Que vergonha..as prestadora de serviços de comunicaçâo cheias de irregularidades e oferecendo serviços de qualidade muito ruim e ninguém faz nada.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:00
    Enviado por: Leonardo

    Em uma conexão Wi-Fi o alcance é dependente da força com que o sinal é consebido no servidor (Access Point) e da força que o sinal do cliente (Placa Wi-Fi) tem. Já consegui alcance superior a 500m sem alterar em nada o Access Point (Anteninha de 2db). Assim sendo, como alguém pode ser acusado de enviar o sinal para além das fronteiras do seu estabelecimento sendo que qualquer access point consegue um alcance tremendo alterando unicamente do cliente que faz a conexão?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:04
    Enviado por: WiFi Man

    Anatel descobriu?!?!?!

    O vizinho entregou!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:10
    Enviado por: João da Silva

    ENQUANTO ISSO O SILVIO SANTOS EMBOLSOU 3,5 BILHÕES DO BANCO PANAMERICANO, E AINDA SAI RINDO DA CARA DO POVO BRASILEIRO. CADEIA???MULTA???? É COISA PRÁ POBRE.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:13
    Enviado por: Rayan

    ANATEL = NADA
    Essa Anatel não serve pra merda nenhuma…
    Autarquiazinha inútil…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:15
    Enviado por: Rayan

    Compartilhem sua Wi-fi…
    A minha internet é liberada no prédio..
    Ninguém tem autorização pra usá-la, mas não tem senha.
    Quem vai me obrigar a por senha????

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:17
    Enviado por: Willyan

    ***********************************************************************************
    ONDE ESTA O MINISTÉRIO PÚBLICO NESTAS HORAS PARA APLICAR UMA MULTA NA ANATEL?????
    COBRAR EXPLICAÇÕES???? EXIGIR TRANSPARÊNCIA????
    ***********************************************************************************

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:29
    Enviado por: David

    Palhaçada esse tipo de situação, Ao inves deles fiscalizarem as operadoras, que realmente fazem o que querem, eles o quer perdem o tempo, sem saber ao certo o porque ele estava fornecendo sinal de rede para os amigos.
    Porque não ficam encima das operadoras que fazem o que querem???
    Hum, porque assim gira dinheiro mais fácil pra todos, hum…..
    A falta de fiscalização torna essa siutação lastimavel.

    só lamento!
    deveriam se preocupar mais com as coisas realmente erradas, que estão por ae ainda soltas

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:32
    Enviado por: Marcos Aurélio de Souza Santos

    Um órgão criado pela repressão e que até hoje se matém fiel ao seu objeto inicial: “coibir a liberdade”. Um órgão que não consegue identificar os batimentos das rádios no prospecto radiofônico! Que se mobiliza pelos Estados quando empresas,como a ABERT, lhes confere combustível, e “Deus” sabe o que mais!
    E a esquerda que tinha a promessa de entender das necessidades e anseios do seu povo, distribui farinha de mandioca no nordeste.
    Sarnei’s, Magalhães, Calheiros, Supremos, Brasil, mostra a sua cara quero ver quem paga pra gente viver assim. Brasil qual o nome do seu… confia… em mim!

    denunciar abuso
    • 16/06/2011 - 08:03
      Enviado por: orangotango

      só para retificar : não é prospecto – é espectro radiofônico… Mas, valeu. A observaçaõ é boa

  • 01/02/2011 - 11:36
    Enviado por: Henrique Fontenele

    Cadê a multa de R$ 300.000.000,00 contra a OI e a TIM ???????

    Quem pagou ???? Quem pagou ???? Quem pagou ????

    Você pagou ??? Não. Nem elas também….

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:38
    Enviado por: ALISSON

    A ANATEL DEVERIA PREOCUPAR-SE EM VERIFICAR AS CONDIÇOES DOS ACESSOS A INTERNET QUE AS OPERADORAS DISPONIBILISA….
    ESTOU A MAIS DE 3 MESES SOLICITANDO UM SPEEDY PARA MIM FIZ DIVERSAS RECLAMAÇÕES ATÉ NA ANATEL MAS SEMPRE TENHO A MESMA RESPOSTA… NÃO A DISPONIBILIDADE EM SUA LINHA…. ASSIM FICAMOS COM CONEXÃO DISCADA OU USAMOS NO TRABALHO CORRENDO O RISCO DE SER DEMITIDO… PARABENS ANATEL

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:40
    Enviado por: wanderley c azevedo

    Gozado!!! fiquei uma semana inteira sem sinal do Speedy, reclamei um monte de vezes e nada foi feito despois de reclamar a ANATEL parece que resolveram verificar a causa do problema, coisa simples que poderiam serem vistas de imediato, mas demorou isso tudo. Porque não se punem essas palhaçadas??? a ANATEL deveria preocupar-se com os consumidores, quanto as operadoras e consecionárias ja possuem um quadro enorme de advogados para se defenderem, né mesmo???

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:42
    Enviado por: Bassrafa

    Caramba, mancada da Anatel mesmo se o cara estivesse comercializando a rede wifi dele,a anatel deveria dar um prazo,para ele se regularizar,muita coisa acontece no Brasil,# agora o pobre coitado vai ter que pagar a multa de 3 barões.Que pais é esse.

    denunciar abuso
    • 02/02/2011 - 11:58
      Enviado por: Georges

      Concordo que seria mais civilizado se a Anatel notificasse e desse um prazo para regularizar ou desligar. A apreensão do equipamento é arbitrário, pois se trata de um equipamento vendido sem lojas sem nenhum tipo de restrição.

  • 01/02/2011 - 11:43
    Enviado por: Andrea

    Nooossa! Como comentar um ridículo desses!! Só mesmo numa terra de máfia governamental formada por uma corja de ladrões que não tem nenhuma vergonha ou decência!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 11:52
    Enviado por: Claudio Goldman

    Putz ! A Anatel não tem mais nada prá fazer ?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:00
    Enviado por: Felipe

    Até a hora que o povo perder a paciência. Não adianta chorar!!!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:02
    Enviado por: Vitão-RJ

    Simplesmente ridículo!! Isso deve ter sido alguma denúncia, não tem como detectar isso do nada!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:03
    Enviado por: Pablo Senses

    Eu não coloco senha em meu roteador wi-fi.
    Por isso vou ser multado?
    Onde está escrito isso no contrato da operadora?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:05
    Enviado por: Clenio

    Jamais se esquecam: Anatel (e a legislacao que veio com ela) foi invencao do FHC.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:18
    Enviado por: luiz carlos gimenez

    Oi gostaria que a Ana mandasse o tal fiscal na minha casa para ver se a N E T entrega o que prometeu em contrato 5 mb.

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 13:21
      Enviado por: Célio Murilo

      E pensar que na China, conexão baixinha tem 50mb !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 01/02/2011 - 12:24
    Enviado por: Alexandre

    É um absurdo uma empresa cobrar valores tão altos com qualidade bem baixa e quando você faz a assinatura não existe uma linha no contrato proibindo compartilhamento entre vizinhos.
    Vamos aguardar uma internet com qualidade e gratuita, existem projetos e promessas……..

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:31
    Enviado por: Adriano

    Em cidades mais distantes, os serviços de internet são escassos, por isso em muitos casos, vizinhos que não possuem conexão internet fornecida pela operadora acabam se cotizando com quem possui para poder navegar pela web. A Anatel tem é que forçar as empresas de telecom a expandir suas redes, enquanto elas brigam em áreas de grande densidade populacional, elas simplesmente ignoram as cidades pequenas. Sofri isso na pele quando deixei a cidade de São Paulo para morar no litoral. A Telefonica não tem a menor disposição para oferecer serviços ADSL, nem operadoras de TV como a Net também oferece o serviço de internet. A internet via 3G das operadoras de celular são uma brincadeira. Felizmente estou bem atendido por uma operadora de rádio local.
    A ANATEL é uma piada, quando precisei deles só me ajudaram fornecendo números de protocolo enquanto a Telefonica fazia o que queria comigo. Que tal a ANATEL multar as grandes operadoras em R$ 3 mil por assinante lesado ? Não dá para fazer isso ? Claro que não, e quem está bem informado sabe bem o por que..

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:32
    Enviado por: Humberto

    Infelizmente em nosso pais é preciso ter orgãos para fiscalizar e dizer ao cidadão o que ele pode fazer e o que nao pode. O que é preciso é mudar a mentalidade e fazer o que é certo, a epoca Gerson (levar vantagem em tudo) ja passou. Alguem se habilita a dizer se é certo contratar o serviço de TV por assinatura e compartilhar com o visinho para “rachar” os custos ? Esse é o Brasil que precisamos mudar com essas pequenas coisas mas que mostram as tendencia perniciosas do Povo Brasileiro.

    denunciar abuso
    • 02/02/2011 - 12:22
      Enviado por: Daniel

      Eu compartilho a minha conexão com uma vizinha (com “z”)que sequer tem linha telefonica em casa. Não cobro nada por isso. Me pergunto: Será que todos no Brasil tem condições de pagar uma verdadeira fortuna (como aparentemente você deve ter) por serviços de internet banda larga? Na realidade uma grande parte da população não tem nem os serviços considerados “essenciais” como água e esgoto. Companheiro, seu comentário é válido, afinal estamos numa democracia, porém vale ressaltar que nem todos vivem nas mesmas condições que você e nem por isso deixam de ser cidadãos e ter direito a alguma comodidade. Em relação à “Era Gerson”, estamos numa sociedade capitalista e esse é o seu fundamento: quem mais tem mais pode! É muito fácil criticar para quem nunca esteve do outro lado das estatisticas!

  • 01/02/2011 - 12:35
    Enviado por: Daniel

    É… esse é o retrato do Brasil. Aproveitantdo a revolta, os serviços de banda larga no Brasil é ridículo. Lá fora eles já tem conexão acima do 3G, chama Wi-Max. Em minha casa eu uso 100% da banda agora, pois o próprio windows limita o sinal em 10% somente.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:44
    Enviado por: cezar

    TELEFONE EM PRESIDIO PODE

    LADROES DE BRASILIA. TEMOS QUE FAZER COMO NO EGITOP E DAR UM BASTA AOS LADROES DE BRASILIA

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:45
    Enviado por: cezar

    VAMOS APROVEITAR E EXERCITAR A DEMOCRACIA, PELA DESCENCIA. REPETIR O EGITO E VARRER OS LADROES DO PAIS

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:52
    Enviado por: Bruno

    Alguém precisa de mais alguma prova de que a Anatel existe somente para proteger os interesses corporativos e as empresas de telefonia?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 12:57
    Enviado por: Paula

    Há! O funcionáriozinho mequetrefe que pede 100 conto p ativar banda larga na sua linha e mais 200 pra aumentar a velocidade ninguém pega… Mas usuário q distribui conexão própria pros vizinhos eles estão de olho!!

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 13:17
      Enviado por: Célio Murilo

      Sem contar que ele (usuário) só está botando em pratica o projeto do governo federal de “inclusão digital”

  • 01/02/2011 - 13:05
    Enviado por: Marcelo Danton

    NOTICIA PAGA PELAS OPERADORAS….BOTAR MEDO..SEMPRE OBTÉM 10% DE NOVAS ADESÕES PELO PAVOR QUE PROVOCA ESSES TIPOS DE NOTICIAS…
    BRASIL É UMA PORCARIA E BANDA LARGA,….CARA E MENTIROSA..
    POR QUE BRASILEIROS SEMPRE CORREM ATRAS DA ÉTICA E NUNCA ALCANÇAM???!!
    POR QUE MEU DEUS???

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 13:11
    Enviado por: Luiz Fernando

    E se eu não colocar senha na minha rede wireless, um vizinho pode pegar o sinal. Serei autuado por isso?
    Pra resolver este problema, basta ninguém mais colocar senha em seus hotspots.
    Quero ver o que a anatel vai fazer.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 13:12
    Enviado por: Carlos Rodrigues

    Mas Não assim que o governo brasileiro trabalha?
    Afinal nas cadeias e presidio do pais inteiro não só tem pobre?
    Nos pagamos por ex: 10 megas recebemos 2 e fica por isso mesmo.
    A corrupção, descaso, incompetencia, trafico de infliuencia sabe lá deus mais o que
    é marca registrada de nossos governos e orgãos publicos.
    Não são eles que nos servem mas sim nós que estamos aqui pra servilos.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 13:14
    Enviado por: Célio Murilo

    Interessante, eles não fiscalizam a velocidade que as operadoras nos vendem e que nem sempre chega pra nós. Também deveriam dar uma olhada nos preços que são praticados aqui no Brasil, um verdadeiro assalto por um serviço de péssima qualidade.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 13:18
    Enviado por: Maria

    Parabéns para a ANATEL que pegou mais um LADRÁO que rouba o sinal de internet com equipamentos que não são de uso doméstico para se dar bem cobrando dos menos favorecidos para piratear um serviço que ele não era autorizado a prestar.

    denunciar abuso
    • 01/02/2011 - 22:19
      Enviado por: Eder

      Maria eu tenho Wi-Fi compartilhada, não é por pirataria de serviço e sim necessidade.
      coloca internet discada na sua casa para sentir na idade da pedra. No bairro que eu moro é bairro modelo da entrada de uma cidade Turística a 30 km do centro da capital Paulista e na avenida principal tem internet banda larga. Para trazer internet banda larga para bairro os funcionários da telefônica cobra em media R$1,500,00 reais no esquema e eles quem multa?
      Desculpa ae Maria sua internet é banda larga, troca pela discada

  • 01/02/2011 - 13:37
    Enviado por: finha

    complete a letra que falta e sentirá o fedor no ar!

    ANA_TEL

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 13:59
    Enviado por: Olivio

    Anteciparam o calendário – É primeiro de Abril –
    Só pode ser.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 14:06
    Enviado por: Rodrigo

    Até hoje, sempre que recebia um visitante em casa, eu permitia acesso à minha rede, seja pelo notebook ou celular. Agora vou ter que dizer: – Não posso, a ANATEL tá de olho!!!

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 14:12
    Enviado por: marcio

    A ANATEL foi criada para fiscalizar as operadoras e incentivá-las a fornecer um serviço de melhor qualidade.
    A coisa virou. No Brasil é mesmo assim que funciona. Uma empresa reguladora trabalhando para pa ra a operadora como fiscal.
    Por isso que no Brasil os prédios de 34 andares caem. Empresas reguladoras não fiscalizam construtoras que usam areia salobra e conchinhas como agregado do concreto.
    Não se ouve o CREA criticar construtoras. O CREA castiga apenas os engenheiros. Órgão de classe que não critica a política de habitação existente há 40 anos. Que vê gente construir ilegalmente e ser soterrada.
    ANATEL que deixa os preços no espaço e serviços horrorosos. Em brasília não se consegue linha telefônica a 30 km do plano, quanto mais serviços de internet. E quando consegue, não prestam, não entregam o serviço. São estelionatários encobertos pela ANATEL

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 14:15
    Enviado por: Denise

    Se a eficiência da ANATEL em punir essa pessoa se aplicasse à fiscalização das empresas de telefonia desse país, e as punisse com rigor… Ah, esqueci, estamos no Brasil…

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 14:37
    Enviado por: ..::IAQUE::..

    “É contra a lei que o raio de uma conexão wireless ultrapasse o estabelecimento que contratou o serviço.” esse frase é uma piada… em SP em quase todos os lugares uma rede wireless pode ser achada sem nenhum problema…. não posso usar minha rede wirelees se estou no meu vizinho!?! piada total…
    #paz
    sds

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 18:13
    Enviado por: Raja

    Os Sr. Feudais das telecomunicações possuem aliados fortes: MP (Ministério Público), ANATEL e todos os sujos e encardidos políticos. A ganância é tão grande que enquanto que muitas cidades do mundo estão liberando o uso da intenet, aqui nas terras tupiniquins recebemos apenas 10% do sinal que pagamos. Ex: 1 MB de velocidade significa downloads de 100 KB. A ANATEL deveria estar preocupada em aumentar a quantidade de operadoras e/ou provedores para que o mercado fosse mais competitivos ao invés de se preocupar se o consumidor final está compartilhando ou não sua internet. Um bom exemplo de empresários honestos e que querem otimizar os custos de suas empresas: No centro da cidade de São Paulo empresas em comum acordo estão liberando acesso à internet para que seus funcionários possam acessar a internet enquanto estão nas proximidades da empresa, facilitando os negócios. Temos conhecimentos que muitos condomínios de casas residenciais estão utilizando-se da mesma estratégia. Conclusão: estamos muito atrasados e a falta de educação parece que deixou o povo anestesiado.

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 22:12
    Enviado por: Eder

    Tenho Internet compartilhada rede Wi-Fi, alias somos mais ou menos 15 usuários onde o sinal do speedy chega do outro lado da rua. Eis minha pergunta em um bairro perto do centro de Embu das Artes 250 mil habitantes a 30 km da capital paulista não ter sinal de internet banda larga a Anatel multa a telefônica? alguém multa a Anatel? quem resolve esse problema?

    denunciar abuso
  • 01/02/2011 - 22:25
    Enviado por: adessio

    A ANATEL desconhece o significado de MiFi…

    denunciar abuso
  • 02/02/2011 - 02:52
    Enviado por: Rodrigo Hashimoto

    Impressionante a precisão da Anatel nesta monitoração, porém há tantas coisas mais importatnes ou até mesmo críticas que poderiam dar mais atenção, mas enfim, nada é perfeito.

    Aliás, arrumem o título afinal o problema foi os IDs utilizados e não o WI-FI em si, não??
    “.. detectou o uso da internet por diferentes usuários em mais de uma residência ..”

    :-)

    denunciar abuso
  • 02/02/2011 - 10:48
    Enviado por: KARINE

    kkkkk, isso é uma piada? Ótima por sinal! Por que eles não cuidam das reclamações de usuários? Por que ainda somos obrigados a esperar tanto tempo para ser atendidos? Por que temos que aceitar a falta de respeito e os altos cutos das operadores? A ANATEL NÃO DEVERIA FISCALIZAR ISTO? É mais fácil fingir que estão trabalhando e autuar os pobre coitados. Me poupe Anatel! Vão procurar serviço de verdade. Vão regularizar a prestação de serviços e o péssimo atendimento fornecido por essas operadoras ridículas.

    denunciar abuso
  • 02/02/2011 - 11:14
    Enviado por: Leonardo Chaves

    É, multar é uma maravilha! eles são ágeis, num instante pegam tudo. Agora cadê melhorar a infra estrutura para melhor desempenho da Internet no Brasil? Para isso, eles não são ágeis!

    denunciar abuso
  • 02/02/2011 - 15:03
    Enviado por: Edson (Elf)

    Ridícula esta multa e mais ainda a lei que lhe dá suporte. Se um usuário paga o SEU link têm direito a usá-lo como bem desejan, inclusive de pagar e nem usar. Acho que a Anatel deveria é se preocupar em multar as operadoras de telefonia que tratam os usuários como verdadeiros idiotas.
    Anatel, ridículos.

    denunciar abuso
  • 02/02/2011 - 15:34
    Enviado por: Rogério

    Minha visão sobre o fato:

    “Boi de piranha”. Para quem não sabe o que significa a expressão, explico: ao cruzar um rio cheio de piranhas, os fazendeiros geralmente sacrificam um boi velho e doente para os peixes carnívoros, enquanto o resto da boiada passa longe em segurança.

    Para mim o Brasil vive disto. Sacrificando peões fracos e inofensivos enquanto o resto da boiada passa ao largo. Assim é com o tráfico de drogas, assim é com os escândalos da política, assim é com a Anatel. Para mim, o fato de terem aplicado multa e apreensão ao cidadão que compartilhava/revendia sua internet não passa de um boi de piranha, pois todo o brasileiro que conhece a palavra “Google” sabe muito bem que internet no Brasil é piada de mau gosto.

    Não sei exatamente quem são os culpados. Povo? Políticos? Não sei. Só sinto vergonha de ser brasileiro quando leio este tipo de notícia. É lamentável o desperdício de recursos no Brasil. Mais lamentável ainda é o estardalhaço que é feito com base nestes desperdícios. Ao meu ver o Brasil tornou-se, à tempo, um circo governamental, onde o picadeiro tornou-se o centro intocável do show.

    denunciar abuso
    • 06/02/2011 - 15:09
      Enviado por: Dalton Rios

      EM RESUMO……BOM COMENTÁRIO

    • 07/02/2011 - 12:59
      Enviado por: Luiz

      Comentário perfeito!

  • 13/02/2011 - 12:32
    Enviado por: José Fernando

    Se existisse uma obrigatoriedade de as empresas como a “telefonica” entregarem a todos os assinantes de serviço de voz outros serviços como banda larga, não existiria este tipo de problema. Mais ainda, estas empresas não respeitam aos seus clientes que dão tremendos lucros à lucros e nada retornam a estes clientes sem contar o atendimento que mais parece um favor que estão nos prestando.
    Quanto a ANATEL, tem lugares que funciona, tem outros que parece não existir mas, enfim estamos em um pais que mais parece um continente e ainda age como uma colônia. temos nossas riquezas e são transferidas para fora, produzimos e o melhor vai para fora, trabalhamos para enriquecer capitais estrangeiros, as “AGENCIAS REGULADORAS” dão a impressão que foram criadas para trabalhar para as empresas e não para fiscaliza-las não deixando que casos como este venham a acontecer.
    Assim, talvez um dia venhamos viver como em outros países onde telefone e serviços que dele dependam, possam ser entregues em nossa residência como é feito com a energia elétrica e a sagrada água!
    Talvez não tenha nada a ver mais, resisti muito antes de assistir ao filme “Tropa de Elite”. Fazendo uma reflexão fria e comparando com este problema…

    denunciar abuso
  • 16/02/2011 - 20:17
    Enviado por: andre mangabe

    HÁ UNS 10 DIAS MINHA INTERNET DE 20 MEGABIT/S ESTÁ FUNFIONANDO COM CERCA DE 170Kbps, cerca de 20 KB/s. Adianta eu ligar na m… da net? Acha que eles vão ser multados em três mil!?!?!?!? Não dá nem 10% do ocntratado. Imagine você no mercado, por favor, 1 kg de carne, e você recebe apenas 100g. Morreríamos de fome!!! Paisinho de corruptos, vou parar de falar que já tô com raiva.

    denunciar abuso
  • 18/03/2011 - 00:14
    Enviado por: mamaniaco

    paga nada os 3 vizinhos aew vai se dar de bem a a anatel errou invadir e confiscar sem mandado
    eles nao tem poder para invadir só com mandado judicial mas pelo que to vendo eles recebeo a denuncia e foi verificar e achou q é dono do poder os 3 vizinho acho q ouve falta de conhecimento ou algum cabra macho q se fosse comigo ia dar pal
    nu digo nada sol do sertao aki é diferente como papo deles nao so entra aki com mandado se fosse comigo ate a celpe aki se entra em casa no dia do conssumo eles so pode entra nessa data ate a fiscalizaçao da celpe vier eu falo quando vier venha no dia do conssumo q voces podem entra na minha residencia
    atendo quem eu quizer na minha casa e na hora q eu quizer !!! se eu nao me encontra ou ninguem como q eles ia fiscalizar ia arrombar minha porta é

    denunciar abuso
  • 12/04/2011 - 21:56
    Enviado por: Leandro Hilário Venâncio

    A Anatel não esta errada quem esta errado são os amigos que fizeram compartilhamento de um link contratado de uma operadora que possui a licensa SCM, sendo assim é crime sublocar o link como fazem geralmente pessoas que contratam ADSL, ou que compartilham conexão via WI-FI, sendo assim a Anatel não esta errada, se algo esta errado é a lei que rege estas questões de funcionamento no ambito radio frequencia ou cabeada.

    denunciar abuso
    • 02/05/2011 - 11:38
      Enviado por: Samuel

      O Erro está na ANATEL não multar as empresas de telefonia, internet a radio, etc. Que fazem o que querem com o consumidor final. Cobram por um serviço e vende outro de qualidade bastante inferior.

  • 17/04/2011 - 09:25
    Enviado por: helena laura de farias

    sobre a poderosa ANATEL so deixa a desjar tenho conhecidos que usam energia de graça ha muitos anos e eles não veem por favor me digam o nome desta banda larga de graça do governo do sp o ue ANatel deveria tirar a cobrança do speed que a gente paga um absurdo pois ja pagamos a assinatira mais os minutos não falados

    denunciar abuso
  • 16/05/2011 - 13:32
    Enviado por: Luciano

    Eu acho que se você paga pelo sinal de internet e mantem sua conta em dia ele e seu,você faz o que quizer com ele.Se e ilegal porque permite a venda dos aparelhos,a anatel já e um lixo ,porque ela não se preocupa com os peixes grandes ,por exemplo a oi ,o sinal aqui e pessimo,meu celular dentro de casa nem funciona.Se juntar tudo não da uma operadora que presta,eu sou a favor de vender o sinal sim,porque na hora que você liga e pede o sinal eles falam que no momento não tem disponibilidade.Exemplo: liguei para net em 2000 querendo um sinal,eles responderam que não atendiam o local ,já lá vai para 12 anos e a net não chegou aqui,se eles fizesem seu trabalho que e atender a população, mas não uns tem o serviço e outros não,se a presidente mudar para minha rua no mesmo dia já tem net,velox,gvt,e tudo um bando de baba ovo.tem que vender sim ,pois eles não atendem á todos.

    denunciar abuso
  • 04/08/2011 - 10:49
    Enviado por: Paulo Santos

    É muito triste eu ligo pra Anatel semanalmente para resolver o abuso que a Nextel vem cometendo comigo a operadora quer me cobrar multa de 350,00 para cancelar meu plano ou seja a Anatel se preocupa em defender as operadoras e não os clientes conceitos invertidos pergunto então pra que serve a ANATEL.

    denunciar abuso
  • 26/08/2011 - 21:01
    Enviado por: Rosangelo

    É triste saber que a classe média baixa é sempre descriminada ,porque se fosse um da classe alta isso que foi tido como comercialização ilegal não passaria de uma doença que se chamaria síndrome compulsiva de doação.

    denunciar abuso
  • 08/09/2011 - 00:02
    Enviado por: Yvon Vladir Yerik

    OLÁ anatel TENHO UM FATO A CONTAR SOU BLACK HAT A 19 ANOS DURANTE TODO ESSE TEMPO NUNCA ME MANIFESTEI OU APARECI MAS DESSA VEZ VOU FALAR UM POUCO ,A 2 ANOS ATRÁZ CONHECI UM PESSOA QUE TINHA TRABAHADO EM UMA EMPRESA POR ANOS DERREPENTE MANDARAM EMBORA E AASIM ENRROLARAM PARA PAGALO COMO FAZ MUITAS EMPRESAS NO BRASIL, ELE PASSOU FOME COM SUA ESPOSA E FILHA,QUANDO FINALMENTE O PAGARAM POR MEIOS DE JUSTIÇA O DINHEIRO QUE PEGOU SERIA PARA PAGAR SUAS DÍVIDAS ACUMULADAS MAS ELE PRECISAVA DE UMA SAIDA ENTÃO PEGOU O DINHEIRO COMPROU UM ROTEADOR 2.4GH E COMEÇOU SEU NEGOCIO DE INTERNET WIRELESS (PIRATA) COMO A anatel DIZ HOJE ELE É UNS DOS PROVEDORES MAIS FORTES DA MINHA REGIÃO DA EMPREGO A 400 PESSOAS 200 PESSOAS A MENOS ONDE ELE TRABALAVA, TEM LINKS DE VELOCIDADES MONSTRUOSOS SISTEMA EM CACHE PROXY E OUTRAS DEMANDAS 23MIL CLIENTES CONECTADOS A UMA TAXA MENSAL DE 50$ REAIS , O MELHOR DE TUDO NA HORA DO DESESPERO COM SUA FAMILIA PASSANDO FOME ELE NÃO PRECISOU TIRAR DE NENHUM PAI DE FAMILIA PARA GANHAR VANTAGEM E SIM PAIS DE FAMILIA QUE CHEGARAM A PASSAR O MESMO QUE ELE TRABALHAM COM ELE AGORA NÃO FORÇA DE VONTADE E USOU A INTELIGENCIA PARA O BEM DELE E DE TODOS ELE ESTA REGISTRADO NO SISTEMA DA ANATEL AGORA DEPOIS DE PAGAR OS 9 MIL DA LICENÇA VCS NEM PRECISARAM IR ATÉ ELE ,ELE FOI ATÉ VCS, ENTAÕ VCS PRECISAM ANALIZAR OS FATOS,EM QUE UMA PESSOA QUE ESTA MANIFESTANDO O USO DE SUA MASSA CEFÁLICA PARA O BEM PRÓPIO E DOS DEMAIS A SUA VOLTA , OU VCS PENSAM QUE É COMO IR NA PADARIA NA ESQUINA ,(POR FAVOR ME DA UM ROUTER DESSE 1MTS DE CABO COAXIAL E DUAS ANTENAS) NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA SE FOSSE ASSIM FACIL VC anatel TERIA MUITOS POBLEMAS NESSA ÁREA ,ISSO É PARA PESSOAS QUE GOSTA REALMENTE IMAGINA SE TODOS DIZER VOU SER MÉDICO, NÃO TERIAMOS LIXEIROS E ACABARIAMOS NO MEIO DO LIXO ,DEICHEM AS PESSOAS EXPLORAREM ESSE NOVO UNIVERSO DEICHEM VER SE REALMENTE CONSEGUE CONFIGURAR CRIPTOGRAFIAS SEGURAS EM SUAS REDES WIRELESS DEICHEM ELES SONHAREM COM 1000 CLIENTES PARA VEREM SE CONSEGUEM FORMAREM TUNEIS COM PPOE USANDO UMA SEGURANÇA EXTREMA MUITOS TENTÃO MAS POUCOS ALCANÇÃO ,MAS PARA ISSO TODOS ATÉ VCS MESMO anatel PRECISA DE DINHEIRO NÉ OU VCS VIVEM DE VENTO ,BOM EU ACHO QUE NÃO POR QUE EU SEI QUE AS GRANDES EMPRESAS SUSTENTA VCS MUITO BEM COM FATIAS MUITO GORDAS COM SABOR DE PROPINIANAS, BOM VOU DEICHAR SÓ UM RECADO A VCS ANATÉL A GENTE QUE USA CHAPÉU PRETO E OS QUE USAM OS BRANCOS TAMBEM TEMOS MUITOS INTERESSES FUTURAMENTE EM TODO O SEU SISTEMA VAI SER MUITO ÚTIL PARA NÓS E TODOS VÃO SABER QUE VCS AJUDARAM SÓ PAREM DE INIBIR A COMUNICAÇÃO A TODOS DEICHEM ESSES HOMENS COLOCAREM O PÃO NA MESA PARA FAMILIA E A INFORMAÇÃO NA CASA DO VISINHO AVENTUREIROS CONTINUEM SIM A ESPAÇO A TODOS PARA TRABALHAR SOBRE NOSSA CABEÇAS NÃO VEJO CERCAS DIZENDO PROPIEDADE PARTICULAR anatel , ana tel obrigado pelos pentabytes de corrupção em nossos hds rsrs.só deichem eles trabalharem que nada saira desse discos rigidos , a só um utimo detale não adianta rastrear essa mensagem porem ela saiu de um router mal configurado de dentro de um dos seus escritorios ou vcs achariam que eu iria dar esse furo com 19 anos de esperiência ,depois nós encontramos anatel. e continuem nós encheno de informações …

    denunciar abuso
  • 27/09/2011 - 16:56
    Enviado por: cotozulu

    nao vai mudar nada essa conversa. tentem fazer um abaixo assinado. duvido q vcs o façam.

    denunciar abuso
  • 18/10/2011 - 16:20
    Enviado por: tom

    Vou contratar um plano 3G, más já vou avisando que SÓ GARANTO 10% DO PAGAMENTO!!
    Sim, isso deveria ser LÍCITO.

    Palhaçada gente, isso acontece em todas as esferas.

    denunciar abuso

Deixe um comentário:

Blogs do Link